TRE-PE realiza sorteio do horário eleitoral em Olinda e Paulista

O Horário Eleitoral Gratuito volta a ser veiculado na próxima sexta-feira (11) para os dois municípios pernambucanos onde haverá 2º turno: Olinda e Paulista. Nos próximos dias serão realizadas as audiências públicas para a definição da ordem de exibição das campanhas.

Em Olinda, a cerimônia começou a ser realizada nesta quarta-feira (9), às 14h30, na Central de Atendimento ao Eleitor, rua Dr. Manoel de Almeida Belo, nº 1091, sendo conduzida pelo juiz da 117ª Zona Eleitoral, Gustavo Valença Genú. Também acompanhará o sorteio o promotor eleitoral Felipe Akel Pereira de Araújo.

Veja outras postagens

A Orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi tomada pelo ronco dos motores e pela animação de motociclistas, motoclubes e famílias neste sábado (25), durante a celebração do Dia do Motociclista, que é oficialmente comemorado no próximo dia 27. O evento reuniu centenas de pessoas em uma programação com música, lazer e conscientização para um trânsito mais seguro.

Realizada pelo Movimento Motociclístico de Jaboatão (MMJ), da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e do Governo de Pernambuco, a iniciativa movimentou a Avenida Sérgio Guerra, em frente ao Espaço Vida Marinha (EVMar). A celebração pelo Dia do Motociclista em Piedade também representou uma prévia para o 4° Jaboatão Motor Fest, que ocorrerá em setembro, no Parque da Cidade.

Um dos momentos de destaque da programação foi o passeio motociclístico, que teve saída da Orla de Piedade e percorreu importantes vias da Região Metropolitana do Recife. O evento contou ainda com apresentações de bandas de rock e pop-rock, área kids para as crianças, exposição de motocicletas, praça de alimentação com a Feirinha da Gente.

Apaixonado por motos e incentivador dos grupos de motociclistas, o prefeito Mano Medeiros celebrou o evento, reforçando o protagonismo de Jaboatão como destino que abriga grandes encontros voltados para o segmento. “Foi uma grande festa, que movimentou a nossa Orla de Piedade e reuniu motociclistas, famílias e visitantes em um ambiente de confraternização e alegria. Jaboatão se consolida cada vez mais como um dos principais polos de mobilização e reunião de motociclistas da Região Metropolitana”, afirmou.

Sebrae - Fazer dar certo

O Centro Integrado Infantojuvenil (CIIJ) promoveu, neste sábado (25), um mutirão de saúde que realizou mais de 300 atendimentos, no Cabo de Santo Agostinho. A ação, que teve apoio da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), reuniu cerca de 45 profissionais para oferecer assistência especializada a crianças e serviços de prevenção e autocuidado para mães atípicas.

Ao todo, 120 crianças previamente agendadas passaram por atendimentos com neuropediatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, além de participarem de oficinas e das salas terapêuticas de espera, preparadas para proporcionar acolhimento e atividades durante o período de atendimento.

Enquanto os filhos eram acompanhados pela equipe multiprofissional, as mães também tiveram acesso a uma série de serviços voltados ao autocuidado e à prevenção, como consultas com clínico geral, coleta de exame preventivo, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações em saúde. O mutirão contou ainda com a atuação da equipe de regulação, responsável por encaminhar e dar continuidade às demandas identificadas durante os atendimentos, garantindo mais agilidade no acesso aos serviços da rede municipal.

Para a secretária de Saúde, Ricarda Samara, o diferencial da iniciativa foi olhar para toda a família. “Nosso objetivo não é cuidar apenas da criança. Enquanto ela recebe o atendimento especializado, a mãe também tem a oportunidade de cuidar da própria saúde, realizar exames preventivos e receber orientações. Esse olhar integral fortalece o cuidado com toda a família e amplia o acesso aos serviços de saúde”, destacou.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Por Fernando Castilho
Do Jornal do Commercio

Há pouco mais de um ano, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, precisou esperar três horas numa madrugada fria num hotel da Rede Vila Galé no interior de Portugal para ser recebido pelo empresário e fundador da rede de 54 hotéis, Jorge Rebelo de Almeida. Cabral foi oferecer a operação pela sua companhia do maior hotel que seu município abriga na Reserva do Paiva, fechado há seis anos depois do insucesso de sucessivas operações.

Rebelo recusou a oferta. Mas a insistência de Lula Cabral foi tamanha que acabou vencendo o velho capitão de empresas a ao menos estudar a proposta que evoluiu depois de meses de conversas com o Banco do Espírito Santo.

Caruaru - Transparência 2026

Por Alice Lins, Fagner Clemente
Do Jornal do Commercio

Em uma noite marcada pela celebração da memória, o palco do Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, recebeu ontem (24) o concerto de abertura das comemorações pelos 20 anos da Orquestra Criança Cidadã. O espetáculo representou o encontro entre duas décadas de histórias transformadas pela arte, além de reafirmar o papel da música como ferramenta de inclusão social e construção de futuros.

