Comissão da Alepe propõe força-tarefa para acompanhar reforma do HR

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve capitanear uma força-tarefa interinstitucional para acompanhar a reforma e outros projetos de melhoria previstos pelo Governo do Estado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. O encaminhamento foi realizado hoje, durante audiência pública em que o colegiado debateu o balanço das ações da Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizadas no 2º quadrimestre deste ano.

A ideia é que o grupo possa reunir, além de deputados estaduais, representantes da Câmara Municipal do Recife, do Conselho Estadual de Saúde e de entidades como o Sindicato dos Médicos de Pernambuco. “Hoje a gente teve a notícia de que o Governo do Estado lançou o edital de licitação da primeira etapa da reforma do HR, o que nos deixa felizes depois de algum tempo cobrando providências nesse sentido. Entendemos que esta Casa, por meio dessa comissão que a gente está sugerindo, pode acompanhar e contribuir com esse processo”, afirmou o deputado Sileno Guedes (PSB), que presidiu a audiência pública.

Sileno também se manifestou preocupado com a superlotação no HR. Conforme dados enviados pela SES em resposta a um pedido de informações feito pelo parlamentar, a taxa de ocupação na unidade chegou a 111,14%, em junho, e a 118,46%, em julho, mantendo-se em alta nas semanas seguintes. “Esse cenário coincide com o fechamento do Hospital de Neurologia, que dava retaguarda ao HR. E temos a preocupação com o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, que o governo também já anunciou que fechará após inaugurar o Hospital da Mulher do Agreste. Nos últimos anos, nove hospitais foram construídos, e a demanda de atendimento sempre existe. Nos aflige ver, na contramão disso, hospitais sendo fechados”, disse o deputado.

Presente à audiência, a secretária estadual da Saúde, Zilda Cavalcanti, reconheceu o problema no HR e informou que as equipes da pasta estão debruçadas em encontrar soluções para a superlotação. Também garantiu que a nova unidade de saúde a ser aberta em Caruaru terá uma oferta maior de serviços em relação ao hospital que está prestes a ser fechado.

A reunião também foi acompanhada pela deputada Socorro Pimentel (União Brasil), pelos deputados Luciano Duque (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota) e Fabrízio Ferraz (Solidariedade), pelo vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos), pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sônia Pinto, e por secretários executivos da SES.

Veja outras postagens

O STF (Supremo Tribunal Federal) já condenou 375 réus pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na denúncia de 1682 envolvidos.

Ao todo, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), mais de 900 pessoas foram responsabilizadas, incluindo aqueles que firmaram acordo com a Justiça.

A maior parte dos invasores foi condenada por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Ao todo, 155 réus estão presos. De acordo com informações do STF, 78, provisoriamente, 70 definitivamente, e 7 estão em prisão em domiciliar. Até o momento, apenas quatro foram absolvidos.

Além desses, 527 réus optaram por assinar acordos de não persecução penal. Por meio desse instrumento, quem responde por crimes menos graves pode ter a ação penal encerrada sem condenação, desde que cumpra medidas alternativas.

Entre essas medidas, estão prestar 150 horas em serviços comunitários e participar de curso sobre democracia. Nesse período, os réus ficam com passaportes e porte de arma suspensos e não podem usar redes sociais. Após o cumprimento total, mantêm a condição de réus primários.

De acordo com informações do STF, o tribunal tem 1.093 casos com crimes simples ligados ao 8 de janeiro, dos quais julgou 147, e 459 de crimes graves, dos quais 228 foram julgados.

No total, há 1.552 ações penais em curso.

As investigações e as ações penais tramitam sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. As decisões foram tomadas pela Primeira Turma de forma unânime e por maioria no plenário, vencidos os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Dentre os 1.682 denunciados, 1.204 o foram na condição de incitadores, 407 na de executores, 63 na de financiadores, e há ainda 8 autoridades, de acordo com divisão feita pelo MPF.

Cada réu é julgado individualmente pelo STF, na maioria dos casos no plenário virtual, ambiente remoto por meio do qual os ministros incluem os votos e não há discussão entre eles a respeito dos temas analisados.

