Prefeito eleito de Goiana não toma posse hoje

Eduardo Honório (União Brasil) foi o candidato a prefeito mais votado de Goiana nas Eleições 2024. No entanto, ele não tomará posse hoje, porque disputou o pleito com a candidatura sub judice, mas a chapa foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O candidato eleito teve 41.605 votos, ou 78,16% dos votos válidos. A candidata a vice foi Licia Maciel (PT). O registro da chapa foi negado pelo TRE-PE sob a justificativa de que Honório assumiu a gestão municipal entre os anos de 2016 e 2020, quando era vice de Osvaldo Rabelo Filho, que morreu em 2021.

Para o Tribunal, este seria o terceiro mandato consecutivo do político no cargo, prática vedada pelo artigo 14 da Constituição Federal. Segundo o TRE-PE, nesse cenário, o presidente da Câmara Municipal assumirá interinamente o comando da prefeitura até que haja a realização de eleição suplementar.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas