O ministro Paulo Pimenta (Secom) disse nesta terça-feira (10) que o governo não vê necessidade neste momento de um afastamento oficial de Lula (PT) da Presidência da República após cirurgia de emergência.
De acordo com Pimenta, o quadro do presidente é “totalmente estável” e ele está consciente e tranquilo. Disse, porém, ser necessário aguardar de 24 a 48 horas para a equipe médica informar sobre a evolução da recuperação do presidente.
As declarações foram feitas em entrevista à rádio Gaúcha, nesta manhã, após ele fazer uma live no seu Instagram para tratar do tema. Pimenta, que está com o cargo sob risco depois de receber crítica pública de Lula, é o único que está falado em nome do governo sobre isso até o momento.
Questionado se há sinalização dos médicos da necessidade de afastamento por tempo maior para se recuperar, o ministro disse que ainda não há essa informação.
Depois, arrematou: “Num primeiro momento, nós estamos trabalhando, inclusive, que não vai haver necessidade do afastamento formal do presidente. As agendas de hoje estão mantidas, vão ser realizadas pelo vice-presidente”.
Geraldo Alckmin estava em São Paulo e voltou a Brasília às pressas nesta manhã para representar Lula na visita oficial do primeiro-ministro da Iugoslávia, Robert Fico.
As demais agendas do presidente, contudo, foram canceladas. Havia previsão de reunião com o subchefe de Assuntos Jurídicos (SAJ), Marcos Rogério de Souza, e com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), e Nísia Trindade (Saúde).
“O estado de saúde do presidente é totalmente estável, o presidente está consciente, está tranquilo. Foi uma precaução, digamos assim, necessária por conta desse acompanhamento que tem sido feito de forma regular desde o momento que o presidente teve essa contusão aí na cabeça, uma batida na cavidade do presidente”, disse ainda Pimenta à rádio.
O ministro afirmou que, até o momento, como Lula está se recuperando na UTI, não teve contato com ninguém da assessoria nem ministros. E deve ficar assim pelas próximas 48 horas, enquanto estiver no local.
“Não há nenhuma necessidade, não vai haver de nossa parte nenhuma urgência para poder fazer um contato que, nesse primeiro momento, toda orientação, uma orientação de preservar, de repouso absoluto, né? Então, não tem nenhuma necessidade de contato com o presidente nesse momento”, completou.
O ministro disse ainda que se articulará com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), ao longo desta terça, para ver qual deles poderá ir para São Paulo acompanhar mais de perto o desenrolar do quadro de saúde de Lula. Até o momento, estão todos em Brasília.
Lula foi para São Paulo, na noite de segunda-feira (9), acompanhado apenas dos médicos, seguranças e da primeira-dama, Janja.
O presidente estava com uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente domiciliar que sofreu em outubro, quando teve uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada e precisou levar pontos.
Desta vez, o petista foi submetido a uma bem-sucedida craniotomia para drenagem de hematoma, segundo boletim médico divulgado pela instituição, e agora está sob observação em um leito de UTI.
O presidente começou a passar mal à tarde, quando se queixou de dor de cabeça e sonolência para ministros com quem despachou.
Seu último compromisso foi uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula faria exames apenas na manhã de terça (10), mas as dores anteciparam a ida ao hospital.
Quando houve a batida na cabeça, Lula despachou do Palácio da Alvorada, mas tampouco se licenciou do cargo. Mesmo quando, no ano passado, ele operou o quadril e as pálpebras, o chefe do Executivo se manteve no comando, sem transmissão do cargo, por não ver necessidade.
Uma aeronave caiu na manhã deste domingo (22) em Gramado, Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil estão no local. Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região.
Segundo a Brigada, o avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem, por volta das 9h15, em Gramado. A aeronave seguia para Jundiaí, em São Paulo.
No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.
Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Não havia ninguém na loja de móveis no momento da queda.
Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Ao todo, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado a fumaça do incêndio
As informações preliminares são de que 10 pessoas estavam no avião no momento da queda. Em nota, o governador do Rio Grande do Sul informou que não há sobreviventes.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou os dados da aeronave, que está em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, administrador de empresas, filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Ainda não há informação, no entanto, da identidade das vítimas do acidente.
Vinte e três anos de Bal Masquê e mais dezoito no Baile Municipal do Recife, organizando com maestria as duas principais e tradicionais prévias do Carnaval de salão do Recife, não é pra qualquer um. São muitos anos de serviços prestados.
Essa sempre foi a missão da socióloga Joseli Lacerda, que em 2025 estará exilada do mais antigo baile de máscaras do Carnaval brasileiro, iniciado em 1885, justamente no ano que completará 75 anos promovido pelo Clube Internacional do Recife.
A notícia publicada em primeira mão na coluna de Roberta Jungmann, na Folha de Pernambuco, pegou a todos de surpresa. Até porque o Bal Masquê sempre teve o DNA de Joseli no tocante à seleção criteriosa das melhores máscaras para participar no dia do baile, indicação de parte dos jurados, dos convidados e até da preparação dos camarins dos artistas que se apresentam na festa.