Dentre os executores, boa parte teve pena de 3 a 17 anos de prisão, além de multa e indenização por danos morais coletivos de R$ 30 milhões. O valor corresponde aos prejuízos materiais causados, além dos danos a bens culturais e históricos, e deverá ser dividido por todos os condenados.

O MPF pediu a condenação de sete integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal na data das invasões. As investigações em relação a financiadores e outras autoridades envolvidas no caso ainda estão em curso.

Da Folha de São Paulo.

Conheça Petrolina

Por Iander Porcella
Do Estadão

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiram usar a renúncia do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para provocar o governo Lula nesta segunda-feira, 6. Ao comentar a crise política no país norte-americano, os bolsonaristas aproveitaram para fazer previsões de derrota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, quando o petista pode concorrer a um novo mandato. A decisão de Trudeau, considerado um progressista, foi anunciada no mesmo dia em que o Congresso dos Estados Unidos certificou a vitória de Donald Trump na disputa pela Casa Branca. O retorno do republicano tem animado o conservadorismo de direita no cenário global.

Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos de Bolsonaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi irônica em publicação nas redes sociais. “Se alguém mais por aqui quiser renunciar, se algum outro líder progressista ou comunista quiser renunciar, aproveite a oportunidade, fique à vontade, a gente vai entender”, escreveu, no Instagram. A deputada Júlia Zanatta (PL-SC), da tropa de choque bolsonarista na Câmara, destacou que Trudeau deixará o cargo logo após os democratas serem derrotados por Trump nos EUA. “Agora só falta Lula cair. Fiquem de olho: os ventos da mudança sopram rápido e vão chegar ao Brasil logo”, postou, no X.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) comparou o cenário econômico do Brasil, considerado por ela de crise, ao do Canadá. “Lula, a sua hora de ser colocado para fora, pelo povo, pelas vias constitucionais, também está chegando”, escreveu, também no X. A parlamentar frisou que uma eventual saída do petista do poder ocorreria de forma constitucional no momento em que se aproxima a análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o inquérito em que a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e mais de 30 outras pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 para impedir a posse de Lula no Palácio do Planalto.

Camaragibe Avança 2024

Por Bela Megale
Do Jornal O Globo

O presidente Lula delegou à ministra da Cultura, Margareth Menezes, a chefia de uma missão do governo brasileiro em Benin, na África.

Na quarta-feira (8), Margareth vai embarcar para Cotonou e Uidá, no país africano, onde terá encontros com autoridades locais e participará do Festival das Culturas Ancestrais. Uma das agendas será a instalação de um Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, com a presença do ministro da Cultura do Benin.

Margareth Menezes vai representa o governo brasileiro nas agendas de cooperação entre os dois países, que ocorrem em diferentes áreas, como cultura, infraestrutura e esporte.

A delegação brasileira será composta por membros do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, IPHAN, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Igualdade Racial, Embratur, e representantes do governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.

Em maio do ano passado, o presidente Lula recebeu o presidente do Benim, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foi assinado acordo com o Ministério da Cultura para intensificar a cooperação cultural entre os países.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte anunciou, nesta segunda-feira (6), a reformulação do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), oferecendo uma nova casa de apoio para pacientes que realizam tratamentos médicos no Recife. O espaço, que começou a operar no dia 2 de janeiro, passou por melhorias significativas e agora conta com dormitórios separados por gênero, quartos climatizados, áreas de lazer com TV e quatro refeições diárias. Além disso, uma equipe de 10 cuidadores foi designada para garantir o suporte necessário aos pacientes.

Durante entrevista à Rádio Filadélfia FM, a secretária de Saúde, Pollyane Costa, e a presidente da Fundata, Mayane Menezes, relataram que a antiga casa de apoio estava em condições precárias, com denúncias de falta de higiene e uso inadequado do espaço. “Recebemos inúmeras reclamações de falta de higiene, problemas estruturais e denúncias graves, como relatos de consumo de bebidas alcoólicas acontecendo dentro da casa”, revelou a secretária.

A nova gestão também identificou a exclusão dos registros dos pacientes atendidos pelo serviço na administração anterior, o que levou à orientação para que os usuários do TFD procurem a Secretaria de Saúde para regularizar seus cadastros.

