Cai administradora de Fernando de Noronha

Mais uma baixa na gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB): o Diário Oficial do Estado traz, hoje, a demissão da administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, uma das pessoas mais próximas a tucana, tendo trabalhando com ela em Caruaru, sendo sempre bastante elogiada pela gestora.

Segundo fontes do Blog na Ilha, entre os motivos para o afastamento de Thallyta está a sua ausência do arquipélago. Ela também não tinha um bom relacionamento com os conselheiros locais e não estava atendendo às demandas de Noronha, como a entrega da pista do aeroporto.

Veja outras postagens

Por Aurislene Olegário*

O avanço da inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas na forma como as informações são produzidas, compartilhadas e consumidas. No contexto eleitoral, essas transformações exigem atenção especial dos operadores do Direito, das instituições públicas e da sociedade, especialmente diante da crescente utilização de conteúdos sintéticos capazes de reproduzir imagens, vozes e vídeos com elevado grau de realismo.

Com o período eleitoral em curso, a observância das normas que disciplinam a propaganda eleitoral no ambiente digital torna-se ainda mais relevante. A utilização responsável da tecnologia constitui importante instrumento para a preservação da lisura do processo eleitoral, da igualdade de oportunidades entre os participantes e da livre formação da vontade do eleitor.

Sebrae - Fazer dar certo

Seria cômico se não fosse trágico ver o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), confirmar que sai candidato a deputado federal em alinhamento automático, leal e firme com a governadora Raquel Lyra (PSD), a mesma que prometeu a ele o que não podia entregar: uma postulação ao Senado pela federação União Progressista.

Trágico porque Miguel não será atendido pelo seu eleitorado fiel, que, diferente dele, não disfarça. O que se observa em Petrolina é um eleitor que sempre votou em Miguel profundamente desapontado com a governadora. Depois do ex-prefeito ser rifado para o Senado, o eleitor petrolinense só se refere a governadora como traidora.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

A partir de hoje, em Araripina, a charmosa capital Araripe, a rádio ‘Ativa 87,9 FM’ passa a integrar a Rede Nordeste de Rádio, transmitindo com exclusividade no município o Frente a Frente, programa que ancoro para 52 emissoras na região nordestina, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

A Ativa está sob a gestão de um novo grupo, à frente Elias Batista, da TV Ativa. Se você é proprietário de emissora de rádio no Nordeste e deseja participar da Rede Nordeste de Rádio é só enviar uma mensagem neste número: (81) 9.8222-4888.

Caruaru - Transparência 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Até o último momento, o candidato do PT ao Governo do Distrito Federal tentou conseguir unir os partidos de esquerda, a exemplo do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz nacionalmente. Chegou a adiar por um dia sua convenção com esse intuito. Não conseguiu. O PSB, com Ricardo Capelli, disputará com ele os votos do segmento.

Esse, porém, não parece ser o único problema de Grass, que na pesquisa Correio/Opinião Inteligência, divulgada na quarta-feira (5), aparece em terceiro na disputa, com 9,8%, 14,2 pontos atrás de José Roberto Arruda (PSD), que tem 24%. Se hoje o avanço político de um candidato depende de seu desempenho nas redes sociais, esse é também um problema para ele, segundo aponta o Índice Brasil de Impacto Digital (iBR), realizado pelo DSC Lab. Dos candidatos pesquisados, Grass é quem tem o pior desempenho.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O senador Rogerio Marinho (PL-RN), coordenador-geral da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência, protocolou, ontem, uma petição ao ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça. O documento pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-chefe de gabinete da Presidência Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, além da expedição de um mandado de busca e apreensão. Marinho também solicita a apuração de um suposto vazamento de informações da Polícia Federal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A petição tem 7 páginas, é sigilosa e foi assinada pela advogada Maria Claudia Bucchianeri, coordenadora jurídica da campanha de Flávio Bolsonaro. O caso envolve pagamentos feitos pela empresária Roberta Luchsinger, amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente. Roberta, que trabalhava com o empresário Antonio Camilo, o Careca do INSS, teria arcado com despesas pessoais de Marcola. As informações são do portal Poder360.

O ex-chefe de gabinete permaneceu no cargo durante todo o atual governo e deixou o posto em 21 de julho de 2026. O Palácio do Planalto informou que a saída tinha como objetivo reforçar a campanha pela reeleição de Lula. Fontes ouvidas pela CNN, porém, afirmaram que o real motivo teria sido a descoberta dos pagamentos. Em nota, Marcola disse ter recebido R$ 249 mil de Roberta Luchsinger, mas afirmou que o valor foi quitado e que não há irregularidade.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Preocupada com o avanço de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os evangélicos, a campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL), também candidato à Presidência da República, decidiu produzir vídeos específicos para diferentes segmentos do eleitorado evangélico.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (5) aponta que Flavio tem 35% das intenções de voto entre evangélicos. Lula tem 28%. A margem de erro para este recorte é de 4 pontos percentuais. Ou seja, ambos estão tecnicamente empatados. No levantamento de julho, Flavio tinha 39% e Lula 26%. Não havia empate técnico.

