O Plenário do Senado aprovou, ontem, a medida provisória que instituiu o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, à Violência Sexual e aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual no âmbito da administração pública (MP 1.140/2022). Aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/2023 e relatada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), a matéria segue agora para a sanção da Presidência da República.
A MP foi editada no governo anterior, mas as negociações na Câmara dos Deputados envolveram representantes dos partidos ligados à atual gestão federal. A senadora Teresa Leitão elogiou a natureza da MP e as modificações promovidas pelos deputados. Para ela, a iniciativa de combater o assédio sexual é sempre louvável e desejável.
“A MP apresenta uma política pública voltada para a divulgação de informações, capacitação de profissionais para atuar na área e realização de campanhas conscientizadoras sobre as mais diversas formas de assédio sexual e suas consequências no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, afirmou a relatora.
Inicialmente, a MP abrangia apenas o sistema de ensino. Mas durante a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados, sua abrangência foi estendida a toda a administração pública direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Em seu relatório, Teresa Leitão destacou que dados da Controladoria Geral da União (CGU) apontam que dois em cada três processos de investigação por assédio sexual na administração pública federal, entre 2008 e 2022, terminaram sem nenhuma punição.
“Tal quadro demonstra a necessidade de ampliar a atuação do Programa de Enfrentamento ao Assédio Sexual para outros espaços da administração, além das escolas e universidades”, ponderou a relatora.
Outra mudança foi abranger os demais crimes de natureza sexual e não apenas o assédio, como previa o texto inicial da MP. Assim, o texto passa a alcançar outros crimes sexuais, como a importunação e o estupro. Todos os órgãos e entidades envolvidos deverão elaborar ações e estratégias destinadas à prevenção e ao enfrentamento do assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual, e de todas as formas de violência sexual.
Quanto ao ambiente escolar, estabeleceu-se que para as duas primeiras etapas – educação infantil e ensino fundamental – o programa será restrito à formação continuada dos profissionais de educação. O Poder Executivo deverá monitorar o desenvolvimento do programa, para subsidiar o planejamento de ações futuras e a análise da consecução dos seus objetivos e suas diretrizes. A aplicação do programa às instituições privadas, que prestam serviços públicos por meio de concessão, permissão, autorização, ou delegação, deverá ser regulamentada.
A caracterização dos casos de violência sexual terá como base o Código Penal (DL 2.848, de 1940), a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) e a Lei 13.431, de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de atos violentos.
Aliados que conversaram nos últimos dias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram que ele desistiu de vez de conquistar o apoio dos evangélicos. A postura do petista preocupa o Palácio do Planalto porque tem aumentado a rejeição ao governo nesse segmento da população, mais identificado com o bolsonarismo. E a tendência é que o voto religioso tenha peso considerável nas eleições de 2026.
A única ponte que o Executivo tem hoje com os evangélicos é o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, mas a avaliação é de que ele, sozinho, não conseguirá reverter a visão negativa sobre Lula. As informações são do Estadão.
A avaliação negativa dos evangélicos sobre o presidente cresceu de 50% para 55% entre junho e julho, de acordo com a mais recente pesquisa DataFolha. Esse resultado reforça a percepção de Lula de que é inviável uma aproximação entre Planalto e essas denominações religiosas.
Aliados que acompanham com lupa o governo notaram que o petista parou recentemente de fazer menções religiosas em seus discursos. Esse artifício havia se tornado comum em participações do presidente em eventos pelo País. “Lula cansou”, resumiu um interlocutor.
Lula pode até se dar ao luxo de abrir mão dos evangélicos, mas o PT continuará na cruzada para garantir aproximação com esse público. Como antecipou a Coluna do Estadão, a Fundação Perseu Abramo — centro de formação política do partido — promoveu em maio o curso “Fé e Democracia para Evangélicos e Evangélicas”.
Em abril, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) chegou a se oferecer para organizar um encontro entre Lula e congregações da Igreja Batista. O presidente, contudo, revelou o medo de ser vaiado.
