Último dia para prefeitos inaugurarem obras

A partir deste sábado, prefeitos e agentes públicos estão proibidos de realizar ações que possam afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos, conforme o Art. 73 da Lei Federal 9.504/1997. Isso inclui a participação em eventos de entrega de obras públicas. O TSE também proíbe nomeações, exonerações e contratações nesse período.

As prefeituras de Recife e Olinda, por exemplo, já informaram que desativarão suas redes sociais nesta sexta-feira, com o retorno das atividades digitais somente após o término do período eleitoral.

Diante dessas restrições, o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição, se apressou para apresentar algumas obras antes da proibição. Ontem ele entregou duas obras de contenção de encostas em Dois Unidos e inaugurou o primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Recife. Hoje, ele inaugurará a 1ª etapa do Parque Tamarineira.

Em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), também candidato à reeleição, entregou ontem uma Clínica de Tratamento Multidisciplinar de Autistas. Hoje, ele assinará contratos de regularização fundiária e entregará escrituras aos moradores do Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Com informações do JC

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou nas primeiras horas de abertura dos colégios eleitorais neste domingo (6), na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP).

Lula estava acompanhando dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho), da primeira-dama, Janja, e do candidato do PT de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira.

Depois de votar, Lula acenou aos fotógrafos e cinegrafistas e conversou com jornalistas. Sem citar nenhum candidato e sem usar bottom ou adesivo de campanhas, o presidente criticou o uso da mentira nas eleições. Ele estava vestindo uma camisa lisa de cor azul.

“Tem agora a fake news, tem agora a quantidade de mentiras, tem agora a quantidade de provocações, tem agora o surgimento de candidatos que não têm nenhum compromisso com ninguém a não ser provocar, a não ser falar mentira”, afirmou.

Lula então incentivou que os eleitores pesquisem o passado dos candidatos, porque isso é importante para saber o que eles farão no futuro.

“Enquanto tiver democracia existirá o direito do povo escolher. Para o bem ou para o mal, é o povo que vai escolher. E se ele tiver boas informações, ele sempre vai escolher para o bem”, afirmou.

O presidente disse que é importante saber quem vai respeitar a questões relacionadas às mulheres, aos negros e à população LBDTQIA+. E afirmou que espera que o resultado das eleições seja benéfico para milhões de pessoas, que não precisam ser governadas, mas cuidadas.

Questionado por um jornalista sobre a regulação das redes sociais, Lula disse que era preciso perguntar sobre o assunto para os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Da Folha de São Paulo

Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão e nas plataformas digitais, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou a realização do 1º turno das Eleições Municipais de 2024 neste domingo (6). Em seu discurso, ela enfatizou a importância de um voto consciente e seguro, destacando que a escolha de cada eleitora e de cada eleitor define o modelo de cidade em que se deseja habitar.

A ministra Cármen Lúcia convocou os mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a exercer sua soberania participando do pleito, que ocorrerá das 8h às 17h (no horário de Brasília) em 5.569 municípios, onde serão eleitos representantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

“O voto é o gesto que guarda o seu ideal de cidade onde cada um vive e quer realizar seus sonhos. O voto democrático é um espaço de liberdade individual para a construção social. O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas as pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente”, afirmou.

Ela convidou cidadãs e cidadãos a exercerem seu direito fundamental de participação, recomendando que o façam com tranquilidade e seriedade. “Assim, cada um desempenhará o seu dever de cuidar de si e do outro, a fim de que, juntos, sejamos autores da cidadania comprometida e livre para o bem de todas as pessoas”, declarou.

A presidente do TSE ressaltou o voto como um instrumento legítimo de democracia participativa, garantido pela Carta Magna. “A Constituição brasileira, que hoje completa 36 anos de vigência, contemplou-nos com o direito fundamental de votar, para que essa democracia, baseada na soberania do povo, florescesse. Em nenhum outro momento da vida política, cada cidadã, cada cidadão é mais soberano do que na hora do voto, que tem o seu sigilo garantido pela urna, absolutamente segura”, explicou.

Cármen Lúcia destacou o empenho das servidoras e dos servidores da Justiça Eleitoral na preparação das eleições. “A Justiça Eleitoral trabalhou com afinco e engajamento total para que eleitoras e eleitores possam ir tranquilamente, entre as 8 horas da manhã e as 17 horas da tarde – horário de Brasília –, a seu local de votação e para que a urna, segura, auditável e inquestionável, acolha o seu voto. Ele será apurado, o resultado será proclamado e os eleitos serão empossados segundo o que a maioria do eleitorado decidir, como é próprio da democracia”, afirmou.