Por Ricco Viana
Do Blog da Folha

Deputados estaduais de Pernambuco se reuniram, nesta segunda-feira (6), para assinar um pedido de informação ao Governo do Estado sobre a liberação do pagamento de emendas parlamentares impositivas. Embora a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) esteja em recesso até 3 de fevereiro, 21 parlamentares participaram da reunião convocada pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB).

Até o momento, 30 deputados já assinaram o documento, mas três dos presentes na reunião — Joãozinho Tenório (PRD), Henrique Queiroz Filho (PP) e Socorro Pimentel (União Brasil) — não aderiram ao pedido.

Segundo o último relatório do sistema e-Fisco, dos R$ 188 milhões previstos para emendas impositivas, R$ 85,5 milhões foram empenhados, R$ 61,8 milhões liquidados e apenas R$ 43,5 milhões efetivamente pagos.

O governo estadual tem até 30 dias para responder ao pedido de informação. Paralelamente, os deputados também enviarão um ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitando que o órgão acompanhe o caso.

A Prefeitura de Paulista realizou, no último fim de semana (4 e 5), um mutirão de limpeza em diversos bairros, incluindo Pau Amarelo, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora da Conceição e Maria Farinha. A ação foi articulada pelo prefeito Ramos em reunião com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leonardo Moura, e representantes da empresa responsável pela coleta domiciliar. O objetivo foi intensificar a remoção de lixo descartado irregularmente e regularizar a coleta de resíduos.

A mobilização contou com mais de 100 profissionais e cerca de 50 equipamentos, como caminhões compactadores, caçambas, caminhões-pipa e retroescavadeiras. Além disso, a ação marcou o início da Operação Inverno, com a limpeza de galerias e canais para prevenir alagamentos no período chuvoso. “Esta semana, começaremos a limpeza de galerias e canais, além de organizar ruas e praias para facilitar a passagem de veículos e pedestres”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leonardo Moura.

Um desentendimento entre dois guardas civis municipais, um deles seria o secretário-adjunto de segurança, Adilson Custódio Moreira, terminou em tiroteio na tarde desta segunda-feira (6) dentro da Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a PM, o secretário teria sido ferido.

De acordo com nota oficial da prefeitura, ainda com informações preliminares, os dois guardas teriam se desentendido e iniciado o confronto. No entanto, ainda não há confirmação de feridos.

A gestão Gerson Pessoa informa que os corredores estão interditados para os trabalhos das polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, que cercam o local. Os demais funcionários foram orientados a deixar a prefeitura.

Ao programa Brasil Urgente, da Band, o capitão Simões, da Polícia Militar, informou que o atirador teria efetuado pelo menos dez disparos e que haveria pessoas feridas, mas não deu mais detalhes.

A prefeitura também informou que os dois guardas estão trancados em uma das salas do Paço Municipal. Por volta das 18h20, oficiais do Gate (Grupo de Operações Táticas Especiais) chegou ao local para negociar com o atirador.

Da Folha de São Paulo.

O governo Lula (PT) retomou um megaprojeto de produção de urânio, com objetivo de extrair o combustível nuclear do sertão cearense.

O chamado Projeto Santa Quitéria (PSQ), previsto para ser instalado na pequena Santa Quitéria, cidade de 40 mil habitantes localizada no meio da caatinga, a 200 km de Fortaleza, pretende arrancar do solo 2.300 toneladas por ano de concentrado de urânio, para abastecer as usinas nucleares de Angra, no Rio de Janeiro.

Conforme informações obtidas pela Folha, uma versão atualizada desse projeto foi entregue em outubro do ano passado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com o objetivo de obter a licença prévia ambiental do empreendimento.

O plano de explorar urânio na região tem mais de uma década, mas nunca avançou. Desta vez, porém, o governo dá sinais claros de que pretende levar a extração mineral adiante.