A decisão de deixar o Bal Masquê foi pessoal, pois ela acha que cumpriu a missão. Perfeccionista com tudo que faz, Jô, como é carinhosamente tratada pelos amigos, atuou no Bal Masquê de 2001 a 2024, e no Baile Municipal do Recife, de 1982 a 2001. Vem de uma época em que esses bailes eram disputadíssimos e serviam de vitrines para políticos selar parcerias, ter mídia espontânea em todos os veículos de comunicação e se aproximar mais da classe empresarial e dos espaços de poder.
Se fosse contar tudo que viu e ouviu nos bastidores dessas prévias, Joseli Lacerda poderia até escrever um livro. Uma coisa é certa: o Bal Masquê pode ser dividido em duas etapas: antes e depois de Joseli Lacerda.
O ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), sofreu um acidente de carro neste sábado (21). O veículo onde ele estava saiu da pista, caiu de uma ponte e capotou na BR-060, perto de Rio Verde, no Goiás.
Segundo informações do G1, haviam três pessoas no carro. O Hospital Municipal Universitário, onde o ministro está sendo atendido, informou que ele está “consciente, orientado, verbalizando, e com sinais vitais estáveis”.
As outras duas ocupantes do carro estão estáveis. Uma delas, de 52 anos, foi encontrada fora do veículo, com dores no abdômen e no tórax. A outra, de 48, estava dentro do carro, mas relatou dores no ombro esquerdo e precisou ser imobilizada antes de ser levada ao hospital.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicou ao G1 que o veículo caiu sobre o Rio Bom Sucesso. O ministro, que conduzia o veículo, perdeu o controle da direção. O grupo retornava de Campo Grande para Brasília. As causas do acidente estão sendo investigadas.
“A obrigação moral é de resistir”: esta é a mensagem fixada no perfil do X, antigo Twitter, de Pedro Urruchurtu, coordenador internacional da campanha de Maria Corina Machado e Edmundo González para as eleições presidenciais da Venezuela de 28 de julho.
Ele e outros opositores estão refugiados desde 20 de março na Embaixada da Argentina em Caracas, atualmente sob custódia do Brasil, após serem acusados pelo governo de Nicolás Maduro de conspiração e traição à pátria.
Entre os asilados estão Pedro Urruchurtu, coordenador internacional da campanha de María Corina Machado; Magalli Meda, diretora de campanha; Omar González; Claudia Macero; e Humberto Villalobos, todos colaboradores do partido Vente Venezuela.
Recentemente, Fernando Martínez Mottola, ex-ministro dos Transportes e Comunicações, deixou a embaixada. O Ministério Público venezuelano afirma que ele se entregou voluntariamente e decidiu colaborar com a justiça, enquanto a oposição alega que ele foi detido após uma invasão armada à embaixada.
Os refugiados denunciam que, desde 23 de novembro, enfrentam um cerco das forças de segurança venezuelanas, com cortes no fornecimento de eletricidade e água, além de restrições para a entrega de suprimentos básicos.
A Argentina, juntamente com outros países e organizações internacionais, tem pressionado o governo venezuelano a conceder salvo-condutos que permitam a saída segura dos opositores asilados. O Ministério das Relações Exteriores argentino solicitou à ONU medidas urgentes para resolver a situação.
A situação dos refugiados se agravou após as eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais o Conselho Nacional Eleitoral declarou Maduro vencedor. A oposição denunciou fraude eleitoral, apresentando atas que indicariam a vitória de Edmundo González, que atualmente está exilado na Espanha.
A líder opositora María Corina Machado, impedida de concorrer nas eleições, encontra-se na clandestinidade. Tanto ela quanto outros opositores são acusados de traição à pátria e outros delitos pelo governo venezuelano.
A comunidade internacional continua a acompanhar de perto a situação na Venezuela, com diversos países e organizações expressando preocupação com as violações de direitos humanos e a repressão contra opositores políticos no país.
A cidade de João Pessoa é apontada pela plataforma Booking.com como um dos destinos mais procurados do mundo para 2025. Neste momento, os hotéis da cidade estão com mais de 70% de ocupação, podendo chegar aos 100% na última semana do ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB).
O Norte Online teve a curiosidade de checar o preço do Réveillon no hotel mais luxuoso da cidade, o Ba’ra, que pertence ao jogador Hulk, do Atlético-MG. O Ba’ra é um hotel com 123 acomodações, todas com vista para o mar, parcial ou frontal. O nome Ba’ra significa ‘mar’ em tupi-guarani.
Ah, sim, estávamos falando sobre preços. Então se segura aí na cadeira porque você pode ter uma surpresa: para o período do Réveillon eles estão trabalhando com o mínimo de três noites de reserva, passando pelo dia 31. Então, para efeito de cálculo, pedimos preços de 30 de dezembro a 2 de janeiro. O preço, digamos, mais em conta para as três diárias é de R$ 12.379,75, com taxas, café da manhã e festa de Réveillon inclusos.