A plataforma de rede social X (antigo Twitter) foi usada ontem por executivos da empresa e por uma autoridade federal dos EUA para criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A rede de Elon Musk se manifestou publicamente por meio de seu departamento de relações internacionais, publicando um artigo elogiando as sanções adotadas pelo governo americano contra o juiz. Já o governo norte-americano se expressou por meio de uma postagem do vice-secretário do Departamento de Estado, Christopher Landau.
“Uma separação formal de poderes não significa nada se um ramo tiver meios de intimidar os outros a abrir mão de suas prerrogativas constitucionais”, escreveu o número dois do secretário Marco Rubio. “O que está acontecendo agora no Brasil ressalta este ponto: um único ministro do STF usurpou o poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros ramos, ou suas famílias, com prisão, encarceramento ou outras penalidades.”
Questionado, o Itamaraty disse que o posicionamento de Landau traz “falsidades” e configura um “ataque frontal à soberania brasileira”. O texto diz ainda que o Brasil não se “curvará a pressões, venham de onde vierem”. A ministra Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais, criticou o norte-americano.
A nota do X foi um texto mais longo, publicado num formato de artigo, que a empresa usou para elogiar as ações do governo contra o que considera que são ataques à liberdade de expressão em diversos países.
“O Ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes liderou uma campanha de censura e violação do devido processo legal, incluindo o banimento do X, em 2024, por se recusar a cumprir ordens secretas para desplataformizar políticos e jornalistas, incluindo americanos, que criticaram Moraes e seus aliados”, afirma a empresa. “Mais recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Marco Civil da Internet), que previa proteções limitadas à responsabilidade dos intermediários, é inconstitucional. Essa decisão remove uma salvaguarda fundamental para a liberdade de expressão online e reforça um padrão mais amplo de preocupação.”
A empresa também celebrou as medidas de restrição adotadas pelo governo norte-americano. “O X elogia a resposta decisiva do governo Trump ao excesso da Suprema Corte brasileira, sancionando Moraes com base na Lei Magnitsky Global e revogando seu visto.”
As duas críticas foram publicadas no mesmo dia, em um momento em que o governo do Brasil tenta negociar a reversão de algumas das sanções comerciais adotadas pelo presidente dos EUA contra o país.
O Brasil ainda tenta, sem sucesso, reverter as medidas. O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, foi chamado pelo Itamaraty, na última sexta-feira. O objetivo do governo brasileiro foi demonstrar seu descontentamento em relação aos novos ataques da representação a Morais.
Sempre tive um pé atrás, uma desconfiança que parecia não ser vencida, com as comemorações convencionais ou comerciais, como o Dia dos Pais, celebrado neste domingo. Entendia que haviam sido criadas apenas para fazer a alegria dos comerciantes nos shoppings.
Com o tempo, já pai de quatro filhos e duas enteadas, passei a assimilar melhor, porque todo pai, mãe ou avós merecem louvores. Hoje, quando ouço a palavra pai, ainda ouço a voz do meu herói Gastão ecoando na minha vida.
Tenho por ele um sentimento de gratidão tão grande, que inunda meu coração. Nunca alguém teve tanto cuidado comigo e acho que dificilmente alguém terá. A verdade é que meu velho querido é insubstituível, um ser humano íntegro, bondoso, carinhoso e apaixonado pela família.
Nitidamente, enxerguei amor por trás de cada ato seu, seja em conselhos, aprendizados ou até mesmo nos puxões de orelha. Ele não me cativou usando força, mas sim utilizando amor. Investiu e acreditou no meu potencial quando nem eu mesmo acreditava, ajudando-me a me tornar quem sou hoje.
Nada conseguirá pagar as fichas que ele apostou em mim. Nenhum dinheiro no mundo será capaz de retribuir tanto carinho. A paternidade é uma mistura de emoções que transborda. Pai morre de medo de errar, vibra quando acerta, alimenta a esperança de ver os filhos alcançarem seus sonhos e a certeza de que sempre estará ali, como uma fortaleza, para proteger os filhos.