Os donos do projeto são a estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e a empresa Fosnor Fosfatados do Norte-Nordeste, da marca de fertilizantes Galvani. Juntas, elas formaram o “Consórcio Santa Quitéria”. No alvo da companhia está a “Fazenda Itataia”, uma propriedade de 5.825 hectares, o equivalente a quase 6 mil campos de futebol, que foi adquirida pela INB ainda em 2005, mas nunca foi explorada.

A parceria entre a INB e a Fosnor se deve ao tipo de material que será extraído, porque as terras da região possuem grande quantidade de urânio associado ao fosfato, minério usado na produção de fertilizantes. A ideia é abrir uma mina a céu aberto no local. O investimento total previsto é de R$ 2,3 bilhões, para explorar a mina por 20 anos.

De acordo com o plano obtido pela Folha, está prevista a produção de 2.300 toneladas por ano de concentrado de urânio, quantidade que seria mais do que o triplo necessário para alimentar as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, além da futura Angra 3.

Segundo a INB, essa produção eliminaria a dependência de importação desse insumo. Hoje, a produção de urânio nacional está concentrada em Caetité, na Bahia. Todo produto é enviado ao exterior, onde é beneficiado, para retornar ao Brasil em formato de pastilhas de combustível.

No caso da produção de fertilizantes fosfatados, é projetada a entrega de 1,050 milhão de toneladas por ano, insumo para o agronegócio que seria destinado, prioritariamente, às regiões Nordeste e Norte do país.

“A Galvani será a responsável pela fabricação dos fertilizantes para uso na agricultura e dos insumos para ração animal. O concentrado de urânio será embalado em tambores metálicos, os quais serão entregues à INB para realizar o transporte até o Terminal Portuário do Pecém (CE)”, afirma o Consórcio Santa Quitéria, em seu relatório.

Nos estudos realizados pela empresa, o urânio é apresentado como um material secundário na extração, tendo apenas 0,2% de presença nas rochas que serão removidas. Os demais 99,8% seriam fertilizantes destinados à pecuária e à agricultura regional.

“O Projeto terá repercussão nacional. O país não produz a quantidade de fertilizantes suficiente para atender à crescente demanda da agricultura. Por causa disso, chega a importar 86% do que consome”, argumentam as empresas.

Ao defender o eventual impacto econômico do projeto nuclear no sertão, os investidores dizem que mais de 2 mil empregos diretos podem ser gerados na fase de instalação da unidade, além de outros 4.192 indiretos. Já na operação, seriam 538 postos de trabalho diretos de 1 mil indiretos.

“O fosfato é predominante, com reservas de 8,9 milhões de toneladas. Já as reservas de urânio são de 80 mil toneladas. A previsão é que sejam produzidas anualmente pelo Consórcio Santa Quitéria 1.050.000 toneladas de fertilizantes fosfatados, 220.000 toneladas de fosfato bicálcico e 2.300 toneladas de concentrado de urânio”, afirma a INB.

A eventual emissão de licença prévia ambiental não autoriza o início das obras, mas apenas atesta a viabilidade ambiental do projeto, impondo uma série de exigências. Se estas forem atendidas, o órgão ambiental libera a licença de instalação, que permite a construção do projeto.

Riscos à saúde

A região de Santa Quitéria já é estudada devido ao número de casos de câncer acima de outras regiões, assim como ocorre em Caetité, na Bahia, onde a INB concentra, atualmente, a sua produção do combustível nuclear.

Em outubro o município foi alvo de uma ação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, devido à contaminação da água por urânio. Análises realizadas na região identificaram concentrações de urânio até sete vezes superiores ao limite permitido para consumo humano.

A exposição prolongada ao urânio pode acarretar problemas de saúde, incluindo danos aos rins, fígado e sistema reprodutivo, chegando até ao desenvolvimento de câncer.

Autoridades locais chegaram a interditaram poços contaminados e implementaram medidas emergenciais, como o abastecimento da população afetada por meio de carros-pipa. Outra medida foi acelerar a construção de uma adutora, para fornecer água potável segura à comunidade. A estrutura capta água do Açude Araras, a 16 quilômetros do local onde foram encontrados os poços contaminados.