O valor de R$ 12 mil é válido para o apartamento Classic, o único disponível. A Suíte Prestige, considerada a mais luxuosa, estava sendo vendida R$ 27 mil pelos três dias, incluindo o Réveillon. Todas as suítes já foram vendidas.
Em meio às crescentes tensões no Oriente Médio, o renomado analista geopolítico Pepe Escobar compartilhou em seu programa Pepe Café uma análise contundente sobre os recentes acontecimentos na Síria e suas implicações para a Palestina. A partir de sua interpretação, Escobar argumenta que a destruição da Síria faz parte de um plano estratégico mais amplo para a erradicação da Palestina, envolvendo uma aliança complexa entre Estados Unidos, OTAN e aliados regionais.
Segundo Escobar, “o Império do Caos está apostando na anarquia total no oeste da Ásia”, destacando que a contínua desestabilização da Síria serve aos interesses das potências ocidentais em manter uma influência hegemônica na região. Ele aponta que a queda do regime de Bashar al-Assad não apenas fragmenta a estrutura social e política da Síria, mas também facilita a imposição de uma ordem caótica que beneficia interesses estratégicos específicos.
A análise de Escobar aprofunda-se ao revelar uma aliança espúria formada recentemente entre Estados Unidos, OTAN, Israel, Turquia e Qatar, que financiam e armam grupos jihadistas salafistas. “Essa coalizão nefasta tomou o poder em Damasco, impondo uma ordem caótica que beneficia os interesses hegemônicos ocidentais,” afirma o especialista. Ele também sugere que a retirada forçada de Assad foi resultado de corrupção interna e pressão militar externa, criando um vácuo de poder perigoso para a estabilidade regional.
Um dos pontos mais alarmantes abordados por Escobar é a manipulação das narrativas ocidentais sobre o conflito sírio. “A narrativa de Hollywood e dos think tanks ocidentais pinta a queda de Assad como o início de uma nova Síria próspera, similar a Dubai ou Singapura, mas a realidade é bem diferente,” alerta o analista. Ele enfatiza que, enquanto as potências ocidentais promovem uma imagem de reconstrução e progresso, a Síria enfrenta uma desagregação crescente, com a possível partição do país e a contínua exploração de seus recursos naturais por interesses estrangeiros.
Além disso, Escobar destaca a importância estratégica das bases russas e iranianas na Síria, mencionando que “a expulsão dessas influências é uma condição imposta pelo Ocidente para o fim das sanções, mas a resistência local e o apoio de aliados como Rússia e Irã tornam essa retirada improvável a curto prazo.” Essa dinâmica complexa contribui para a perpetuação do conflito e dificulta a construção de uma paz duradoura na região.
Outro aspecto crucial abordado é a interferência turca liderada por Erdogan, que busca controlar as zonas industriais da Síria e expandir sua influência. “O plano de Erdogan é dividir para reinar, estabelecendo um novo otomano que favorece seus interesses econômicos e políticos,” explica Escobar, evidenciando as múltiplas camadas de interesses que complicam ainda mais a resolução do conflito sírio.
Em conclusão, Pepe Escobar oferece uma perspectiva crítica sobre as ações dos Estados Unidos e da OTAN no Oriente Médio, sugerindo que essas potências visam manter um estado de caos e anarquia que lhes permita exercer controle e influência sobre a região. A complexidade das alianças e os múltiplos interesses em jogo tornam a situação na Síria e no Oriente Médio um dos desafios mais intrincados da geopolítica contemporânea.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta sexta-feira (20) contra um recurso protocolado pela defesa do general Walter Braga Netto que pedia a liberdade do militar.
O ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, portanto, passará o Natal na prisão. Apontado como líder de um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Braga Netto foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado no Brasil e foi preso preventivamente em 14 de dezembro por obstrução de Justiça.
Segundo a PF, Braga Netto teria obstruído a Justiça ao tentar obter detalhes da delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid.
“Dada a permanência dos motivos que fundamentaram a decretação da prisão preventiva e a inexistência de fatos novos que alterem o quadro fático-probatório que embasou a medida, não há que se cogitar de sua revogação”, escreveu o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao se manifestar sobre o pedido de revogação da prisão preventiva protocolado pela defesa de Braga Netto.
A “cela de luxo” de Braga Netto
Preso no último sábado (14) pela Polícia Federal (PF) por supostamente ter planejado um golpe de Estado no Brasil, o general Walter Braga Netto não está detido em uma cela convencional, mas sim em um quarto com mordomias na 1ª Divisão do Exército, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ex-ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro, além de candidato a vice do ex-presidente na eleição de 2022, Braga Netto, por ser general quatro estrelas, isto é, o posto mais alto na carreira das Forças Armadas, tem a prerrogativa de prisão especial no caso de prisão provisória, como é o seu caso.
Caso vá a julgamento e seja condenado, o militar deve ser encaminhar para um presídio comum.