Em resumo, ser pai é um ato diário de entrega e paciência. É vivenciar a sublime sensação de ser amado verdadeiramente — e para sempre — por um alguém que enxerga com o coração e pureza, sem fazer distinção de classe social, posição política, cor ou religião.
Aos que têm pai — o meu já não se encontra mais no meu convívio —, só tenho a dizer que pai é um porto seguro, exemplo de força, guia para a vida. Oferece amor incondicional. Dá apoio e ensinamentos valiosos que moldam o caráter e a trajetória dos filhos.
A importância de um pai vai além do aspecto biológico, abrangendo o cuidado, a proteção e a construção de um alicerce emocional sólido. Pai é uma jornada de amor e dedicação que não tem fim, alguém que vê além das falhas e incentiva a crescer e aprender.
Digo ainda que amor de um pai é um presente que não pode ser medido, mas sempre será sentido. Um pai é herói, base da família e o coração da felicidade. O amor de pai é a força que dá coragem e confiança. Ainda hoje agradeço ao meu por cada sacrifício, cada sorriso, cada abraço. Ainda dou meu muito obrigado por me ensinar o valor do amor, responsabilidade e trabalho duro.
Neste Dia dos Pais, beije muito quem te deu a vida. Abrace com muita intensidade, dê muito carinho e atenção. A maior marca de um pai é a forma como ele trata os seus filhos quando ninguém está olhando. Tenha absoluta certeza disso!
Coração de pai é a obra-prima da natureza, apoio moral e emocional. Que saudade do meu! Ele me ensinou que ser pai é uma viagem sem mapas, cheia de propósito. É amar e proteger, ensinar, fortalecer e permitir que enfrentem dificuldades, aprendendo com elas.
Nos olhos de um pai se encontra a sabedoria acumulada ao longo dos anos. Cada ensinamento é uma joia rara que se carrega para o resto da vida. Tenha certeza que quando a vida trouxer tempestades, o pai surge como a maior proteção, uma força silenciosa, um amor que se mantém eternamente jovem.
Rampage 2026 muda pouco, mas preço cai até R$ 30 mil
A linha 2026 da picape média da Ram já está nas lojas. Há mudanças do ponto de vista de versões e oferta de equipamentos: as Rebel e Laramie, por exemplo, ganham o pacote Night Edition, com lanternas traseiras escurecidas, e a R/T vem agora com nova calibração na suspensão, deixando-a mais confortável. Esta última ainda ganha pneus especiais, com a tecnologia Seal Inside: ela possibilita que a picape continue em movimento mesmo com perfurações de até 5mm, devido a um selante interno que impede a saída de ar, evitando até 85% das perfurações. E, por fim, a versão de entrada Big Horn passa a ter de série sensores de estacionamento na dianteira.
O portal Motor1 fez um levantamento dos preços e constatou reduções significativas. A R/T 2.0, por exemplo, custava R$ 300 mil e agora é vendida a R$ 270 mil — ou R$ 30 mil a menos. A Big Horn sai de R$ 243 mil para R$ 227 mil — uma diminuição de R$ 16 mil. A Rebel 2.2 diesel cai de R$ 271 mil para R$ 253 mil. E a Laramie turbo diesel sai de R$ 284 mil para R$ 263 mil — ou R$ 21 mil a menos. A Rampage é a primeira picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte. Recentemente, superou a marca de 45 mil unidades vendidas.
A linha 2026 mantém as duas opções de motor: a 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9kgfm de torque e a 2.0 hurricane turbo gasolina de 272cv e 40,8 kgfm de torque, sempre conectados a um câmbio automático de nove marchas. Ambas têm sistema de tração 4×4 auto, com distribuição automática da força entre os eixos, e modo reduzida, além do assistente de descida em rampa. No quesito segurança, sistemas avançados de assistência à direção (Adas) de nível 2, com piloto automático adaptativo com Stop & Go e sistema de alerta de saída de faixa com assistente ativo e centralização.