Palmares - 147 anos

A Lei Maria da Penha completa 20 anos, hoje, consolidando-se como um dos principais instrumentos de combate à violência contra a mulher no Brasil. Apesar dos avanços legais, os índices de violência seguem preocupantes e reforçam a necessidade de fortalecer toda a rede de proteção às vítimas, incluindo a atuação da Perícia Criminal e da Medicina Legal.

Para a presidente da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (APOC-PE), Camila Reis, o enfrentamento à violência contra a mulher exige uma atuação integrada e investimentos em prevenção. “A violência doméstica costuma começar com agressões morais, psicológicas e físicas, podendo evoluir para violência patrimonial e, em sua forma mais extrema, para o feminicídio. Embora a Lei Maria da Penha represente um marco fundamental, esse é um problema multidisciplinar e nenhuma medida isolada será suficiente para enfrentá-lo”, disse.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Corri meus 8 km diários, hoje, no Parque Municipal Euclides Dourado, em Garanhuns. Criado na década de 1920, durante a gestão do prefeito Euclides da Costa Dourado, que governou o município entre 1924 e 1930, o parque passa por uma bela reforma na gestão do prefeito Sivaldo Albino (PSB).

Vai receber em breve novos equipamentos de lazer e de atividades físicas, mas a pista de cooper, que tinha menos de 1 km, já foi ampliada. Adoro este parque. Correr na sombra e o cheiro de eucaliptos não tem preço.

Quando construído, já era um horto de eucaliptos. Depois o espaço foi transformado em parque público municipal, graças ao visionário prefeito Euclides da Costa Dourado, que marcou a época como um dos grandes responsáveis por melhorias urbanas na cidade.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O senador Jaques Wagner (PT-BA) não será ouvido pela Polícia Federal (PF), hoje, no âmbito das investigações da Operação Compliance Zero, que investiga o caso Master. O depoimento foi desmarcado, segundo investigadores.

Esta é a segunda oitiva cancelada nesta semana no inquérito que investiga as relações entre Wagner e Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro – dono do Banco Master. O próprio Augusto Lima também teve um depoimento desmarcado no início da semana. As informações são do portal G1.

Em 21 de julho, a Polícia Federal intimou Wagner a prestar depoimento no âmbito das investigações da Compliance Zero. A operação investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o banco de Vorcaro, liquidado pelo Banco Central em novembro do ano passado. O depoimento havia sido marcado para esta sexta-feira.

O beijo da morte

A governadora Raquel Lyra (PSD) passou a semana promovendo uma verdadeira engenharia política para reorganizar o campo da centro-direita e dos conservadores em Pernambuco. No movimento, acabou empurrando Túlio Gadelha (PSD) para ser percebido por parte do eleitorado como um neodireitista, agregou Eduardo da Fonte (PP) ao mesmo campo e consolidou Mendonça Filho (PL) como a principal referência do eleitorado de extrema direita e bolsonarista na disputa pelo Senado.

O resultado dessa articulação produziu, ao mesmo tempo, um efeito devastador sobre Miguel Coelho (UB). Depois de alimentar a expectativa de integrar a chapa majoritária, o ex-prefeito de Petrolina assistiu à construção de um cenário que muitos já classificam como a maior humilhação política imposta à família Coelho desde que o grupo se tornou protagonista da política pernambucana.

O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira (6) uma lei que amplia a punição para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes cometidos no ambiente digital, inclusive com uso de inteligência artificial.

O projeto é de autoria do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e foi aprovado pelo Senado em 7 de julho. Desde o mês passado aguardava a sanção do presidente da república. As informações são do g1.

Por Bela Megale – O GLOBO

Lula está acompanhando os desdobramentos da crise instalada entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e a Polícia Federal por causa das investigações dos desvios no INSS. No foco do imbróglio estão os inquéritos que miram Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente.

Entre as queixas de Lula está a omissão do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, na crise. O presidente disse a aliados que a atuação do ministro da Justiça estava apagada e cobrou que ele colocasse um freio de arrumação no problema. Lula deixou claro que não há ganho algum para o governo no embate entre a PF e seu chefe, Andrei Rodrigues, e um integrante do Supremo num caso envolvendo seu filho.