O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi à Goiana, na noite desta sexta-feira (20), reforçar a campanha de Quinho Fenelon, que disputa a Prefeitura Municipal, e promoveu uma grande caminhada pelas ruas da cidade. O ato foi prestigiado por várias lideranças, a exemplo do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e dos candidatos a vereador da coligação.
“Podem escrever: o futuro prefeito de Goiana será Quinho Fenelon. Homem sério, preparado, tem espírito público e reúne todas as condições. O presidente Lula me disse que vamos governar juntos. Quero, como ministro do presidente Lula, trabalhar muito para trazermos investimentos na Educação, Saúde e na Segurança Cidadã. Vamos trazer hospitais como o Hospital da Mulher e o Hospital da Criança. A hora é de conquistar mais um voto, colocar o coração nesta reta final”, destacou Silvio Costa Filho.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou, em entrevista à revista Veja, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem chances de ser reeleito em 2026 caso haja 2º turno. Caiado, que já anunciou que será candidato à Presidência, disse não ver com maus olhos a “pulverização” de candidaturas de nomes ligados à direita, como os dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG); e do Paraná, Ratinho Junior (PSD-PR).
“Qual é a única chance de o Lula ganhar a eleição, segundo as pesquisas? É a oposição ter um candidato só no 1º turno. A quase 12 meses da votação, você vai lançar 1 candidato só? Nenhum de nós tem nome nacional. E se tivermos 1 candidato único, ele vai ser submetido à ação da máquina do governo de perseguir, de retaliar”, declarou Caiado.
“Há, hoje, uma pulverização na direita que querem colocar como sinal de fragilidade, mas, com 4, 5 pré-candidatos compondo a nossa área, dá 2º turno em todas as simulações de pesquisas. E o Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, disse.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu cautelarmente o contrato com quatro instituições financeiras, que ficam proibidas de oferecer novos empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Os despachos foram publicados no Diário Oficial da União ontem. As instituições afetadas são: Banco Inter, Facta Financeira, Cobuccio Sociedade de Crédito e Paraná Banco.
Segundo a publicação, a medida foi necessária para interromper irregularidades nos serviços de empréstimo consignado e proteger o interesse público até a conclusão das investigações. No dia 10 de outubro, o INSS havia suspendido o contrato com o Banco Master. Em agosto, o instituto também havia suspendido a autorização de outras oito instituições financeiras.
Um levantamento da Globonews, com base em dados do portal consumidor.gov, mostra que, entre 2019 e abril de 2025, 65% das reclamações sobre empréstimos consignados do INSS envolviam contratos não solicitados pelos beneficiários.
Outros 20% das reclamações referem-se a cobranças indevidas, 8% a dificuldades para cancelar empréstimos e 7% a taxas não informadas. De acordo com parlamentares, a CPMI do INSS também deve tratar do tema dos empréstimos consignados.
De passagem por Araripina, onde realizei, na noite de ontem, a noite de autógrafos do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’, fiz, na manhã de hoje, uma visita ao gabinete do prefeito Evilásio Mateus (PDT). Acompanhado do vice-prefeito, Bringel Filho (PDT), o gestor relatou o quão difícil foi a sua campanha no ano passado, após o rompimento com o ex-prefeito Raimundo Pimentel, e qual tem sido o foco de sua gestão atualmente.
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, como um “encontro muito melhor do que o imaginado” inicialmente. As informações são do blog do Valdo Cruz
A avaliação é que as portas realmente foram reabertas – ou melhor, abertas pela primeira vez – para uma negociação séria, de acordo com os interesses comerciais e econômicos das duas nações. Segundo assessores presidenciais, a partir de agora o componente político deixará de ser o fator decisivo nas negociações.
O componente político pode e deve entrar em algum momento, até porque Lula quer acertar com o presidente norte-americano, Donald Trump, uma revogação não só do “tarifaço”, mas também das sanções impostas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a integrantes de seu governo.
A conversa reservada entre Vieira e Rubio, que durou cerca de vinte minutos, teve como objetivo trocar recados que foram repassados a Lula e Trump. Já a reunião com as equipes serviu para delinear os próximos passos para o início efetivo das negociações.