Fiat mantém três carros entre os cinco mais vendidos – A Fiat fez o mês de julho na liderança do mercado nacional. Com 21,9% de participação no mercado, a marca teve 50.608 unidades emplacadas no mês — o que representa 8.700 a mais que a segunda colocada. Além disso, Fiat também teve três dos seus modelos entre os cinco carros mais vendidos do país: A Strada na 2ª posição, com 12.896 unidades emplacadas; Argo no 3º lugar, com 9.966 emplacamentos, e o Mobi na 5ª posição, com 8.099 unidades.
Além de ser líder geral de mercado, no mês de julho a Fiat também foi destaque em quatro segmentos. Entre os hatch pequenos, o Mobi foi o veículo mais vendido do período, com 8.099 unidades e 54,3% no segmento. Entre as picapes, a Strada ficou em primeiro lugar na categoria pequenas, com 12.896 carros comercializados e 69,4% de mercado. Em relação às pequenas médias, a Toro liderou com 3.985 unidades emplacadas.
Ora 03 ganha série limitada – A GWM começa neste fim de semana as vendas da versão limitada de 1 mil unidades do Ora 03 elétrico. Com bateria de 58 kWh e autonomia de até 315 km pelo ciclo Inmetro, ela fica entre o Ora 03 Skin e o esportivo Ora 03 GT BEV63. A nomenclatura BEV (Battery Electric Vehicle) somada à capacidade da bateria reforça a identidade elétrica da linha: BEV48, BEV58 e BEV63, que variam de 48 kW a 63 kW. Visualmente, a série limitada se destaca por itens exclusivos.
Além dos equipamentos do Ora 03 Skin, o novo modelo acrescenta à sua lista de itens de série o teto solar panorâmico, o carregador de celular por indução de 15W, espelho interno fotocrômico e teto e retrovisores pintados de preto, além do interior totalmente preto. A principal novidade é a bateria de maior capacidade, que entrega mais autonomia. O Ora BEV58 traz motor elétrico de 171cv e 25,6kgfm.
Além disso, oferece 6 modos de condução e 3 modos de assistência de direção (conforto, normal e esportivo), adaptando-se ao perfil de cada motorista. O pacote de segurança inclui 7 airbags, freios ABS + EBD, alerta e frenagem autônoma de emergência (inclusive para pedestres, motos e bicicletas), câmera 360°, assistente de ponto-cego com alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas, condução semi autônoma nível 2+ e assistente de permanência em faixa. Com a chegada da série limitada, a linha passa a contar com preços promocionais com bônus incluso por tempo limitado:
Ora 03 Skin BEV48: R$ 154 mil
Ora 03 BEV58 (edição limitada): R$ 169m mil
Ora 03 GT BEV63: R$ 189 mil
Além do preço promocional, a linha ORA 03 estará com uma oferta especial. O cliente poderá escolher uma das três opções a seguir: financiamento com taxa 0%, seguro grátis ou R$ 10 mil na troca de seu usado.
Mercedes-Benz EQB 250+: seu por R$ 400 mil – A Mercedes-Benz brasileira Brasil confirmou a chegada de mais um automóvel 100% elétrico: o novo EQB 250+. O modelo oferece tecnologia de ponta, alta eficiência energética e muita segurança. Com espaço para até sete ocupantes, o EQB é bem flexível. Mas a principal inovação dele é a eficiência energética: o motor frontal gera 190 cv, com tração dianteira, e oferta uma autonomia de até 376 km, segundo dados do Inmetro. As baterias, por sinal, têm 8 anos ou 160 mil de garantia, com capacidade residual definida. O modelo também apresenta soluções para uma melhor aerodinâmica e pneus otimizados para resistência ao rolamento. A função de maximização de autonomia é útil no uso diário: consumidores de energia, como o display ou o ar-condicionado, podem ser desligados ou sua funcionalidade limitada em favor de mais autonomia.
Vendas de 1.0 saltam 13% – O programa Carro Sustentável, lançado há menos de um mês pelo governo federal, fez as vendas de modelos 1.0 no Brasil crescerem 13% em julho, em relação a junho, e 11,35% quando comparado a julho de 2024. Os dados são da Fenabrave, a federação que reúne os fabricantes. Essa iniciativa do governo reduziu as alíquotas de IPI dos carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. Para aqueles compactos com boa eficiência energética e fabricados no Brasil, o IPI foi zerado. Com a medida, a redução dos preços dos chamados carros de entrada chegou, em alguns casos, a R$ 13 mil.
