O Fórum Jaboatão 450 Anos iniciou, hoje, e segue até a próxima quinta, debatendo vários temas para a revisão do Plano Diretor do Jaboatão dos Guararapes, com o objetivo de definir os rumos do município nos próximos 20 anos. O evento acontece no auditório da UNIFG, reunindo representantes da Prefeitura, Governo do Estado, ONU-Habitat, vereadores, movimentos sociais e munícipes. A solenidade de abertura foi comandada pelo prefeito Mano Medeiros. De Brasília, o ministro das Cidades, Jader Barbalho, enviou mensagem para os participantes.
Nos próximos dias, serão realizadas oficinas das 9h às 17h, e os interessados em participar devem acessar o portal https://www.sympla.com.br/forum-jaboatao-450-anos__2194463, escolher o tema e fazer sua inscrição. As metodologias utilizadas na revisão do Plano Diretor do Jaboatão estão integradas ao Circuito Urbano da Organização das Nações Unidas (ONU), que vem sendo realizado em várias partes do mundo, utilizando padrões globais de desenvolvimento sustentável, na busca de solução para problemas complexos.
Leia maisNa fase de diagnóstico do Plano Diretor, foram realizadas oficinas presenciais nas sete regionais do município, com a participação da população, que apresentou demandas que poderão ser incluídas no projeto. Também foram feitas escutas nos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e de forma online, por meio de formulários.
“É por meio desse processo de reflexão e compartilhamento com a sociedade que iremos transformar ideias em realidade. Cada um de nós temos um papel importante nessa jornada de transformação do nosso município. Estamos aqui para fazer mais e melhor. E isso só é possível com participação e escuta coletiva. Afinal, a cidade é de todos nós e, portanto, deve ser construída por todos e para todos”, destacou o prefeito Mano Medeiros.
Em sua mensagem, o ministro Jader Barbalho salientou: “Essa interlocução entre o poder público e a sociedade é fundamental para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade”. Já o secretário-Executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, André Fonseca, falou a respeito dos programas para habitação e desenvolvimento urbano em Pernambuco e elogiou a iniciativa da Prefeitura do Jaboatão.
A especialista em Desenvolvimento Urbano da ONU-Habitat, Marcella Guarneri, apresentou a metodologia do planejamento estratégico, integrada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), à nova agenda urbana e a outras estratégias nacionais e estaduais relevantes. “É importante que o planejamento das ações seja voltado para o impacto e a operacionalização do Plano Diretor para o município. Por isso, temos que construir um plano estratégico que atenda às necessidades de cada região”, disse.
Já a coordenadora do Movimento Semente Urbana, Valdelene Lima, parabenizou a condução do prefeito Mano Medeiros nesse processo. “A gestão municipal tem ouvido a população de todas as regionais na construção desse plano diretor, a escuta é fundamental e tem sido prática do Executivo a ser parabenizada”, disse ela.
“Temos que acelerar o processo de inovação para criarmos um modelo de cidade sustentável, com planejamento participativo e com uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável”, afirmou o coordenador técnico da revisão do Plano Diretor Thomaz Ramalho, que explanou todo o processo de escuta do Plano Diretor.
Leia menos