A versão da Prefeitura de Araripina sobre o Fundef

Neste sábado (7), um dia após este blog tornar público que os Servidores Públicos Municipais de Araripina estariam sem receber, da Prefeitura municipal, os recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a Secretaria Municipal de Educação se posicionou por meio de nota enviada à nossa equipe de reportagem.

Confira a nota na íntegra

Caro Magno,

Esclarecemos que o município de Araripina firmou um acordo com a Advocacia-Geral da União para que os recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF fossem pagos, a partir de 2022, em três parcelas anuais. Após o pagamento da primeira parcela, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu a decisão [RE 855091-RG] que excluiu os juros e rendimentos dos cálculos da vinculação da parcela dos 60% devida aos professores, o que consequentemente alterou os cálculos dos valores a serem pagos a esses profissionais.

Veja outras postagens

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (4) o pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, para reconsiderar a decisão sobre a Lei do Impeachment.

O decano do STF, em sua decisão, argumenta que a AGU não havia se manifestado nos autos e protocolou o documento após dois meses do tempo cabível. As informações são da CNN.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Marlos Porto*

Estamos a menos de um ano das eleições de 2026 e, no albor deste derradeiro mês de 2025, faz-se oportuno e necessário que as análises mais amplas do cenário político sejam elaboradas e trazidas a lume por quem se julga capaz de contribuir de algum modo com o debate, até mesmo para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão por todo e qualquer concidadão cônscio de seus deveres para com a coletividade, acerca de sua filiação a algum partido político, com vistas a uma eventual candidatura no ano que vem.

De antemão, penso que a disputa para o Senado Federal é a principal luta em 2026, mais até do que para presidente.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, assina nesta sexta-feira (5), às 18h, a ordem de serviço para a recuperação completa da PE-027, a Estrada de Aldeia. A solenidade ocorrerá no estacionamento do Armazém do Matuto, no km 9 da rodovia, com a presença da governadora Raquel Lyra. A obra, orçada em R$ 112,7 milhões, integra o programa PE na Estrada e terá início no sábado (6), com prazo de execução de 720 dias. O projeto contempla 28,72 quilômetros entre a entrada da PE-05 e o fim da pista pavimentada.

O ato contará com a participação da vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, do deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários municipais, vereadores e representantes do Governo de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), responsáveis pelo projeto, já estão em andamento atividades técnicas como mapeamento de interferências, estudos de drenagem, levantamento topográfico e identificação de áreas para desapropriação. Diego Cabral afirmou que a assinatura representa “um marco na história de Camaragibe e do Grande Recife, tendo em vista a importância da Estrada de Aldeia para a região”.

O secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Martins, destacou que o conjunto de ações preparatórias é essencial para liberar as frentes de trabalho. “A recuperação da Estrada de Aldeia é um projeto amplo, complexo e que requer um trabalho intersetorial da Prefeitura junto aos órgãos estaduais de mobilidade e engenharia. Para auxiliar nesse processo, o DER-PE terá uma sala instalada em um dos canteiros de obras para atuar nas desapropriações, necessárias em alguns trechos para concluir o projeto”, afirmou. De acordo com o Governo do Estado, a obra beneficiará cerca de 500 mil moradores de cinco municípios e inclui alargamentos, trechos de pista dupla, ciclovia, drenagem urbana e adequações de acessibilidade.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Antonio Magalhães*

Perseguições e prisões injustas por razões políticas e religiosas fazem parte do registro da natureza sombria da humanidade. Mas a punição dos déspotas também ocupa páginas deste livro da infelicidade. A Bíblia relata diversos casos de prisões e condenações injustas sofridas por profetas, apóstolos e até mesmo por Jesus. E também conta o fim do romano Pôncio Pilatos, que se omitiu e deixou Jesus ser condenado à morte. Tempos depois, Pilatos foi levado a Roma, julgado e condenado à morte pelo imperador. Antes da execução, suicidou-se.

Já o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi vítima da intolerância governamental. Em 1862, publicou um romance em que narra um dos períodos mais difíceis da sua vida: os anos em que passou na prisão. Em 1849, ele foi condenado à morte por debater ideias “revolucionárias”. Porém, minutos antes do fuzilamento, sua pena acabou sendo comutada por quatro anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria. Essa fase, de 1850 a 1854, deixaria marcas profundas no escritor, que transformou a dor do confinamento nas Memórias da Casa dos Mortos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, exonerou Romero Leal, Romerinho e todos os integrantes do grupo político ligado ao ex-prefeito, encerrando a participação da família Leal na administração municipal. A decisão, confirmada por Israel a uma fonte citada pelo Blog do Márcio Fellipe, marca o fim da aliança que atuou de forma conjunta na eleição de 2024. Após a vitória, Romero assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e Romerinho, ex-prefeito de Toritama, passou a comandar a Secretaria de Cultura.