GM e Hyundai compartilharão cinco modelos – A General Motors e a Hyundai Motor Company desenvolverão juntas cinco veículos, sendo três compactos (SUV, picape e carro de passeio), uma picape média e uma van elétrica – este último, exclusivamente para o mercado norte-americano. Os demais terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. O Brasil é o maior mercado das duas marcas na região sul-americana e o que tem recebido mais investimentos em modelos híbridos.
As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades/ano quando a produção estiver totalmente escalada. As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Os veículos compactos e a van elétrica terão desenvolvimento liderado pela Hyundai, enquanto a GM será responsável pela picape média, As plataformas comuns, mas o design (interno e externo) será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca. Todos os lançamentos vão ocorrer a partir de 2028.
Leapmotor traz o primeiro lote da China – A Leapmotor, empresa chinesa de carros elétricos pertencente à Stellantis, acaba de importar suas primeiras unidades. A chegada dos carros é mais uma etapa dos preparativos de início das vendas no Brasil. Sua estreia ocorrerá ainda em 2025, com os SUV eletrificados C10 e B10. Os modelos serão comercializados em uma rede de concessionários espalhados pelas principais cidades do Brasil.
Neste primeiro lote, foram importadas diferentes configurações do SUV C10. A chegada da Leapmotor ocorre em meio a um momento histórico para a marca: em julho de 2025, ela bateu seu recorde mensal de vendas, com 50.129 unidades entregues globalmente, um crescimento de 126% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre deste ano o volume de vendas dela na China foi ainda mais significativo, superando a cifra de 220 mil veículos entregues aos clientes. Em 2024, a Leapmotor encerrou o ano com quase 294 mil carros emplacados.
O primeiro Jeep civil completa 80 anos – O primeiro veículo civil da Jeep completou 80 anos no último dia 17 de julho. Ele foi lançado em 1945 para brilhar na história automotiva: o Jeep CJ-2A. O modelo foi o pioneiro a exibir a icônica grade com sete fendas, um elemento de design que atravessou décadas e ainda define a identidade visual da Jeep. Sua importância histórica é enorme e ele acabou dando origem à família CJ (Civilian Jeep / Jeep Civil) que seguiu até a década de 1980, cuja tradição continua viva até hoje nos modelos Wrangler, Gladiator e Renegade.
Voltado ao trabalho no campo e na construção civil, o CJ-2A destacou-se por sua versatilidade. Podia ser equipado com uma ampla gama de acessórios, como guincho, tomadas de força, assentos adicionais, cortador de grama, limpadores de para-brisa a vácuo e até aquecedor – o que o tornava um verdadeiro utilitário multifuncional. Com 215 mil unidades fabricadas, o CJ-2A tinha o visual característico do Jeep pioneiro, o Willys MB, mas trazia inovações marcantes e detalhes únicos que o diferenciavam. Ao longo de quatro décadas, mais de 1,5 milhão de veículos CJ foram produzidos.
Voltou das férias? Saiba como deixar seu carro limpinho – Ao retornar para casa, depois das férias escolares, que tal dar uma atenção especial à limpeza do seu carro? Começando, por exemplo, com um trato geral na parte interna. Isso inclui aspirar o estofado, tapetes, forros e painel. “Quem tem criança ou pet costuma ter mais resíduos de alimentos, pelos e até manchas. É possível remover sujeiras profundas sem agredir os tecidos”, diz Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco de veículos. Na parte externa, o ideal é optar por uma higienização com produtos que não danifiquem a pintura e, de preferência, que incluam cera protetora. “A aplicação de cera líquida ou pastosa cria uma película que protege contra os raios UV, chuva e poeira da estrada. Vale também, limpar os vidros com produtos antirresíduos e aplicar revitalizador nos plásticos externos e pneus. Isso melhora a estética e ainda evita o ressecamento causado pelo sol”, aconselha.