Vieira reiterou o pedido para que o “tarifaço” de 40% seja suspenso durante as negociações, o que deve ser decidido no primeiro encontro pessoal entre os dois presidentes.
A nota conjunta dos dois países foi vista como um comprometimento da parte da equipe de Trump com as negociações, algo inédito na relação entre Brasil e Estados Unidos desde que o republicano assumiu o governo norte-americano. O encontro entre os dois deve ocorrer no próximo mês.
Enquanto isso, em Brasília, depois do encontro de quinta (16) entre Rubio e Vieira, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaram com a percepção de que Eduardo Bolsonaro ficou em segundo plano e fez a direita retroceder na eleição.
A avaliação é que Bolsonaro errou ao não colocar um freio no filho. Pelo contrário: no início ficou entusiasmado, mas agora enxerga suas chances de escapar da prisão desaparecerem.
A cantora, atriz, escritora e palestrante paraibana Mayana Neiva é a convidada do Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente. Com trajetória reconhecida no Brasil e no exterior, a artista que já estrelou produções marcantes na televisão, cinema e teatro, vai falar sobre o seu primeiro álbum musical, o “Tá tudo aqui dentro”.
Mayana também é autora do livro “Sofia” e dirigiu o documentário “José”, além de seus videoclipes como o manifesto audiovisual “Cordel da mulher Paraibana”, em que canta o retorno para suas raízes. Mayana também criou o podcast “Conversas que Curam”, que aborda temas como autoconhecimento, meditação, felicidade genuína e criatividade.
O Sextou vai ao ar hoje, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, assinou a ordem de serviço para a pavimentação da via que liga o Bairro Ipiranga ao Loteamento Cassiano. A obra contempla mais de meio quilômetro de calçamento, beneficiando diretamente centenas de famílias e garantindo mais dignidade, mobilidade e qualidade de vida para os moradores. A via também é um importante acesso ao Sítio Retiro, fortalecendo a integração entre a zona urbana e rural do município.
O presidente Lula (PT) tem o tempo dele e sempre deixa isso claro, a cada nomeação que faz. Feita a ressalva, o anúncio oficial da indicação de Jorge Messias para a vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso caminha para ser o mais rápido dentre todas as dez feitas por Lula ao STF, desde o seu primeiro mandato.
Durante toda esta quinta-feira, houve rumores de que a oficialização de Messias ocorreria ontem. Não era o caso, entre outras razões porque dividiria espaço no noticiário com o encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio, em Washington – uma história para a qual o governo quer holofotes.
Agora, há uma expectativa na assessoria direta do Lula e no PT de que o anúncio possa acontecer hoje. Não é impossível. E pode ocorrer se Lula se encontrar antes com Davi Alcolumbre, o que ainda não está previsto.
Mesmo que ninguém mais tenha dúvida sobre a escolha de Lula, uma conversa cara a cara com Alcolumbre, antes do anúncio oficial, parece ser o caminho mais adequado – não custa muito fazer alguma deferência ao maior cabo eleitoral de Rodrigo Pacheco e dono da pauta (e de muitos votos) no Senado, onde o indicado do presidente terá que ser aprovado.
A semana que vem, antes da viagem de Lula a Ásia na sexta-feira, parece ser o momento mais provável da indicação de Messias. O fato é que Jorge Messias está há uma semana no sereno e superou todas as tentativas de retirar o seu favoritismo. Até os que tentaram pressionar Lula para a escolha de Rodrigo Pacheco, já admitem que o lobby não prosperou.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou, hoje, da inauguração do escritório da Embraer em Nova Délhi, capital da Índia. O evento também contou com a presença de José Múcio, ministro da Defesa, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu, ministro da Aviação Civil da Índia, e do embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Felix Haczynski da Nobrega.
Em nota oficial, a Embraer disse que o “investimento estratégico reflete a visão de longo prazo da companhia de fortalecer sua presença na Índia e estreita colaboração com a indústria local para apoiar a missão de autossuficiência do país”. Com o novo escritório, a empresa, que está há 20 anos na Índia, pretende aumentar equipes em funções corporativas e áreas especializadas em compras, cadeia de suprimentos e engenharia.