Segundo o Consórcio Santa Quitéria, seu projeto não implica em nenhum risco à população, seja na remoção do material ou no uso da água local. “

O volume de água que será consumido pelo Projeto Santa Quitéria não irá impactar a disponibilidade de água para a população” afirma a empresa.

“Mesmo no pior cenário histórico do Açude Edson Queiroz (que é o açude previsto para ser acessado no projeto), o consumo do PSQ não ultrapassaria 3% do volume do reservatório no mês e, portanto, não afetaria o abastecimento. No cenário atual, o consumo mensal seria de, no máximo, 0,5% do volume do reservatório.”

As obras da adutora da mina até o açude têm previsão de serem realizadas em 18 meses. São 64 km até entre a represa e o projeto nuclear. Está prevista, ainda, a remoção de 360 hectares (o equivalente a 360 campos de futebol) de cobertura vegetal, para abrir espaço para as instalações.

Um local também foi reservado para depositar os rejeitos e resíduos do processo industrial. O volume da pilha de rejeitos, durante os 20 anos de vida útil da mina, é calculado em 57 milhões de metros cúbicos de material. Segundo o consórcio, como o urânio presente nas rochas representa apenas 0,2% do volume total, “a quantidade de minerais radioativos que podem ir para pilha de estéril será muito pequena”.

Da Folha de São Paulo.

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Acaba nesse 6 de janeiro, o Ciclo Natalino. Foram dias de muita movimentação em praças, no centro do Recife, na Lagoa do Araçá, no Ibura e no Morro da Conceição, que reuniu mais de 180 atrações que foram do pastoril ao reisado, do reisado aos bois, dos bois ao maracatu rural, do maracatu rural ao cavalo marinho.

Nessa segunda há duas cerimônias importantes para a Queima da Lapinha, ritual que é repetido no Recife a cada Dia de Reis. A primeira é a oficial, que acontece no Centro do Recife, promovida pela Prefeitura. A segunda (e que atrai mais gente a cada ano) ocorre no bairro da Várzea, e é feita pela própria comunidade, com participação das Pastoras Encantadas, de Véias do Pastoril e véios convidados. A iniciativa é do Espaço Cultural Peixe Beta.

Se no Pátio de São Pedro há clima e ambiente arquitetônico para a queima da Lapinha, na Zona Oeste também há, pois a cerimônia é feita em frente à antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea, um dos locais mais aprazíveis daquele bairro. E curioso é que a festa conta com véias de pastoril (Betuca, Cheia de Direito, Cheirosa do Balaio, Donana, Taioba, Turística Mala, Tieta e Pipôco).

Normalmente, o chamado pastoril profano é comandado por véios. Mas em 2025, além das véias, os véios vão marcar presença, na festa da Várzea, antes comandada só por mulheres. Estarão lá: Véio Fumaça, Lumbrigueta, Maçaranduba. Em 2024, quem passou lá foi o Véio Mangaba, mas só para olhar. Estudioso do comportamento dos véios que atuam na cidade, ele foi olhar o desempenho das véias… A queima da Lapinha da Várzea promete…

No Centro do Recife, a concentração de pastoris começa às 16h na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, que está restaurada, deslumbrante e merece uma visita. Então aproveite para fazer mais esse programa.

De lá, o cortejo azul e encarnado seguirá pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir 14 pastoris, além de três orquestras, blocos líricos, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para 2025, que chega prometendo um Carnaval para ficar na história da cidade.

No Centro, participarão do cortejo os pastoris Estrela Brilhante, Giselly Andrade, Sereias Teimosas, Jardim da Alegria, Estrela Guia do Cabo, Estrela de Belém, Viver a Vida 3ª Idade, Rosa Mística dos Torrões, Estrela do Mar, Brincantear, Sonho de uma Adolescente, Estrela Celeste, Nossa Senhora do Rosário e Luz do Amanhecer.

O cortejo de pastoras, dianas e borboletas será embalado pelas orquestras Frevo Mix, 19 de Fevereiro e Mendes e sua Orquestra. Importante celebração da cultura popular nordestina, a cerimônia da Lapinha encerra oficial e simbolicamente o ciclo natalino e abre alas para os preparativos e festejos de Momo na cidade de tantos ritmos e ritos.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a Lapinha é queimada para consagrar ao fogo esperanças e desejos para o ano que se inicia.