Depois das férias – O retorno da viagem exige ainda uma inspeção geral. Poeira, lama, maresia e até insetos grudados na frente do carro são comuns. Mas, se não forem removidos com cuidado, podem comprometer a pintura. “Alguns resíduos, como fezes de pássaros ou sal do mar, têm ação corrosiva e podem manchar a lataria se não forem retirados corretamente. A dica é fazer uma lavagem completa o quanto antes, preferencialmente com profissionais especializados”, alerta.
Por dentro – O interior também merece atenção redobrada. Nos casos do banco de couro, é essencial fazer a hidratação com produtos específicos para evitar rachaduras e ressecamento. E não se esqueça do ar-condicionado: a limpeza do sistema de ventilação ajuda a evitar odores e crises alérgicas. “Durante a viagem, o carro vira praticamente uma segunda casa. É comum acumular lixo, areia, manchas nos bancos e mau cheiro. Uma limpeza com vaporização ajuda a eliminar os germes, além de renovar o aroma e deixar o veículo pronto para retornar a rotina”, diz Marco.
Mantenha a rotina de limpeza – No dia a dia, evite comer dentro do carro – algo bem comum na vida urbana, para poupar tempo. Mas é importante que você crie o hábito de recolher as embalagens (de comida, bebida, doces de criança) e jogá-las fora a cada fim do dia. Não vai demorar muito tempo para que você perceba que seu carro se mantém mais limpo e com odor mais agradável. E a cada semana, faça uma limpeza básica. E essa não é uma tarefa árdua quando feita regularmente, pois não haverá muito para coletar (depois de ter criado o hábito de recolher as embalagens), de modo que você pode fazê-la com rapidez e eficiência.
De olho nos carpetes – Escolha um dia na semana para dedicar um tempinho e cuidar do seu carro. Procure aspirar os tapetes e estofados. Fazer essa pequena limpeza semanalmente fará com que a sujeira que pode levar o carro a cheirar de forma desagradável seja removida. Procure sacudir os carpetes do carro, que tendem a ficar sujos rapidamente. Procure dar uma sacudida pelo menos uma vez por semana para remover pedras, sujeira, material vegetal e qualquer outra coisa. Isso irá garantir que o seu carro fique higienizado por mais tempo.
Que produtos usar – Não esqueça do interior das janelas. Use o limpador de vidro ou outro meio que considerar adequado (certifique-se de testar em um local discreto para ter certeza de que não deixará manchas). Use produtos que eliminam o odor – como spray, principalmente um que não apenas o “mascare”, mas também o elimine. Caso o cheiro seja proveniente do sistema de ar condicionado do carro, pulverize o interior do carro colocando o aquecedor em recirculação, e deixe-o assim por cerca de 5 minutos. Deixe seu carro com o cheiro de sua fragrância favorita usando aromatizantes de sua preferência. Um carro higienizado é um resultado gratificante não só para você mas também para o seu “carona”. Além disso, um carro que cheira bem é sinal de cuidado e pode fazer toda diferença, caso um dia, você pretenda vendê-lo.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Foi no sufoco, mas o Santinha bateu o Sergipe. Após vencer por 2×1 no tempo regulamentar, o Tricolor bateu o adversário por 5×4, nos pênaltis, e se garantiu nas oitavas de final do campeonato brasileiro.
Os caminhos e estratégias para o desenvolvimento da infraestrutura nacional e de Pernambuco foram os temas do Seminário Esfera Infra, realizado na manhã deste sábado (9), no Recife Expo Center, no Cais Santa Rita, bairro de São José, no Recife.
Foi o primeiro evento da Esfera Brasil no Nordeste. O encontro reuniu diversos políticos, autoridades e empresários. Entre eles, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), que alertou para os prejuízos do tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O ministro destacou que a pasta tem trabalhado fortemente para que não haja concentração de cargas nos portos. “Estamos desburocratizando, o setor produtivo está buscando novos mercados para poder fazer a sua exportação. Aquela mercadoria que não vai conseguir exportar no primeiro momento está sendo redesenhada a venda no mercado interno, isso vai ajudar na redução da inflação. São caminhos para evitar maior prejuízo”, salientou.