Por ter direito à prisão especial, Braga Netto não está em uma cela convencional, mas sim no quarto do chefe do Estado Maior da 1ª Divisão do Exército.
O cômodo em que Braga Netto está detido tem uma série de mordomias: armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e banheiro privativo.
O general ainda tem o direito de fazer as refeições no restaurante do quartel, onde também se alimentam os oficiais de alta patente, e recebe quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e ceia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as mortes decorrentes de acidente envolvendo três veículos em Minas Gerais na madrugada de ontem (21).
O acidente deixou 38 mortos na altura do km 285 da BR-116, no distrito de Lajinha, em Teófilo Otoni (MG).
“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o governo federal se coloca à disposição da prefeitura de Teófilo Otoni e do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”, afirmou o presidente Lula.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), esta foi a maior tragédia em estradas federais pelo menos desde 2007, início da série histórica disponível para consulta.
A prefeitura Teófilo Otoni (MG) informou que treze feridos foram levados para dois hospitais e a uma UPA do município. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas.
Inicialmente, segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus havia estourado e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo.
Já de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares e vestígios no local demonstram que possivelmente um grande bloco de granito de soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, em sentido contrário. Logo após o impacto da pedra com o ônibus ocorreu um grande incêndio. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente.
Segundo apuração do repórter Jerry Santos, da Inter TV, exatamente no trecho da rodovia onde ocorreu o acidente havia um radar que limitava a velocidade dos veículos a 60 km/h. Este e outros radares foram removidos recentemente desta parte da BR-116 por estarem com a documentação vencida.
Ariano Suassuna poderia ter sucumbido na vida se a sua vida não tivesse um propósito. Perdeu seu pai aos três anos de idade, assassinado no exercício do mandato de governador da Paraíba. Que golpe mortal para qualquer ser humano! Mas ao invés de se perder para a vida, a dor fez do mestre do Reino da Pedra Encantada um gigante. Agarrou-se aos livros, lição que nunca esqueceu do pai político e intelectual.
“O livro sempre foi, para mim, uma fonte de encantamento”, ouvi dele numa entrevista. Num Nordeste enraizado pela cultura do cangaço, Ariano, felizmente, não perseguiu a vingança da morte do pai pelas próprias mãos. Quem visita a fantástica exposição imersiva sobre a vida e a obra de Ariano, no Riomar, se depara com uma declaração poética dele sobre a morte do pai, o maior drama da sua vida.
“Aqui morava um rei quando eu menino. Vestia ouro e castanho no gibão. Pedra da sorte sobre meu destino. Pulsava, junto ao meu, seu coração. Para mim, seu cantar era divino, quando ao som da viola e do bordão. Cantava com voz rouca o desatino, o sangue, o riso e as mortes do Sertão. Mas mataram meu pai. Desde esse dia eu me vi como cego sem seu guia. Que se foi para para o sol, transfigurado. Sua efígie me queima. Eu sou a presa. Ele, a brasa que impele ao fogo acesa. Espada de ouro em pasto ensanguentado”.
Que lindo e triste ao mesmo tempo. Acho que João Suassuna, o pai de Ariano, deve ter dado a ele muitos conselhos. Conselhos de pai nunca se esquecem. Ele deve ter pedido a ele para se lembrar sempre de olhar para as estrelas e não para baixo, para seus pés. Deve ter aconselhado a nunca desistir do trabalho, porque o trabalho dá significado e propósito, e a vida fica vazia sem o trabalho.
Por fim, deve ter ensinado, como meu velho Gastão me ensinou: perseguir a sorte, ter sorte o suficiente para encontrar o amor, e nunca deixar esse amor ir embora. A sorte deu a Ariano a sua Zélia, único e grande amor da sua vida, amor que está exposto para quem quiser testemunhar na mesma exposição o seu canto de amor pela amada.
O poema intitulado “A Mulher e o Reino” é belíssimo:
Ó! Romã do pomar, relva esmeralda olhos de ouro e azul, minha Alazã! Ária em forma de Sol, fruto de prata meu chão, meu anel, Céu da manhã!
Ó meu sono, meu sangue, dom, coragem/ Água das pedras, rosa e belvedere! Meu candeeiro aceso da Miragem/ Meu mito e meu poder – minha Mulher!
Diz-se que tudo passa e o Tempo duro/ tudo esfarela: o Sangue há de morrer! Mas quando a luz me diz que esse Ouro puro se acaba por finar e corromper/ Meu sangue ferve contra a vão Razão/ E pulsa seu amor na escuridão!”.
Ariano Suassuna nos deixou em julho de 2014 aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca. Deve ter morrido de amor, está aí a viúva dona Zélia para confirmar. Foi tudo: Intelectual, escritor, teórico da arte, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, artista plástico, professor, advogado e palestrante. Mas foi, sobretudo, um romântico. Amou sua Zélia, seus filhos, netos, bisnetos. Amou a humanidade.
