Campanha para presidente da OAB entra no campo das acusações e ameaças

A menos de 15 dias das eleições, a disputa pela Presidência da OAB-PE intensificou-se com trocas de acusações entre os candidatos. A chapa de situação, “Renovação Experiente”, liderada por Ingrid Zanella, denunciou o principal oponente, Almir Reis, e sua vice, Fernanda Resende, por abuso de poder econômico.

A acusação à Comissão Eleitoral da OAB/PE baseia-se em um evento realizado em uma churrascaria de Candeias, em 31 de outubro, onde foram oferecidos rodízio completo, comida japonesa, bebidas e música ao vivo a um custo estimado de R$ 22.800. O encontro, que teria ficado conhecido como “a farra da picanha de Almir”, motivou a chapa de Zanella a pedir a cassação do registro dos adversários, alegando que o evento representa uma vantagem econômica desleal.

Em contrapartida, Ingrid Zanella enfrenta acusações semelhantes. Almir Reis acusa Zanella de compra de votos e abuso de poder econômico, alegando que a candidata estaria utilizando influenciadores para atrair votos mediante pagamento. Prints anexados ao processo mostram conversas de Katy Gangana, influenciadora digital, com advogadas, nas quais ela supostamente oferece pagamento em troca de apoio e participação em eventos da campanha de Zanella. As mensagens sugerem uma estratégia de cooptação de advogados, o que, segundo os representantes de Reis, configura compra de votos e poderia comprometer a elegibilidade de Zanella.

Em um dos trechos divulgados, Gangana teria enviado mensagens a advogadas mencionando que “a eleição para a presidência da OAB-PE acontece em breve” e que buscava formar um “time de apoio” à candidatura de Ingrid, oferecendo contrapartida financeira para criação de conteúdo e comparecimento em eventos.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O Frente a Frente de hoje, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio, será ao vivo dos estúdios da Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira, onde lanço, às 19 horas, o meu livro Os Leões do Norte, pela editora Eu Escrevo. Será no Cine São José, com apoio do prefeito Sandrinho Palmeira (PSB).

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

A Associação Beneficente e Esportiva Criança Cidadã (ABECC) foi contemplada pelo Passaporte Esportivo, programa do Governo de Pernambuco que concede passagens aéreas a atletas e técnicos, permitindo que o carateca Miguel Leão, 15, dispute seu primeiro torneio internacional: o Pan-Americano de Karatê, no Paraguai, ainda neste mês.

“Estou muito feliz em vestir a camisa da ABECC, de Pernambuco e do Brasil na minha primeira competição internacional”, disse o atleta. Para a coordenadora geral da ABECC, Thais Melo, o apoio “possibilita estender a assistência nas áreas esportivas e social e promover intercâmbio cultural para jovens em vulnerabilidade”; ela agradeceu à governadora Raquel Lyra, à vice Priscila Krause e à secretária Ivete Lacerda durante evento no Palácio do Campo das Princesas que divulgou os novos contemplados.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de Sertânia afastou temporariamente o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Celestino Barros, após a circulação de áudios que o ligam ao repasse de informações internas da gestão Pollyana Abreu para perfis de oposição. Segundo levantamentos divulgados por contas que monitoram a disseminação de conteúdos nas redes, o material indicaria envio de dados confidenciais de reuniões para a página “Diário de Sertânia”, apontada por governistas como responsável por ataques à honra de integrantes da administração. Em nota assinada pelo advogado J. Neto, a gestão informou que o afastamento busca “garantir que a apuração dos fatos se dê de forma transparente e isenta, sem interferência no processo investigativo”.

Os citados negam irregularidades. A esposa do cardiologista Orestes Neves, Eblem Albuquerque, atribui as gravações a manipulação por inteligência artificial. Procurados, o cardiologista e Eblem foram convidados a se manifestar. Celestino Barros afirmou que “nunca” proferiu o que é atribuído a ele e disse que acionará a Justiça. Com informações do Blog do Nill Júnior.

EXCLUSIVO

As denúncias da CPI da Publicidade já estão surtindo efeito. A governadora Raquel Lyra (PSD) exonerou o assessor da Casa Civil Thiago da Silva, também conhecido como Professor Thiago ou Thiago do Uber. Segundo denúncias de deputados da oposição, Thiago tem sido um dos principais propagadores do chamado “gabinete do ódio” que, segundo denúncia da oposição, é mantido com recursos públicos, através da Casa Civil.

A deputada Dani Portela (PSOL) citou o nome do influenciador na tribuna, como participante do chamado gabinete do ódio. Ele foi candidato a vereador do Recife em 2024 pelo PSD e estava em um cargo comissionado no Palácio do Campo das Princesas.

A exoneração de Thiago foi sem a tradicional cláusula “a pedido” e foi retroativa a 1° de agosto. Veja a portaria!