Antes da queima, o público é convidado a escrever pedidos em pequenos pedacinhos de papel, que são colocados na Lapinha para espalhar nos novos ventos de 2025 os melhores votos e auspícios recifenses. Iniciando os preparativos carnavalescos, a celebração vai terminar ao som dos clarins de Momo, com a participação do patrimônio vivo do Recife Bloco Pierrot de São José, além da Inclusão Cia de Dança e do Bloco das Flores.

O Governo Federal atua para impulsionar a infraestrutura aeroportuária. Para 2025, a previsão é de que mais de 30 aeroportos, entre novos empreendimentos e requalificações, sejam entregues. A estimativa é do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A meta representa a maior entrega do setor nos últimos 10 anos.

Durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro destacou que as entregas são resultado de um investimento de quase R$ 3 bilhões. “O presidente Lula, nesses próximos 12 meses, vai fazer a maior entrega aeroportuária dos últimos 10 anos. Estamos entregando, entre novos e requalificados, mais de 30 aeroportos no Brasil”, disse.

O ministro ressaltou que o foco está tanto nas grandes capitais quanto no fortalecimento da aviação regional. “Além de a gente estar estruturando grandes aeroportos, estamos requalificando e investindo nos aeroportos estratégicos, que ficam nas regiões metropolitanas, e o governo está tendo o olhar para a aviação regional”, ressaltou.

A meta de médio prazo é construir ou reformar um total de 130 aeroportos regionais nos próximos cinco anos. “Juntando obras da Infraero, aeroportos em andamento do Ministério de Portos e Aeroportos e o Plano de Aviação Regional, a gente espera que em cinco anos, para além desses 30 entregues neste ano, possamos fazer mais de 100 novos aeroportos por todo o país”, acrescentou.

ENTREGAS — Costa Filho também destacou entregas recentes. Em novembro, sete aeroportos da Região Norte foram inaugurados com obras de modernização, nos municípios de Porto Velho (RO), Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). O investimento total foi de R$ 1,4 bilhão. O ministro mencionou ainda obras de modernização no aeroporto de Goiânia (GO), que recebeu R$ 65 milhões pelo Novo PAC, e de Teresina (PI), com R$ 166 milhões.

CONGONHAS — O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo maior do país, está recebendo R$ 2,4 bilhões de aportes e já iniciou a etapa de obras. O aeroporto ganhará novas instalações e terá a infraestrutura ampliada e modernizada. “Vai mudar completamente a realidade do aeroporto que hoje é o coração do Brasil”, disse.

VOA BRASIL — Outro ponto de destaque é o Voa Brasil, programa destinado a aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Em cinco meses, mais de 23 mil passagens foram emitidas para todas as regiões. “É a primeira vez que se tem um programa social de inclusão, sobretudo para idosos. É um programa exitoso e, mais do que isso, sem um real de recursos públicos. Foi construído coletivamente com o setor produtivo, com as companhias aéreas e a gente quer, cada vez mais, ampliar”. Para este ano, a previsão é de que, além de aposentados, o Voa Brasil possa incluir estudantes do Prouni e do FIES.

O Congresso dos Estados Unidos certificou, nesta segunda-feira (6), a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2024. A cerimônia foi conduzida pela vice-presidente Kamala Harris, que também preside o Senado e foi derrotada por Trump na disputa.

A sessão conjunta entre Senado e Câmara dos Deputados é uma formalização do resultado das eleições e último passo antes da posse do republicano, marcada para 20 de janeiro. Entenda como funciona a certificação do resultado da eleição.

A eleição nos Estados Unidos acontece de maneira indireta. Mesmo que a população vá às urnas, o que vale oficialmente são os votos dos delegados que representam cada um dos estados. Geralmente, esses representantes seguem o desejo dos eleitores nas urnas.

O placar final das eleições ficou em 312 delegados para Donald Trump, e 226 delegados para Kamala Harris. Todos os delegados votaram de acordo com o resultado das urnas do voto popular.