Segundo interlocutores, o desgaste teve início após o anúncio da pré-candidatura de Romero Leal a deputado estadual, movimento que não contou com o apoio de Israel, que declarou alinhamento ao presidente da Alepe, Álvaro Porto. A divergência culminou nas exonerações e no rompimento entre os grupos políticos.

Palmares - Natal Encantado 2025

Voltando de Bonito após o lançamento do meu livro “Os Leões do Norte”, finalmente encontrei uma estrada feita pelo governo Raquel Lyra (PSD): a PE-109, no trecho que liga Bonito a São Joaquim do Monte, requalificada no ano passado pelo programa PE na Estrada.

Segui por esse percurso, que dá acesso ao município do vice-líder do governo na Alepe, Joãozinho Tenório (PRD). O asfalto até está em boas condições, mas a via não tem acostamento nenhum. No vídeo, mostro o risco que isso representa para quem passa por aqui. Prefeitos da região relataram que já ocorreram acidentes pelo mesmo motivo. É essa a “estrada de mudança” entregue por Raquel. Confira!

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (4), as primeiras atrações do Carnaval 2026. Iza, João Gomes, Ludmilla, Liniker e Pato Fu estão entre os artistas com shows públicos confirmados durante o período de folia.

No total, foram reveladas 70 atrações. Também estão na lista nomes como Alok, Seu Jorge, Priscila Senna, Gaby Amarantos e outros.

A abertura da programação está prevista para a quinta-feira pré-carnaval, no dia 12 de fevereiro. Os shows seguem até a terça-feira, no dia 17. As informações são da Folha de Pernambuco.

Por Jornal O PODER

Empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde setembro, o paraibano Alex Azevedo tem destacado o trabalho da estatal para ampliar a concessão de ferrovias.

Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, conduzido por Magno Martins com participação de jornalistas de diversas regiões, ele ressalta a importância de investimentos para o setor a fim de desenvolver o Brasil do futuro.

Alex reforçou ainda o lançamento da primeira concessão no Nordeste e o cronograma para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quinta-feira (4) que a Lei do Impeachment “caducou”. Ele ainda negou que isso se trata de uma proteção ao STF.

Na quarta-feira (3), Gilmar deu liminar para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Suprema Corte. Na prática, a decisão suspende trecho da lei de 1950 que previa a prerrogativa para qualquer cidadão brasileiro. As informações são da CNN.

Do G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, hoje a existência de problemas do governo com o Congresso Nacional. O petista, porém, criticou as emendas impositivas e disse que o Legislativo “sequestrar 50% do orçamento da União” é um erro histórico.

“Vocês acham que nós do governo temos problema com o Congresso Nacional? A gente não tem. Eu, sinceramente, não concordo as emendas impositivas. Eu acho que o fato do Congresso Nacional sequestrar 50% orçamento da União é grave erro histórico, eu acho. Mas, você só vai acabar com isso quando você mudar as pessoas que governam e as pessoas que aprovaram isso”, disse o petista.

O presidente deu a declaração na 6ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, hoje, que a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment de magistrados da Corte é “fruto da polarização política”.

O deputado deu a declaração durante participação em um fórum sobre segurança jurídica, promovido pelo portal Jota. Ontem, o ministro Gilmar Mendes decidiu limitar apenas à Procuradoria-Geral da República a possibilidade de apresentar denúncias contra ministros do STF.

O município de Bonito, no Agreste pernambucano, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado na Câmara dos Vereadores e contou com a presença do prefeito, Ruy Barbosa (PSB), e do presidente da Casa, Eiji Morimura (PSD).

O prefeito de Bonito, Ruy Barbosa (PSB), e sua primeira-dama, Teresa Barbosa.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, estiveram presentes a primeira-dama, Teresa Barbosa, e os vereadores Gustavo CD (Avante), Holandinha (PSB), Didi do PAED (PSD), Henrique da Gold (MDB), Carlos Vilela (PSB), Val da Elétrica (Republicanos), João Diniz (PSol) e Valdiane Souza (Avante).

O vereador mais jovem do Estado, Carlos Vilela (PSB)