“Este escritório abrange todas as nossas unidades de negócios e vai fortalecer a colaboração com parceiros, clientes e fornecedores”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, em comunicado. Cerca de 50 aeronaves da Embraer, de 11 modelos diferentes, operam hoje na Índia, servindo à Força Aérea Indiana, agências governamentais, operadoras de jatos executivos e à companhia aérea Star Air.
“Nossas aeronaves conquistaram reputação de desempenho e confiabilidade, e estamos confiantes de que nossa aeronave de transporte médio multimissão, o C-390 Millennium, é perfeitamente adequada para trazer capacidades adicionais à Força Aérea Indiana”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Luís Roberto Barroso exerce seu último dia como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) hoje. A aposentadoria do ministro foi formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira, com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Segundo a decisão, ela começa a vigorar amanhã.
Barroso anunciou que iria antecipar a aposentadoria na última quinta-feira. Ele assumiu a cadeira no STF em 2013, após ser indicado pela presidente Dilma Rousseff, e poderia ficar na Corte até março de 2033, quando atingiria a idade limite de 75 anos.
Na quarta-feira, o ministro teve um mal-estar e foi levado para o Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Ele estava na Corte quando houve uma queda de pressão. O ministro foi submetido a exames e recebeu alta no dia seguinte.
Com a saída do ministro, Lula busca um substituto para a vaga. Entre os principais cotados estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O petista se reuniu com ministros da Corte na terça-feira, no Palácio da Alvorada, para discutir a sucessão. Como revelou o Estadão, parte dos magistrados discorda da preferência de Lula por Messias.
A ministra Cármen Lúcia, única mulher atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou o debate sobre o assunto para reforçar seu apoio à presença de mais mulheres na mais alta Corte do país. O posicionamento foi dado ontem. Durante evento promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Cármen destacou a importância da representação feminina em todos os espaços da sociedade.
As declarações de Cármen Lúcia estão em sintonia com movimentos dentro do Judiciário e da sociedade civil que defendem a indicação de uma mulher para a vaga deixada por Barroso. O próprio ministro já afirmou que “ver com gosto” a possibilidade de uma sucessora.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, trocaram telefones e definiram que terão um canal direto de contato entre os dois – a exemplo do que fizeram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
A decisão foi tomada durante a reunião de pouco mais de uma hora que tiveram em Washington, ontem. Vieira e Rubio estiveram a sós por cerca de 20 minutos. Depois, foi a vez de uma reunião ampliada, com a presença de assessores.
Segundo fontes ouvidas pela TV Globo, o encontro ampliado teve foco no comércio entre os países e nos pedidos do Brasil pela revisão do tarifaço e das sanções impostas a autoridades brasileiras. As equipes dos dois países focaram na montagem de um cronograma de negociação.
Ficou acertado que uma primeira reunião técnica, entre negociadores brasileiros e uma equipe do governo norte-americano, será agendada para os próximos dias, de forma virtual.
Reunião em Washington
Em nota conjunta divulgada após o encontro, Marco Rubio, afirmou ter tido uma reunião “muito positiva” com o chanceler brasileiro. Ainda segundo o comunicado, Rubio e Vieira concordaram em manter o diálogo e trabalhar para agendar um encontro presencial entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”.
A reunião ocorreu 10 dias após Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversarem por telefone. Na ocasião, o governo americano informou que Rubio ficaria responsável por liderar as negociações sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros.
O encontro desta quinta-feira contou também com a presença do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e abordou temas ligados ao comércio e a questões bilaterais em andamento.
Em uma coletiva de imprensa, o chanceler Mauro Vieira disse que a reunião foi marcada por “uma atitude construtiva”. O chanceler disse ainda que a conversa com Rubio é o início de “um processo auspicioso” para a reversão do tarifaço.
“Durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química, o que foi decidido, sobretudo, no telefonema recente entre os presidentes Lula e Trump”, afirmou o ministro.
Novo capítulo nas relações entre os países
As relações entre Brasil e Estados Unidos entraram em forte crise em julho, quando Trump anunciou que iria impor tarifas de 50% a produtos brasileiros importados pelos americanos.
Em carta a Lula, Trump afirmou que o Brasil adotava práticas desleais de comércio e promovia uma caça às bruxas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As tarifas entraram em vigor no início de agosto.