Suassuna foi um dos maiores pensadores da nossa história. Criado em uma família de intelectuais, desde cedo foi influenciado pelas artes e pela cultura popular do Nordeste. Seu pai, João Suassuna, foi governador do estado da Paraíba e seu avô, João Ribeiro de Suassuna, foi um importante escritor e político. Ariano estudou Direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde também se envolveu com movimentos artísticos e culturais.
Durante sua juventude, foi um dos fundadores do Movimento Armorial, que buscava valorizar e difundir as manifestações culturais tradicionais do Nordeste, como a literatura de cordel, a música de viola e a xilogravura. Em 1956, Suassuna escreveu a sua peça mais famosa e importante, Auto da Compadecida. A obra mistura elementos da tradição da literatura de cordel com o teatro clássico e popular, criando um estilo único e inovador.
A peça se tornou um grande sucesso e é considerada uma das mais importantes do teatro brasileiro, tendo ganhado também uma versão para o cinema, em 2000. A partir daí, Ariano Suassuna consolidou sua carreira como escritor e dramaturgo, produzindo diversas peças teatrais, romances, ensaios e poemas. Suas obras frequentemente abordam temas ligados à cultura nordestina, à religiosidade popular e à crítica social.
Entre suas peças mais conhecidas estão O Santo e a Porca (1957); O Casamento Suspeitoso (1957); e Farsa da Boa Preguiça (1960). Além do teatro, ele também escreveu romances, como Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971). Ariano fazia algo encantador, além disso tudo: suas aulas espetáculos, que nos faziam rir sem parar de tão divertidas e bem-humoradas. Nelas, ouvi frases fantásticas, das quais selecionei as seguintes:
1- Os doidos perderam tudo, menos a razão. Têm uma (razão) particular. Os mentirosos são parecidos com os escritores que, inconformados com a realidade, inventam outras.
2 – Não troco o meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém!
3 – Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.
4 – Tudo que é bom de passar é ruim de contar. E tudo que é ruim de passar é bom de contar.
5 – Eu divido a humanidade em duas metades: de um lado os que gostam de mim e concordam comigo. Do outro, os equivocados.
6 – É tanta qualidade que exigem para dar emprego, que não conheço um patrão com condições de ser empregado.
7 – Ser poeta é muito bom porque eu não tenho nenhuma obrigação de veracidade. Eu posso mentir à vontade, cientista é que não pode.
8 – O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.
Acidentes de trânsito custam R$ 50 bilhões por ano
Os acidentes de trânsito geram um impacto anual de R$ 50 bilhões na economia brasileira, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Desse custo, uma parte significativa recai sobre as empresas que operam frotas comerciais e que enfrentam tanto despesas diretas quanto indiretas resultantes desses incidentes. Um estudo do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) revelou que, entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023, foram registrados cerca de 108 mil acidentes envolvendo veículos de carga.
Entre os principais motivos dos acidentes está a imprudência dos condutores. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que 90% desses sinistros estão relacionados a práticas inadequadas ao volante. Elas incluem reações tardias, distrações ao dirigir (como uso do celular), desrespeito à sinalização, falhas ao acessar vias e excesso de velocidade; de acordo com o Boletim de Acidente de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal de 2024. A implementação de medidas como a Lei do Motorista (Lei 13.103) e o exame toxicológico ajudaram a amenizar o problema, mas ainda há muito a ser feito.
Como aliada, a tecnologia tem sido amplamente difundida, consolidando-se como uma ferramenta eficaz na mitigação de riscos e na prevenção de prejuízos decorrentes de acidentes. “Com os avanços tecnológicos, as empresas agora dispõem de ferramentas que não apenas identificam, mas também previnem comportamentos de risco”, diz Victor Cavalcanti, CEO da Infleet, desenvolvedora de tecnologias para gestão de frota que colaboram na promoção da segurança nas estradas. Entre elas está a câmera veicular, que combina câmeras inteligentes conectadas a sistemas de análise avançada, que identificam comportamentos de risco, como embriaguez, sonolência e uso do celular.
Segundo Victor Cavalcanti, a tecnologia emite alertas em tempo real, permitindo que os condutores ajustem seu comportamento imediatamente. “Ao detectar uma conduta arriscada, a tecnologia emite alertas instantâneos como ‘não use o celular’, ajudando motoristas a evitar infrações e melhorando seu comportamento ao volante. A câmera veicular já auxiliou na redução dos custos de infrações em 40%, na diminuição das distrações na direção em 80%, de modo que os sinistros de trânsito foram reduzidos em 60% nas frotas dos nossos clientes”, explica.
Outra tecnologia oferecida por empresas semelhantes é a telemetria, que possibilita o monitoramento em tempo real de veículos. Essa ferramenta coleta dados importantes, como velocidade, aceleração, frenagens bruscas, rotas utilizadas e comportamento dos motoristas. Esses dados permitem uma análise detalhada, gerando relatórios que ajudam as empresas a revisar e aprimorar suas políticas de segurança e programas de treinamento. Assim, as empresas podem agir preventivamente, reduzindo a probabilidade de acidentes e garantindo a proteção de motoristas e cargas.
