Turma de Medicina de 1984 da UFPE celebra 40 anos de formatura com reencontro

Os médicos formados na Turma de Medicina de dezembro de 1984 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão celebrando 40 anos de formatura com uma programação especial, marcada por homenagens, reencontros e atividades que resgatam memórias da época acadêmica. As celebrações, que começaram nesta quinta-feira (5), envolvem aulas simbólicas, homenagens a professores e momentos de confraternização.

O ponto alto da programação foi uma aula da saudade realizada no Teatro do Hospital das Clínicas, que contou com a presença de quase 40 professores da época, incluindo o Dr. Queóps Cavalcante, de 90 anos. “Foi um negócio único, inédito, poder juntar um grupo tão grande de ex-professores, muitos já aposentados, para esse momento de homenagem. Tivemos também a reinstalação de uma placa restaurada da nossa turma, e foi emocionante ver a união de todos”, destacou o ginecologista e obstetra Adilson Valgueiro.

Além da aula, os formandos participaram de um almoço comemorativo e recriaram uma foto da época da formatura em frente ao Clube Internacional, vestidos a rigor. As celebrações continuarão durante o fim de semana, com atividades em um hotel na praia, onde o grupo poderá compartilhar mais momentos de confraternização.

Entre os professores homenageados que compareceram ao encontro, destacam-se Dr. José Roberto Almeida, Dra. Ester Azoubel, Dr. Hildo Azevedo, Dr. Sabino Pinho, Dra. Fátima Militão, Dr. Roberto Falcone e Dr. Petrus Câmara.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino

Na minha ida, ontem, a Câmara de Vereadores de Caruaru, um detalhe me deixou curioso: o gabinete de um vereador que adotou o apelido de um animal na campanha e se deu bem: Thiago Macaco, do Podemos. Não esteve no lançamento do meu livro, mas no seu gabinete o casal de macaquinhos, ao lado do seu nome, soa hilário.

Independente do lado pitoresco e engraçado, o fato que também desperta curiosidade é o bom gosto na montagem do gabinete, que é um luxo: sofás de espera extremamente confortáveis, uma foto em destaque ao lado do prefeito, num sinal de extrema lealdade.

No seu primeiro mandato, Thiago Macaco teve 2.603 votos, sendo o décimo quarto mais votado numa Casa Legislativa composta por 23 vereadores.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Mais uma semana de verdadeira maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte” será encerrada hoje em Vertentes, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife. A noite de autógrafos, a partir das 19 horas, está marcada para Escola Municipal Ivan Márcio Bezerra Cavalcante, com o apoio do prefeito Israel Ferreira (PSD) e do presidente da Câmara, Paulo de Lu (PSD).

Com estes quatro compromissos, sobe para 21 o número de municípios que já receberam “Os Leões do Norte” em alto estilo, um livro de pesquisa, destinado às escolas e às novas gerações. A obra é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

Um leitor enviou ao blog denúncia sobre a situação precária de um trecho da rodovia estadual que liga Inajá a Caraibeiras, distrito de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. No vídeo registrado por ele, é possível observar buracos e a deterioração do asfalto. O denunciante questiona a aplicação dos recursos arrecadados com o IPVA e cobra providências do governo estadual para a recuperação da via.

Uma comissão provisória suprapartidária formada por autoridades de Parnamirim iniciou, nesta semana, a articulação em defesa da construção do Ramal do Entremontes, obra ligada ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. O objetivo é realizar uma grande audiência pública, com a presença de senadores, deputados, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, sindicatos, associações e representantes da sociedade civil. Desse encontro será elaborada a “Carta de Parnamirim”, documento que solicitará ao Governo Federal a autorização da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento do Sertão pernambucano.

O primeiro passo da mobilização ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara de Terra Nova. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Pedão, o vice-presidente Andryele Saraiva e o vice-prefeito Nivaldo Mendes, que apresentou na tribuna detalhes sobre o projeto e ressaltou a importância da obra para impulsionar o desenvolvimento regional.

A comissão pretende percorrer diversos municípios do Sertão nos próximos meses para ampliar a mobilização em torno da pauta. Já na próxima semana, novas reuniões estão programadas como parte da estratégia de engajamento até que a proposta seja consolidada e levada oficialmente ao Governo Federal.