A programação percorreu diferentes momentos da trajetória da instituição, reunindo o coro infantil, grupos de ex-alunos e a Orquestra Sinfônica Jovem em um repertório que transitou entre clássicos da música erudita e composições brasileiras. O concerto para convidados abriu as celebrações, que continuam neste sábado (25) à noite.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A vereadora de Carpina Cássia do Moinho (MDB) oficializou, neste sábado (25), sua candidatura a deputada federal durante a convenção estadual do partido, realizada na Câmara Municipal do Recife. No evento, que confirmou o apoio do MDB à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco, a parlamentar afirmou que pretende representar a Mata Norte no Congresso Nacional. “Quero representar o meu povo de Carpina, Lagoa de Itaenga e de toda a Mata Norte no Congresso Nacional”, declarou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Da CNN Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já trabalha com a expectativa de que o vídeo produzido com inteligência artificial para simular um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), exibido neste sábado (25) na convenção nacional do partido, seja alvo de questionamentos na Corte, segundo fontes ouvidas pela CNN.

O material foi apresentado durante o evento que oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Na gravação, identificada como conteúdo produzido por inteligência artificial, Bolsonaro aparece em uma manifestação de apoio ao filho.

Palmares - 147 anos

Em vídeo divulgado durante a convenção nacional do PL, neste sábado (25), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência e fez um apelo por união da direita.

A participação marca a primeira manifestação pública de apoio de Michelle à candidatura do enteado após o rompimento entre os dois, encerrado nesta semana com um pedido público de desculpas do senador. No vídeo, Michelle lembrou o lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição em 2022, afirmou que não participou do evento porque está em casa cuidando do ex-presidente e disse que a ausência dele “fala muito mais alto” por representar milhões de brasileiros que depositaram confiança em seu governo. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Do Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa, neste sábado (25), a candidatura do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad ao governo de São Paulo. A convenção estadual, realizada em Campinas (SP), tem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e ex-integrantes do governo.

Em discurso, Haddad fez críticas à gestão do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em áreas como educação e segurança pública. O ex-ministro da Fazenda afirmou que a Polícia Militar do estado está “contaminada” pelo crime organizado e criticou privatizações. Ele acusou a administração de “desleixo” e “abandono” em relação a políticas públicas. “Nós vamos ter que dizer um sonoro ‘não’ para esse governo”, afirmou o pré-candidato petista.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Por Zé Américo Silva*

Se Dom Quixote tivesse de aconselhar os candidatos de 2026, provavelmente diria exatamente o contrário do que grande parte deles pratica

Há pouco mais de quatro séculos, Miguel de Cervantes escreveu uma das mais inteligentes reflexões sobre o exercício do poder. Antes de entregar a Sancho Pança o governo da fictícia Ilha Baratária, Dom Quixote lhe envia uma série de recomendações que, reunidas, formam um verdadeiro código de ética para quem pretende administrar a coisa pública.

Não eram conselhos sobre marketing, pesquisas eleitorais, redes sociais ou alianças partidárias. Eram orientações sobre honestidade, humildade, justiça, respeito ao povo, equilíbrio nas decisões e resistência à sedução do poder.

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa Datatrends sobre o cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco e o Senado. Conforme a decisão, proferida pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, o levantamento tem indícios de irregularidades metodológicas que podem comprometer o resultado, que tinha divulgação prevista para o fim da noite deste domingo (26).

A liminar foi concedida a pedido do MDB. Segundo o partido, o instituto subdimensionou a margem de erro e não previu a indicação do nível econômico dos entrevistados, embora esse seja um indicador obrigatório por lei para pesquisas do tipo. A Justiça concordou com as alegações, avaliando que a análise dos documentos revela indícios que “tornam o registro [da pesquisa] irregular”.

“A veiculação de dados estatísticos possivelmente viciados alcança de forma irreversível o eleitorado, sendo replicada por veículos de comunicação e redes sociais, o que pode comprometer a paridade de armas e a liberdade de escolha consciente do cidadão”, afirmou o desembargador, determinando a suspensão da divulgação do levantamento e estipulando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

Do g1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Edson Fachin afirmou que as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, sobre o ministro Alexandre de Moraes se trata de “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro”. Em nota, o ministro afirmou ainda que o tribunal “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados”.

Javier Milei foi um dos convidados que discursaram na convenção do Partido Liberal (PL), que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência neste sábado (25) em São Paulo. O presidente argentino chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca” após ter negada uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Javier Milei foi um dos convidados que discursaram na convenção do Partido Liberal (PL), que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência neste sábado (25). Em um discurso inflamado, o presidente argentino fez críticas ao socialismo, valorizou a chamada “onda azul” na América do Sul e chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca” após ter negada uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Confio plenamente em meu amigo Flávio”, disse Milei enquanto fazia críticas às políticas econômicas adotadas por governos anteriores na Argentina. Também disse acreditar que o Brasil se juntaria a outros países da América Latina ao eleger um presidente de direita. As informações são do g1.