Gesto à esquerda e precedente internacional favorecem permanência de interina da PGR

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

Petrolina recebe, a partir desta segunda-feira (14), a Carreta da Mulher Pernambucana, uma unidade móvel equipada para oferecer exames e consultas gratuitas voltadas ao público feminino. A estrutura permanecerá no município durante todo o mês de julho, começando os atendimentos na Praça Dom Malan, das 9h às 17h, antes de seguir para os bairros João de Deus, José e Maria e Nova Petrolina.

A ação conta com o apoio do advogado e gestor Julio Lossio Filho, aliado da governadora Raquel Lyra, que tem acompanhado de perto a operação da carreta. “É um equipamento de primeiro mundo. Na nossa cidade, temos diversas mulheres esperando há mais de um ano por uma mamografia. A governadora Raquel Lyra, atenta a esse sofrimento, trouxe uma solução concreta”, afirmou.

Dentre os serviços oferecidos pela unidade móvel estão mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção da mama guiada por ultrassonografia, biópsia de lesão de colo do útero, consulta com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista. Também serão realizadas ações educativas sobre cuidados preventivos e orientação para o autoexame.

As mamografias podem ser feitas por demanda espontânea por mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico. Para os demais procedimentos, é preciso agendamento via Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), com requisição feita pelas Unidades Básicas de Saúde. A diretora-geral das Linhas de Cuidado Assistenciais da SES-PE, Ana Paula Lucena, lembra que mulheres fora da faixa de rastreamento também podem ser atendidas, caso possuam indicação médica, especialmente se houver histórico familiar de câncer.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Por Houldine Nascimento
Do Poder360

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Com investimento de R$ 101 mil, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, entregou, hoje, mais uma passagem molhada, desta vez na Comunidade Jatobá. A obra, um pleito da vereadora Alice Conrado, visa garantir mais mobilidade e segurança para os moradores da zona rural, especialmente no período das chuvas.

“Cada obra entregue mostra que nosso compromisso é com o povo. Essa passagem molhada leva dignidade para quem mais precisa. Vamos seguir trabalhando para que mais comunidades recebam essa atenção”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

Essa é a 16ª passagem molhada entregue na gestão de Márcia. Além da Comunidade Jatobá, Serra Talhada vem avançando com importantes frentes de trabalho de estradas rurais em diversas regiões. No distrito de Lagoa Branca, as obras já estão 97% concluídas; na região dos Cipós, nas Baixas, 85% já foram finalizados; e no Timorante, no distrito de Santa Rita, o trabalho segue firme. Uma novidade é que, neste ano, as obras contam com frota e equipamentos próprios, eliminando custos com aluguel e garantindo mais agilidade e economia.

“Essa é mais uma conquista que chega para fortalecer nossa agricultura familiar e dar mais segurança a quem precisa escoar sua produção. A gente trabalha junto, prefeitura, sindicato e comunidade, para garantir qualidade de vida para o homem e a mulher do campo”, afirmou Fabinho do Sindicato, secretário de Agricultura.

Caruaru - Cidade Americana

Um dos mais importantes críticos do cinema nacional, o também ator, diretor, roteirista, escritor e professor Jean-Claude Bernardet morreu hoje, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo cineasta Eugênio Puppo, que trabalhou com o intelectual em projetos que exploram a relação entre cinema e jornalismo. Segundo informações de amigos, o cineasta teria sofrido um AVC e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

A causa da morte não foi confirmada, mas Bernardet, que portador do vírus HIV, vinha com a saúde fragilizada por um câncer de próstata reincidente, que decidiu não tratar com quimioterapia, e a visão prejudicada por uma degeneração ocular. O velório deve ser na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e as informações sobre horário devem ser divulgadas em breve. Segundo Puppo, a filha do crítico, Lígia Bernardet está vindo dos Estados Unidos para velório. As informações são do jornal O Globo.

Nascido na Bélgica em 1936, Jean-Claude passou a infância em Paris na França, e veio para o Brasil com a família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. Em agosto de 2024, o cineasta, teve uma retrospectiva inédita de sua carreira no CCBB de São Paulo e do Rio de Janeiro, com filmes em que atuou como diretor, roteirista ou ator, como “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), dirigido por Luiz Sergio Person e escrito por Person e Bernardet, que conta a história real de dois irmãos presos e torturados durante o Estado Novo por um crime que não cometeram, com John Herbert, Juca de Oliveira e Raul Cortez, entre outros.

Na direção, ele assina “Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estrelas” (1971), sobre a tentativa de construção em São Paulo um estúdio denominado Cia. Americana de Cinema; com Antônio Fagundes, Antônio Pedro e Gianfrancesco Guarnieri; e “São Paulo: sinfonia e cacofonia” (1994), feito a partir de fragmentos de 100 filmes rodados na capital paulista.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Participamos, há pouco, minha Nayla e eu, da missa de sétimo dia em sufrágio pela alma da minha cunhada Socorro Martins, esposa do meu irmão Augusto Martins, secretário de Cultura de Afogados da Ingazeira. Ela morreu domingo passado, vítima de um acidente de carro entre Belo Jardim e Sanharó.

A celebração, pelo padre Miguel, da Paróquia local, foi marcada por muita emoção. Augusto, na companhia dos filhos Olga e Luiz Augusto, fez um agradecimento no final aos presentes, que lotaram a igreja.

A missa também se deu pela alma do professor Durval Galdino, esposo da ex-vereadora Ana Maria, morto no dia seguinte à tragédia que deixou nossa família sem teto e a cidade consternada.

Todos os irmãos de Socorro também estiveram presentes. Hoje, às 19 horas, haverá uma segunda missa na igreja de São Sebastião e amanhã na igreja São Francisco de Assis, ambas localizadas em bairros nos quais Socorro teve uma ampla e importante atuação na área social, trabalho enaltecido pelo padre na sua pregação.

Na tarde de ontem, o Prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB) recebeu em seu gabinete os 11 vereadores da base, para uma importante reunião, onde foram debatidos assuntos cruciais para o desenvolvimento do município. Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do projeto do futuro novo hospital de Toritama, que promete ser um marco para a saúde pública da cidade. Também estiveram na reunião Edilson Tavares e o vice-prefeito Gil Custódio.

O Prefeito Sérgio Colin destacou a importância do encontro. “Foi uma reunião produtiva, onde debatemos assuntos de suma importância para o futuro da nossa Toritama, incluindo a apresentação do projeto de nosso futuro hospital. É com essa união e parceria que vamos continuar transformando a vida da nossa gente”, enfatizou o gestor.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Toritama deve divulgar os detalhes do projeto do futuro hospital para a população. A expectativa é que a futura unidade de saúde se torne referência para toda a região, proporcionando atendimento de qualidade e uma infraestrutura moderna para os toritamenses e cidades vizinhas.