Obras de Centro de Excelência Municipal avançam em Belo Jardim

As obras do novo Centro de Excelência Municipal (CEM) Professor José Vieira da Costa, em Belo Jardim, estão em ritmo acelerado e a gestão municipal afirma que devem ser concluídas antes do prazo estipulado. Localizado no antigo Centro Social Urbano, no bairro São Pedro, o projeto teve um investimento de R$ 3,77 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e atenderá cerca de 1.000 alunos em uma estrutura que inclui 12 salas de aula, área administrativa, sala para professores, cozinha, despensa e um pátio coberto.

“Estamos transformando um sonho antigo em realidade para oferecer um ambiente de aprendizado acolhedor para nossos alunos”, afirmou o prefeito da cidade, Gilvandro Estrela.

Além disso, o município celebrou a entrega de mais de dois mil litros de leite a 345 famílias através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a presença do secretário de Agricultura do Estado, Cícero Moraes.

A gestão municipal também destacou a recente aquisição de um novo trator YTO, que auxiliará os agricultores na aração de terras para plantio, através do programa “Ação 20ZV – Fomento ao Setor Agropecuário”, que faz parte do convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Gravada inteiramente na Caatinga, a série “Drags Justiceiras” mistura ação, aventura e humor ácido. A trama acompanha três drags que cruzam o Sertão a bordo do Drag Truck (um imponente ônibus Mercedes amarelo manga, de 1980) enfrentando criminosos e preconceitos com salto alto, ironia e coragem. Filmada em locações de Petrolina e comunidades rurais da região, “Drags Justiceiras” aposta numa estética cinematográfica que valoriza os contrastes da Caatinga transformando o bioma em personagem vivo dentro da trama.

Sob a direção do cineasta Wllyssys Wolfgang, premiado no Festival de Triunfo e dono de uma trajetória marcada pela inovação estética, a produção mobilizou mais de cem profissionais, entre elenco, equipe técnica e figurantes, a maioria do próprio Sertão do São Francisco. “Drags Justiceiras é sobre ocupar o sertão com outras imagens. Um sertão inventivo, queer, cinematográfico e muito mais próximo do que somos hoje”, afirma Wolfgang.

Protagonizada por Devi Cruz (Latypha Egytoh), Jadir Souza (Bekka Boom), Hertz Felix (Divinna Luxxy) e Fernanda Luz (Crisão), a série acompanha o grupo em meio a estradas empoeiradas, shows, romances e tiroteios. As personagens enfrentam vilões que simbolizam opressões sociais ainda presentes no país, numa trama que usa o humor e o deboche como armas contra o preconceito. Mais do que uma aventura, a série propõe uma nova forma de olhar o sertão — não como um lugar de carência, mas de invenção e diversidade.

A produção da WW Filmes, em parceria com a Caroá Produções, tem incentivo do Funcultura Audiovisual/Fundarpe e apoio da Prefeitura de Petrolina. Com passagens por plataformas como Globoplay, Looke, Prime Video, Apple+ e Claro TV, a produtora reafirma seu papel no fortalecimento do audiovisual pernambucano.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A cidade de Toritama viveu um domingo marcado por esporte e solidariedade com a realização da 1ª edição do Run Rosa, que reuniu quase duas mil pessoas e se consagrou como a maior corrida já realizada no município. O evento, promovido pela Prefeitura, se transformou em uma grande mobilização pela prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, reunindo ações de saúde, conscientização e lazer.

Com percursos de 3 e 6 quilômetros, a concentração aconteceu em frente ao Parque Biblioteca Maria dos Anjos. Mais de 1.500 medalhas foram distribuídas, e os vencedores subiram ao pódio nas duas categorias. O prefeito Sérgio Colin celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o engajamento popular. “Ver quase 2.000 pessoas correndo pelas ruas da nossa cidade é a maior prova de que Toritama abraçou a causa da saúde e da prevenção”, afirmou. A estrutura do evento também contou com sorteios, área de recuperação, serviços de fisioterapia, vacinação e testagens rápidas.