A mudança na relação entre os dois começou na Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro, após um breve encontro nos bastidores. No dia 6 de outubro, Lula e Trump conversaram por telefone. A ligação durou cerca de 30 minutos e abordou temas econômicos, incluindo o tarifaço.
Segundo o governo brasileiro, Lula pediu que Trump revisse as tarifas, além de reconsiderar sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento de Bolsonaro. Mais tarde, no mesmo dia, Trump afirmou que pretende visitar o Brasil em breve. Ele chamou Lula de “bom homem” e disse que os dois devem fechar acordos comerciais.
Lula e Trump também trocaram telefones
A nota oficial do governo brasileiro sobre o telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 6 de outubro, cita que os dois chefes de Estado trocaram telefones para “estabelecer via direta de comunicação”.
A iniciativa partiu de Lula. Em entrevista exclusiva à TV Mirante, o petista afirmou que ele e Trump trocaram “telefones pessoais” e que os dois “não precisam de intermediário para fazer coisas boas para o Brasil e para os Estados Unidos”. A diplomacia segue um protocolo de tratativas para que uma ligação oficial entre dois chefes de Estado aconteça.
A ideia de Lula de os dois trocarem um contato mais direto – menos protocolar e com menos formalidade – faz parte da tentativa de construção de um novo capítulo na relação dos dois líderes, que estavam em crise há meses, situação agravada em julho após o tarifaço. No entanto, é praxe que até um contato mais informal entre presidentes de países, como proposto pelo petista, seja via assessores próximos.
Oposição desperdiça recursos apenas para gerar conteúdo para as bolhas digitais
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
A oposição ao governo do presidente Lula (PT) não cansa de dar provas da sua profunda desconexão com as necessidades do povo brasileiro. Enquanto a população clama por mais segurança, melhores serviços de saúde e educação, emprego, dignidade e proteção para mulheres (que continuam sendo violentadas e mortas), o foco dos deputados oposicionistas é sempre outro.
Perseguir membros do Supremo Tribunal Federal (STF) por motivos ideológicos e para causar impacto na mídia e em suas bolhas de redes sociais é a prioridade da oposição, quando não está empenhada em anistiar os golpistas que tentaram destruir a democracia brasileira.
Esta semana, um grupo de dez congressistas da oposição, sendo uns deputados e outros senadores, esteve ocupado formulando um pedido de impeachment contra os ministros do STF Flávio Dino e Alexandre de Moraes. Fazem parte dos partidos PL, Novo, PRD, PP e Republicanos.
Pergunte a qualquer trabalhador CLT, microempreendedor, motorista de aplicativo, professor — enfim, qualquer representante da população brasileira — se essa pauta interessa, se vai mudar alguma coisa na vida do povo.
Pior do que a perda de tempo com ações inúteis, como essa, são os argumentos. Entre as alegações para o impeachment de Flávio Dino está uma ordem do ministro de retirada de circulação de livros jurídicos que, na visão técnica de Dino, tinham conteúdos misóginos e homofóbicos.
Quer dizer, Dino tenta evitar que ideias que agridem mulheres e pessoas LGBTQIA+ continuem se propagando e merece impeachment por isso? Só na cabeça desse pessoal retrógrado mesmo, que pensa na contramão das evoluções da humanidade.
Já contra o ministro Alexandre de Moraes, o pedido de impeachment se baseia na atuação no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, aqueles que tentaram dar um golpe de Estado no Brasil e planejaram se manter no poder sem o aval das urnas. Uma infinidade de assessores ocupados com essas picuinhas da oposição, recebendo dinheiro público para não entregar absolutamente nada ao povo.
Bate-boca – Como se não bastasse a ineficiência do Congresso Nacional, a educação também tem passado longe. O presidente da CPI mista do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o deputado Alencar Santana (PT-SP), protagonizaram, ontem (16), um bate-boca durante reunião do grupo. A discussão foi em torno da criação da comissão, aprovada em junho deste ano. A comissão estava prestes a votar um requerimento para convocação de José Ferreira da Silva, irmão do presidente Lula (PT) e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi).