No fim do pronunciamento, a ministra desejou uma eleição tranquila a todos e ressaltou que o voto é o meio pelo qual o eleitorado molda o perfil das cidades brasileiras. “Cada eleitora e cada eleitor faz sua cidade, e cada cidade é o Brasil no qual caminhamos todos os dias. Do plural, fazemos a unidade cívica. Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis. O seu voto é a cidade que se constrói”, concluiu.

Do TSE.

Por Vitor Nascimento

Repórter do blog

O candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), chegou ao seu colégio eleitoral, em Boa Viagem, Zona Sul, por volta das 9h . O postulante chegou acompanhado da vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause (Cidadania), e da vice de chapa, Mariana Melo (PSDB).

Coelho falou sobre a expectativa positiva para eleição. “ Recife quer mudança, e o voto na nossa campanha é um voto voltado aos invisíveis, por um Recife melhor, pelas pessoas de espectro autista, pelos animais e pelo meio ambiente”. Em tom positivo, Daniel acredita que chegar ao segundo turno pode mudar o cenário em que, segundo ele, a cidade está. “A gente espera a confiança de todo mundo nesta eleição. Nossa campanha foi relativamente curta, mas propositiva”, pontuou. Ele também pontuou sobre o apoio de Raquel Lyra durante a sua campanha (confira no vídeo abaixo).

Após a saída, Daniel cumprimentou eleitores e seguiu para acompanhar a vice, Mariana Melo, em sua votação no Pina. Logo depois, Coelho deve seguir com Melo para a votação da vice-governadora, na Zona Norte do Recife.

Confira:

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Após votar em Apipucos, o prefeito do Recife, João Campos, falou à imprensa que está confiante no processo eleitoral. Ele salientou ser importante que os recifenses exerçam o seu direito indo votar e agradeceu pelo apoio que tem recebido.

João chegou acompanhado do seu vice, Victor Marques (PCdoB), da ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), do senador Humberto Costa (PT), e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). Estavam com o socialista também a ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos, e o deputado Sileno Guedes.

Confira

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Com 26 minutos de atraso, o prefeito e candidato à reeleição pelo PSB, João Campos, chegou ao local de votação, na manhã deste domingo (6).

Acompanhado do vice, Victor Marques (PCdoB), de Marília Arraes (Solidariedade), do senador Humberto Costa (PT) e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). João ainda não falou com a imprensa, mas vai falar ao sair da votação.

Já estou na BR-232, rumo a Caruaru, na companhia de Otávio Souto, para cobrir a eleição mais importante deste primeiro turno no Estado. Com o amplo favoritismo de João Campos (PSB), a disputa no Recife perdeu a graça. 

Já Caruaru, terra da governadora Raquel Lyra (PSDB), virou palco de uma eleição estadualizada, uma prévia de 2026. A reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), aliado de Raquel, é ponto de honra para a governadora diante da força que João, seu provável adversário em 2026, deve dar seu start do Recife.

A disputa em Tabira já iniciou neste domingo (6) pegando fogo. Uma confusão generalizada foi registrada no início da manhã de hoje, em plena praça pública, entre as militâncias de Flávio Marques (PT) e Nicinha de Dinca (PP). O município tem tradição de acirramento político.

Confira o vídeo abaixo

Ao encerrar a programação da campanha em Caruaru, neste sábado (5), o candidato a prefeito Fernando Rodolfo (PL) foi para Angelim, onde sua esposa é candidata a vice. O grupo se revoltou após presenciar, em praça pública, integrantes da campanha adversária literalmente comprando votos. Uma discussão foi filmada e colocada na internet, onde Fernando cobra respeito ao processo eleitoral.

Ao final, o deputado foi enfático e prometeu levar o caso à Justiça. “Compra de votos é algo inaceitável. Vamos tomar as providências, levaremos o caso à Justiça, pois a conduta dos nossos adversários em Angelim extrapolou todos os limites do bom senso”, afirmou.

Confira o vídeo:

As eleições municipais pernambucanas foram abertas, na manhã deste domingo (7), com um pedido de consciência e tranquilidade aos eleitores do Estado por parte do presidente do TRE-PE, o desembargador Cândido Saraiva. 

Em Pernambuco 7.152.871 eleitores estão aptos a participarem do pleito que vai definir os prefeitos e vereadores dos 184 municípios. 

“Desejo que todos votem, participem do processo eleitoral com consciência e tranquilidade, pois é a participação efetiva de todos que decide o rumo da sociedade e consolida a democracia”, salientou. 

Segundo o presidente do TRE-PE, mais de 100 mil pessoas estão envolvidas nas eleições, entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores, servidores e colaboradores, para assegurar que a votação aconteça sem maiores problemas. 

“Trabalhamos intensamente ao longo dos últimos meses para garantir um processo eleitoral transparente e seguro. Contamos com a colaboração de todos”, afirmou o desembargador.

