Com Raquel, Estado cai do primeiro para o quarto lugar no Ideb

Pernambuco, que já ostentou o título de primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), acaba de amargar uma queda significativa na edição de 2023, divulgada hoje. Passou a ocupar a quarta posição. O resultado coloca em xeque a qualidade e condução da educação na gestão Raquel. Acende ao mesmo tempo o alerta para especialistas, deixando a governadora numa posição bastante desconfortável.

Segundo especialistas da área, o declínio do Estado é reflexo de uma série de decisões equivocadas e do desmonte da estrutura educacional nos últimos dois anos. Quem acompanha os noticiários e as redes sociais, diariamente, se depara com notícias negativas vindas da educação de Pernambuco.

Diminuição dos investimentos no setor, impactando diretamente a infraestrutura das escolas, a formação dos professores e a oferta de recursos pedagógicos são alguns dos pontos colocados em discussão. Além disso, a desvalorização da carreira docente, com salários baixos e condições precárias de trabalho, também reflete no resultado divulgado.

Logo no início do ano letivo de 2023, a gestão de Raquel Lyra deixou as escolas sem merenda e alunos sem fardamento e material escolar. Ainda promoveu demissões em massa e atrasou o pagamento dos trabalhadores terceirizados. O programa Ganhe o Mundo uma marca da gestão de Eduardo Campos, criado em 2011, com o objetivo de ofertar cursos de idiomas a alunos da rede estadual de ensino e proporcionar viagens ao exterior para aperfeiçoamento do aprendizado, teve os embarques suspensos nos anos de 2023 e 2024.

Outro ponto é a escassez de recursos para a modernização das escolas e a implementação de ferramentas digitais teria limitado o acesso dos alunos a novas tecnologias e prejudicado o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. A queda de Pernambuco no ranking do IDEB preocupa em relação às consequências negativas do desinvestimento na educação.

A falta de qualidade no ensino pode ter impactos sociais e econômicos a longo prazo, gerando desigualdade, desemprego e a perpetuação do ciclo da pobreza.

Veja outras postagens

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, foi encontrado na noite desta quarta-feira (3) em Olinda. Segundo familiares, ele foi encaminhado ao Hospital Português, no Recife, para avaliação médica.

Mais cedo, a família havia informado o desaparecimento de Newton, que havia sido visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, no Recife, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo tinha sido registrada às 15h30, no sentido de Abreu e Lima.

Até o momento, a família não repassou novos detalhes sobre seu estado de saúde.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira (3), no Recife. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo foi registrada às 15h30, seguindo no sentido de Abreu e Lima. Segundo a família, Newton não utiliza celular, e informações podem ser repassadas aos filhos Clarissa (81 99954-9808) e Marcelo (81 99103-2700).

Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de Olinda empossou, nesta quarta-feira (3), 72 novos professores que passam a integrar a rede municipal de ensino. Com a nomeação, o município ultrapassa a marca de 900 docentes convocados, sendo quase 700 apenas em 2025, na gestão da prefeita Mirella Almeida. Os profissionais chegam em um momento de avanço na educação local: em 2024, Olinda superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, com 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo o Ministério da Educação.

Na mesma data, a gestão municipal entregou a pavimentação da Travessa Sarapião, no bairro do Amaro Branco. A solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do assessor especial da Casa Civil do Estado e ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, além da secretária de Obras, Cláudia Peregrino, do vereador Jesuíno Araújo e de Robson Gomes, assessor do deputado federal Túlio Gadelha.

Durante a inauguração, a prefeita destacou os desafios enfrentados pela cidade e a continuidade das obras. “A gente vai estar andando em cada canto da cidade, nos becos, vielas e avenidas principais, para fazer mais e melhor. Passamos por uma quadra chuvosa histórica, mas seguimos com fé, vontade de trabalhar e resiliência para avançar”, afirmou. Já o professor Lupércio lembrou que o termo de serviço da pavimentação foi assinado em sua gestão e ressaltou a importância das entregas nos primeiros meses de governo de Mirella Almeida.

Ipojuca - No grau