Para o CEO da Infleet, ao colocar a tecnologia no centro das operações, as empresas não apenas mitigam os danos causados por acidentes, mas também criam um ambiente de maior controle e previsibilidade, transformando desafios em vantagens competitivas.
Fastback: qual versão desvaloriza mais? – Lançado há pouco mais de dois anos, o Fiat Fastback deve terminar 2024 como o SUV mais vendido da marca italiana no mercado brasileiro. O modelo teve pouco mais de 43,7 mil emplacamentos registrados entre janeiro e novembro – 8,6 mil a mais que o Fiat Pulse, o SUV compacto com o qual compartilha a plataforma, motorizações e demais componentes mecânicos. Segundo o levantamento da Mobiauto, marketplace de veículos usados do Brasil, considerando apenas as versões comercializadas desde o seu lançamento, o Fiat Fastback apresentou uma depreciação de preços de até -12,24% entre novembro de 2023 e novembro de 2024. Isso, claro, dependendo da configuração: a versão esportiva Abarth T270 e a híbrida Impetus T200 Hybrid foram lançadas em 2023 e 2024, respectivamente.
A menor desvalorização do Fastback foi verificada na versão de entrada T200 1.0 turboflex (-1,39%), cujo preço médio de R$ 120.075,58, avaliado em novembro de 2023, caiu para R$ 118.407,90 após um ano. A variante Limited Edition Powered By Abarth, equipada com a motorização T270 (1.3 turboflex), sofreu depreciação média de -6,61% no período; a Impetus T200, por sua vez, perdeu 11,5% do seu valor médio no último ano. Por fim, a versão Audace T200, que custava R$ 141.671,27 em novembro do ano passado, passou a valer R$ 124.328,84 um ano depois (depreciação de -12,24%).
Stellantis amplia liderança – O conglomerado dono da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras marcas vendeu, no acumulado deste ano, na América Latina, 838 mil unidades, com 23,1% de market share – com registro de aumento de mais de 33 mil veículos em comparação com 2023. No Brasil, a Stellantis registra 29,6% de participação de mercado, com 665 mil emplacamentos – um aumento de 43 mil unidades vendidas em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente a Fiat tem três de seus modelos entre os 10 carros mais vendidos no acumulado do ano: Strada (128.454), Argo (84.087) e Mobi (61.838). A Jeep, por sua vez, garante Compass e Renegade na lista dos Top 10 SUVs mais vendidos no mês e no ano. A Ram emplacou 27.214 unidades até novembro, um crescimento de 96,8% com relação ao mesmo período em 2023.
Mitsubishi Triton – A sexta geração da picape Mitsubishi Triton já está disponível para pré-venda nas 129 lojas da marca japonesa no Brasil. As primeiras unidades, porém, só devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto. Confira os preços:
GL manual ( venda direta) – R$ 249.990
GL automática (venda direta) – R$ 259.990
GLS – R$ 265.990
HPE – R$ 284.990
HPE-S – R$ 314.990
Katana – R$ 329.990
Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro. Pela primeira vez na história da Mitsubishi Motors no Brasil, o veículo chega com duas versões topo de linha. A Katana tem uma proposta mais jovem e esportiva, graças ao acabamento escuro abundante em diversos itens. Já seu “par”, a versão HPE-S oferece aos clientes os mesmos equipamentos, mas com uma aparência clássica e conservadora, graças aos itens com acabamento em cinza e cromado.
Kardian, o mais vendido da Renault – O modelo conseguiu, em novembro, o melhor resultado mensal de em sua curta trajetória de vendas, iniciada em março. O SUV compacto, oferecido em três versões de acabamento e motor 1, turbo de 125 cavalos e câmbios manual e automático, garantiu 4,3 mil licenciamentos. Com isso, foi o nono SUV mais vendido no mercado interno. De março até novembro, 20,5 mil Kardian foram emplacados.
Porsche Macan elétrico – A segunda geração do Porsche Macan está chegando ao Brasil com quatro versões 100% elétricas e autonomias prometidas de até 443 km. As quatro versões a combustão continuarão no mercado. Os elétricos custam R$ 560.000 (Electric), R$ 580.000 (Macan 4), R$ 630.000 (Macan 4S) e R$ 770.000 (Macan Turbo). A versão 4 Electric vem com tração integral entregando 387 cv de potência – ou 408 cv no modo overboost com o controle de largada – e 66,2 kgfm de torque. Assim, vai de zero a 100 km/h em 5s2 e tem autonomia de 443 km. A topo de linha, a Macan Turbo Electric, tem 639 cv (470 kW), seu torque é de 115,2 kgfm, levando-a de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e velocidade final de 260 km/h. A autonomia é de 435 km.