Este ano, os eleitores pernambucanos vão escolher 184 prefeitos e 2.149 vereadores. Concorrem às vagas 523 candidatos a prefeito, além de 15.002 mil candidatos a vereador. 

A maioria dos municípios conhecerá seus prefeitos neste domingo (6). A exceção pode fica por conta de seis cidades que podem ter segundo turno por possuírem mais de 200 mil eleitores: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Caruaru e Petrolina.

Da Folha de Pernambuco

Por Vitor Nascimento

Repórter do blog

A movimentação em um dos locais de votação, na Zona Sul do Recife, está sendo tranquila neste domingo de pleito eleitoral. Muitas pessoas vieram exercer o seu direito ao voto logo cedo, sem nenhuma intercorrência, desde as 8h da manhã em um colégio particular localizado em Boa Viagem. 

Uma dessas pessoas é o aposentado Sérgio Marcos Luz da Silva, de 67 anos. Mesmo com questões de mobilidade, já que é cadeirante, ele disse que sempre está presente em todos os pleitos. “O voto é muito importante para todos, para melhorar a vida de todo mundo. Sempre faço questão de votar”, afirma.

Segundo o aposentado, não existiu nenhuma dificuldade na questão de acessibilidade para escolher os seus candidatos. “Foi tranquilo, acessível e rápido”, pontuou.

Até o momento, nenhum problema relacionado às urnas eletrônicas foi identificado neste local de votação.

Na hora de exercer o seu direito de voto, é fundamental estar preparado. Para garantir uma votação tranquila e sem imprevistos, a Justiça Eleitoral lista os documentos oficiais com foto que são aceitos no dia da votação. 

Documentos aceitos

  • e-Título (se tiver foto), disponível gratuitamente para Android e iOS;
  • carteira de identidade,
  •  passaporte; 
  •  carteira profissional emitida por entidade de classe reconhecida por lei;
  • certificado de reservista;
  • carteira de trabalho (somente a versão física);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É importante lembrar que, mesmo que você tenha o seu título de eleitor, ele não é obrigatório para votar. O essencial é apresentar um dos documentos acima. 

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (6) para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.569 cidades. Há 155.912.680 eleitores no país aptos a votar no 1º turno, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A maioria do eleitorado é de mulheres. Eis como se divide o eleitorado brasileiro:

mulheres – 81.806.914 (52,47%);

homens – 74.076.997 (47,51%);

votantes que não informaram o gênero – 28.769 (0,02%).

Não há eleições municipais em Brasília (DF) (2.176.616 eleitores) e em Fernando de Noronha (distrito estadual de Pernambuco) (3.454 eleitores). Brasileiros com registro para votar no exterior (761.390 eleitores) também não participam do pleito municipal: só estão aptos a votar na disputa presidencial. Ou seja, 2.941.460 não podem votar neste domingo.

Dados oficiais mostram que o eleitorado apto a votar em cidades que elegem prefeitos cresceu 5,4% em relação ao pleito municipal de 2020 – quando eram 147.918.483 eleitores. Leia no infográfico a seguir evolução do eleitorado apto a votar para prefeito ao longo dos anos:

A votação se pela 1ª vez dá de forma simultânea em todo o Brasil: tem início às 8h e se encerra às 17h, no horário de Brasília. Ou seja, em Rio Branco (AC), que tem duas horas a menos em relação a Brasília, a eleição será das 6h da manhã até 15h.

O eleitorado vota dividido em 500.183 seções distribuídas em 2.619 zonas eleitorais.

Os municípios com o menor e o maior eleitorados ficam no Estado de SP:

Borá (no noroeste paulista) – 1.094 eleitores;

São Paulo (capital do Estado) – 9.322.444 eleitores.

VOTANTES POR FAIXA ETÁRIA

Para 135.386.443 eleitores, o voto é obrigatório em 2024 –a maioria desse contingente está na faixa etária de 45 a 59 anos (38.883.736). Já os eleitores de 16 a 17 anos, que não são obrigados a votar, são 1.836.081.

Em 2020, o Brasil tinha 5.568 municípios. Agora, são 5.569 porque foi criada Boa Esperança do Norte, no Estado de Mato Grosso. Essa cidade com 4.243 pessoas aptas a votar teve sua criação confirmada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em outubro de 2023.

Das 5.569 cidades em que as eleições serão realizadas neste ano, 103 podem ter disputa de 2º turno, pois tem mais de 200 mil eleitores registrados. A lista cresceu desde a última disputa municipal, em 2020, quando eram 95 localidades com essa possibilidade de uma 2ª rodada –que agora em 2024 será, quando for o caso, em 27 de outubro.

Quando tem 2º turno? – é mandatório nos municípios com mais de 200 mil eleitores se nenhum candidato alcançar pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos no 1º turno. Os votos válidos são os dados aos candidatos (não se consideram nessa conta os brancos e nulos).

Do Poder360*