Trump não estava presente na sessão, já que o processo faz parte de uma formalidade do Congresso. O vice-presidente eleito, J.D. Vance, acompanhou a certificação por atualmente ocupar o cargo de senador por Ohio.

A certificação de Trump ocorre no mesmo dia em que quatro anos atrás a cerimônia ter sido interrompida por uma multidão violenta de apoiadores do então presidente Donald Trump. À época, os extremistas tentaram parar a contagem e anular os resultados de uma eleição que o republicano perdeu para o democrata Joe Biden.

Mesmo com os democratas terem garantido que haveria uma transição pacífica, o esquema de segurança do Capitólio foi reforçado em relação a 2021, e a contagem dos votos foi feita sob o mais alto nível de segurança nacional possível, denominado Evento Nacional de Segurança Especial.

Ruas em volta da sede do legislativo norte-americano foram interditadas, camadas de cercas foram posicionadas ao redor do prédio e centenas de agentes do Serviço Secreto e da segurança do Capitólio fazem a segurança da sessão.

Enquanto a cerimônia acontecia, em uma rede social, Trump acusou Joe Biden de dificultar a transição.

“Biden está fazendo todo o possível para tornar a TRANSIÇÃO o mais difícil possível — desde Lawfare, como nunca foi visto antes, até ordens executivas caras e ridículas sobre o Green New Scam e outras farsas de desperdício de dinheiro. Não tema, essas ‘ordens’ serão todas encerradas em breve, e nos tornaremos uma nação de bom senso e força.”

Desta vez, Trump está retornando ao cargo após uma vitória expressiva nas eleições presidenciais de 2024, que começou com o presidente Biden como candidato rival e terminou com a vice-presidente Kamala Harris na cabeça de chapa.

Do g1.

Por Vitória Silva
Do Leia Já

A nova pesquisa avaliativa da Atlas/Intel posicionou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como o quarto melhor gestor municipal do país. O socialista está atrás apenas dos prefeitos Dr. Furlan (MDB), JHC (PL) e Bruno Reis (União). Segundo o levantamento, a aprovação de Campos chega a 78%, enquanto a reprovação alcança 18%. 4% das pessoas não souberam responder o tópico. A pesquisa se segmenta em áreas de atuação e mostra índices positivos para João Campos no meio ambiente, nas obras públicas e na educação.

O levantamento aconteceu no último dia 20 de novembro, antes da posse dos prefeitos eleitos e reeleitos. No primeiro lugar do ranking, está o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que recebeu 87% de avaliação positiva contra 9% de reprovação. JHC, de Maceió, ficou na segunda posição, com 85% contra 10%; e Bruno Reis, de Salvador, ocupou o terceiro lugar, com 79% contra 15%.

Piores avaliações
Os três piores colocados na pesquisa foram os prefeitos Edmilson Rodrigues (PSOL), de Belém; Rogério Cruz (SD), de Goiânia; e Dr. Pessoa (PRD), de Teresina, que ocuparam as posições de número 24, 25 e 26, respectivamente. Pessoa, que obteve a pior avaliação entre todas as capitais, chegou aos 4% de aprovação, 91% de desaprovação e 5% de indecisos/indiferentes. O prefeito de Teresina empata tecnicamente com Rogério Cruz, que está na 25ª posição. Cruz também obteve apenas 4% de aprovação, 92% de desaprovação e 4% de indecisos.

Desempenho de João Campos
Segundo a pesquisa, João Campos teve o maior destaque em “Meio ambiente e lazer”, categoria na qual levou 77% da aprovação. Obras públicas e cultura têm aprovações altas e posicionaram Campos entre os cinco primeiros lugares, em comparação aos demais prefeitos. Nestes setores, o prefeito obteve 72% e 70% de aprovação, respectivamente.

Por outro lado, a saúde, a ordem e segurança pública, assim como o transporte público, pontuaram abaixo dos 50% para o socialista. Apesar de serem setores que necessitam majoritariamente de intervenção estadual, estas são todas áreas mal avaliadas na capital pernambucana e impactam na vida da população. Na saúde, a aprovação de João Campos foi de 46%. Na ordem e segurança pública, 40%, e no transporte público, 30%.