Mercedes GLC 63S E: R$ 934.900 – A Mercedes-Benz confirmou que o Brasil terá à venda o esportivo GLC Coupé na variante 63S E Performance, da divisão AMG. O modelo é híbrido plug-in e oferece até 680 cv de potência combinada. O motor é um turbo 2.0 com um elétrico no eixo traseiro. O visual, claro, é um dos destaques, com novos para-choques dianteiros, grade com aletas verticais e entradas de ar na parte inferior. Na traseira, além das saídas de escape duplas, um difusor adicional. Por dentro, haja luxo: os bancos, por exemplo, são revestidos em couro nappa e há opcional de couro nappa com o brasão AMG em relevo nos apoios de cabeça dianteiros. Sem falar nos pedais esportivos, tapetes e soleiras das portas iluminadas com a inscrição AMG.
Mustang com câmbio manual – A Ford admitiu que trará ao Brasil um dos mais aguardados lançamentos de 2025: o super esportivo Mustang com transmissão manual. Ele virá em edição limitada comemorativa de 60 anos do modelo. A marca quer fazer do veículo um item colecionável, à altura do legado dele. A fabricante vendeu 70% a mais este ano em relação a 2023. O modelo mais vendido foi, claro, a picape Ranger. Para 2025, promete 10 lançamentos no Brasil. Entre eles, a Ranger cabine simples com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio manual de seis marchas e tração 4×4. Isso inclui também a renovação da van Transit, apresentada em novembro, com atualizações no painel de instrumentos, central multimídia e equipamentos.
Financiamento cresce 12,4% em novembro – As vendas financiadas de veículos totalizaram 605 mil unidades em novembro deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o país, representa um crescimento de 12,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Em relação a outubro deste ano, houve queda de 9,7%. No segmento de leves, verificou-se uma alta de 12,4% ante novembro de 2023 e queda de 8,2% no comparativo com outubro deste ano. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 0,6% em novembro, em base anual, e caiu 13,7% em relação ao mês imediatamente anterior. Por fim, o número de financiamentos de motos avançou 15,1% ante novembro do ano passado, recuando 13,4% frente a outubro de 2024. No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos somaram 6,5 milhões de unidades. O número representa alta de 21,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 1,1 milhão de unidades a mais.
Preço do diesel dispara – A mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, mostra que o diesel comum e o S-10 alcançaram, na primeira quinzena de dezembro, os maiores preços médios do ano. Após aumento de 0,65% no período, o tipo comum chegou ao valor de R$ 6,19, enquanto o S-10 registrou média de R$ 6,27 e alta de 0,97%. “Pelo quarto período consecutivo, as médias de preços dos dois tipos de diesel bateram o recorde do ano. Também nos chamou a atenção o fato de todas as regiões do Brasil apresentarem aumento no valor do combustível”, analisa Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Na análise regional, o Nordeste se destacou com os maiores aumentos do período: de 1,94% para o diesel comum, que alcançou a média de R$ 6,32, e de 1,28% para o S-10, que também chegou a R$ 6,32 nas bombas nordestinas.
Pedágio com desconto para carro lotado? – A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Viação e Transportes, aprovou um projeto de lei (o de nº 4630/23) que prevê desconto na tarifa de pedágio rodoviário para automóveis que transportem mais de três pessoas, incluindo o motorista. O texto prevê que os editais de licitação deverão conter cláusula prevendo o desconto. David Soares (União-SP), autor do projeto, diz que o objetivo é incentivar o uso de carros com mais passageiros, reduzindo assim a quantidade de veículos circulando nas vias. “Isso trará mais efeitos benéficos para os próprios usuários do trânsito e também para a sociedade como um todo”, defendeu o autor. O relator Marcos Tavares (PDT-RJ) lembra que a ideia se assemelha às chamadas “hot lanes”, faixas de rodagem criadas nos EUA para incentivar viagens compartilhadas em rodovias expressas que cruzam extensas áreas urbanas.
Dicas para motoristas de app – No Brasil, há mais de 1,5 milhão de motoristas de aplicativo, segundo a pesquisa mais recente realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia para Mobilidade (Abemob). Nesse cenário de forte concorrência, se destacar e garantir a produtividade no trabalho, sem comprometer a segurança no trânsito, pode ser um grande desafio. Para auxiliar os motoristas a planejarem de forma estratégica suas rotinas diárias e maximizarem seus ganhos, Iago Iule, CMO da Hunter — empresa especializada em aluguéis de veículos para terceiros —, compartilha três dicas que podem transformar a maneira como esses profissionais trabalham. Confira, a seguir:
1. Planeje sua jornada com antecedência
Eficiência não se resume apenas ao número de viagens realizadas. Para maximizar os ganhos e otimizar o tempo, planeje sua jornada com antecedência, considerando fatores como horários de pico, áreas de maior demanda e melhores rotas a serem seguidas. “Em vez de focar no número de viagens, é melhor definir metas de ganhos diários com base no tempo útil disponível, no tráfego e nas necessidades do dia. A flexibilidade é importante, mas sem sacrificar a segurança ou qualidade do serviço oferecido aos passageiros”, comenta Iule.