Barroso recebe alta – O ministro do STF Luís Roberto Barroso recebeu alta, no início da tarde de ontem (16), após passar a noite internado em um hospital de Brasília. Barroso sentiu uma indisposição, foi à unidade para exames e permaneceu em observação. A TV Globo apurou que a suspeita era de virose. Não foi publicado um boletim médico da condição de saúde do ministro. Ele formalizou seu pedido de aposentadoria antecipada na segunda-feira (13).
DPU para Eduardo Bolsonaro – O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, ontem, que a Defensoria Pública da União (DPU) apresente a defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito em que ele é acusado de coação no curso do processo. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República em 22 de setembro. A medida foi tomada depois de Eduardo, que está nos Estados Unidos, não responder à notificação por edital expedida pelo Supremo.
Mais segurança para crianças – O deputado federal Felipe Carreras (PSB) apresentou, ontem, o Projeto de Lei 4791/2025, que propõe regras nacionais para inspeção, manutenção e certificação de equipamentos em parquinhos públicos e privados de uso coletivo. A inspiração do projeto nasceu de uma constatação preocupante: todos os anos, milhares de crianças sofrem acidentes nesses locais e em brinquedos por falta de manutenção ou fiscalização adequada.
Antônio Coelho defende hospital para Petrolina – O deputado Antônio Coelho (UB) defendeu, ontem, na Alepe, a construção de um hospital regional estadual em Petrolina, no Sertão. Na tribuna, o parlamentar afirmou que a medida é uma necessidade “urgente, legítima e inadiável”, essencial para garantir atendimento digno e de qualidade à população do interior, que ainda precisa se deslocar por longas distâncias até a capital para ter acesso a serviços de saúde de alta complexidade.
CURTAS
Por falar em hospital no Sertão – A maternidade do Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro, no Sertão, deixou de atender pacientes de alto risco. A unidade era habilitada para esse tipo de atendimento e deixou de ter esse título por falta de profissionais de saúde, como obstetras e pediatras.
Prejudica toda a região – As mulheres grávidas de Salgueiro que tiverem problemas como diabetes ou hipertensão precisarão ser transferidas para outras cidades no momento do parto. A falta de profissionais na unidade prejudica não somente Salgueiro, como toda a região. Salgueiro é a cidade-sede da sétima gerência regional de saúde de Pernambuco.
Alô Secretaria de Saúde – Cidades como Floresta, Belém de São Francisco, Mirandiba, Verdejante e Terra Nova, entre outras, vão deixar de ter acesso ao benefício que era ter um hospital regional atendendo gestantes de alto risco e também as crianças recém-nascidas de alto risco.
Perguntar não ofende: Quando a oposição no Brasil vai começar a se interessar pelas pautas que melhoram a vida do povo?
Acabou agora, em Araripina, a noite de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro aconteceu na Câmara dos Vereadores, com apoio do prefeito Evilásio Mateus (PDT), e foi marcado por uma homenagem ao ex-governador José Ramos, araripinense e personagem da obra.
José Muniz Ramos Neto, de apenas 15 anos, fez uma fala em homenagem ao avô
Ramos, em tratamento de saúde no Recife, justificou a ausência e disse que a iniciativa em sua terra natal o revigora e o motiva a ser mais útil às pessoas, agradecendo penhoradamente pela deferência.
Com o neto e a irmã do homenageado: José Muniz Ramos Neto e Maria das Graças Ramos Alencar
Marcaram presença o prefeito Evilásio Mateus (PDT); o vice-prefeito Bringel Filho (PDT); o presidente da Câmara, Francisco Edivaldo (PP); o vereador João Erlan (Podemos); além de José Muniz Ramos Neto, neto do homenageado, e Maria das Graças Ramos Alencar, irmã de José Ramos.
Com o vice-prefeito Bringel Filho, o presidente da Câmara, Francisco Edivaldo, o prefeito Evilásio Mateus e o vereador João Erlan
“Os Leões do Norte” reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco (1930–2022), fruto de ampla pesquisa jornalística e historiográfica.
O público presente
A obra preserva a memória política e institucional do Estado e fomenta o debate sobre legados, contradições e impactos de gestão, com projeto gráfico e caricaturas de Samuca Andrade e ilustrações de Greg.