2. Acompanhe seu próprio bem-estar – Manter uma rotina equilibrada, que respeite os limites físicos, não só melhora a qualidade de vida, como reduz o risco de acidentes, ajuda no processo de tomada de decisão e contribui para uma melhor experiência do passageiro. Portanto, vale lembrar de fazer pausas para comer, se hidratar e suprir as necessidades fisiológicas. Mas, segundo Iule, o bem-estar emocional do motorista também deve ser monitorado de perto. “O trânsito intenso, as longas horas de trabalho e o contato constante com passageiros podem gerar desgaste mental. É importante fazer pausas e buscar formas de aliviar o estresse, como ouvir música, praticar exercícios físicos ou até mesmo conversar com amigos e familiares quando possível.”
3. Faça manutenção preventiva do veículo – A manutenção preventiva não deve ser vista como um gasto. Ela é um investimento na longevidade do veículo e na segurança do motorista e dos passageiros. Portanto, realizar revisões periódicas, verificar os sistemas de segurança (como freios e pneus) e garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, por exemplo, são cuidados essenciais para manter a qualidade do serviço prestado e proteger todos que estão no automóvel. Antes que os problemas se tornem críticos, tenha atenção aos sinais de desgaste do veículo, como ruídos estranhos ou falhas nos sistemas eletrônicos. “Problemas mecânicos inesperados podem resultar em perdas financeiras significativas, tanto pelo custo do reparo quanto pela interrupção das atividades. Um carro bem mantido reduz os riscos de falhas e melhora a performance geral, como a economia de combustível e o conforto para os passageiros”, diz o CMO.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
A população de Paulista, no Grande Recife, pode ficar sem coleta de lixo neste período de natal e ano novo. O motivo é uma dívida da ordem de R$ 25 milhões da Prefeitura com a empresa I9 Paulista Gestão de Resíduos. A gestão municipal está devendo as parcelas do contrato referente aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro representando mais de 13 milhões e uma diferença atrasada no valor de 12 milhões.
Houve uma promessa de pagamento ao longo desta semana, mas a empresa foi mais uma vez pega de surpresa pela administração Municipal. O contrato entre a I9 e a Prefeitura de Paulista é uma Parceria-Público-Privada, sob regulação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com 25 anos de duração.
O passivo de R$ 25 milhões tem gerado grande impacto no orçamento da companhia. Às vésperas das festividades natalinas e de Réveillon, a tendência é de aumento no descarte de lixo agravando ainda mais a situação…
A I9 alega que tem feito tudo o que é possível para manter o serviço, mas que está diante de um cenário insustentável. A empresa espera que o município regularize logo esta pendência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (20) o indulto natalino. O texto, ao qual O GLOBO teve acesso, traz inovações em relação ao perdão concedido pelo petista no ano passado. Ele inclui na lista de beneficiários, por exemplo, mulheres com gravidez de alto risco e portadores de HIV em estágio terminal, enquanto veda o acesso ao indulto aos condenados por abuso de autoridade e por crimes contra administração pública.
Lula decidiu manter novamente fora do perdão os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, ao repetir a exclusão dos enquadrados em crimes contra o Estado Democrático de Direito. Além disso, renovou a vedação aos delatores, especificando no texto que criminosos com colaboração premiada não poderão ser alcançados pelo indulto.
Como no ano anterior, também ficarão de fora os condenados por crimes hediondos, de tortura, de terrorismo, por compor organização criminosa, de racismo, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, violência contra a mulher, crianças e adolescentes, entre outros.
O decreto será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (23). Ele traz uma seção específica sobre o indulto e a redução de pena a mulheres, aumentando as possibilidades de acesso ao benefício para as presas. Mães e avós que tenham filhos e netos com deficiência de até doze anos de idade, por exemplo, serão soltas desde que tenham cometido crimes sem violência ou grave ameaça. Elas precisarão comprovar que as crianças necessitam de seus cuidados.
De acordo com o texto, entre os que terão acesso ao indulto, estão ainda os condenados em modalidade culposa “independentemente do quantum da pena imposta”, condenados a crimes sem violência ou grave ameaça com pena não superior a doze anos e os que tenham cumprido ininterruptamente, quinze anos da pena, se não reincidentes, ou vinte anos da pena, se reincidentes.
Detentos com com transtorno do espectro autista severo e ainda presos que tenham ficado paraplégicos, tetraplégicos, cegos, entre outras deficiências, também serão indultados. O decreto prevê ainda que as condições ao benefício sejam facilitadas para maiores de 60 anos, pessoas imprescindíveis aos cuidados de criança de até doze anos de idade ou com doença grave, por exemplo.
O indulto está previsto na Constituição e é uma prerrogativa do presidente da República. Ele pode resultar na extinção total da pena a partir do especificado no decreto presidencial. A cada ano, o governo debate os critérios de quem deve acessar o benefício ou ficar de fora dele.
A proposta foi elaborada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foi discutida ao longo dos últimos meses com audiências públicas realizadas em Brasília e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Pastoral Carcerária e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais contribuíram para a elaboração.