Costa Filho participou de um painel com Jader Filho (MDB), ministro das Cidades, e com o presidente da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho. Ele destacou, também, que o Brasil vive um momento importante, com o registro de muitos investimentos na área da infraestrutura.
Transnordestina
Ainda segundo Costa Filho, o presidente Lula (PT) assinará, em outubro, a ordem de execução de dois trechos da Transnordestina em Pernambuco. Segundo o ministro, a ordem de serviço será dada para duas etapas da ferrovia no Estado, que abrangem o itinerário Suape-Salgueiro.
“São investimentos de quase R$ 5 bilhões, mais de mil quilômetros de ferrovias, então a ideia é a de que o governo brasileiro inicie a obra, possa fazer esses investimentos e depois a gente faça uma grande concessão”, afirmou.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse hoje que a prioridade do governo federal é ampliar os setores que ficarão fora do tarifaço de Donald Trump, e não retaliar os Estados Unidos.
Durante evento em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, Alckmin disse que o governo defende o diálogo nas negociações entre os dois países. “A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injusta”, afirmou.
Alckmin voltou a confirmar que o anúncio das medidas de ajuda aos setores afetados pelo tarifaço será feito na próxima semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Lula deve anunciar um pacote de medidas mitigatórias, ou seja, apoiar as empresas. Quais empresas? Aquelas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas”, informou.
IPI
O vice-presidente também comemorou o aumento nas vendas de veículos após o governo federal anunciar no mês passado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos sustentáveis. Segundo Alckmin, as vendas aumentaram 15,7% após o anúncio das medidas.
“Isso significa a indústria produzindo mais, crescendo a indústria automotiva, que tem uma cadeira produtiva longa, as concessionárias vendendo mais, um ciclo positivo. O IPI zero ajuda a população a comprar um carro com desconto, mais barato”, completou.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba a visita de mais oito familiares, além dos filhos, neste domingo (10), Dia dos Pais. A decisão foi publicada ontem.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e solicitou a liberação para receber sogros, sobrinhos, nora e neta, além de outros parentes que não estavam incluídos em decisão anterior. As informações são da CNN Brasil.
As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
Além dos familiares que moram com ele – Michelle Bolsonaro, a filha e uma enteada – os filhos políticos, que estão liberados de pedir autorização prévia para visitar o pai, Bolsonaro poderá receber o sogro e a sogra, três crianças — dois sobrinhos e uma neta — , duas noras e um cunhado, que é irmão de criação de Michelle.
As visitas poderão ocorrer entre 10h e 18h, seguindo as condições já determinadas pelo STF, como a proibição do uso de celulares e de registros em vídeo durante a permanência no local.
Nessa primeira semana de prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu diversas visitas autorizadas pelo Supremo, principalmente de políticos. Como foi o caso do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, que esteve na casa do ex-presidente na última quinta-feira (7).
Moraes também negou alguns pedidos de visita para Bolsonaro, entre eles, o do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). No despacho, o ministro relator justificou dizendo que o parlamentar também é investigado em inquérito no Supremo.
A ocupação das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado pela oposição, na semana passada, foi considerada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), como “um movimento completamente absurdo e triste”. O gestor comentou o episódio, na manhã deste sábado (9), durante o seminário da Esfera Brasil, na capital pernambucana, para discutir soluções e investimentos em infraestrutura.
“Uma coisa triste para quem defende a institucionalidade, a democracia. Uma afronta direta a um poder constituído, ao próprio presidente (da Câmara) Hugo Motta, que tem nossa solidariedade”, classificou Campos.
O Seminário Esfera Infra foi realizado no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, e contou com a presença de ministros, governadores, prefeitos e lideranças empresariais. Durante o encontro, o gestor avaliou que foi lamentável e ressaltou a necessidade do respeito às regras democráticas.
“Acho que na vida é preciso você respeitar as regras, como deve funcionar um regimento, uma casa legislativa, o papel de um presidente, de um vice-presidente, de um primeiro-secretário, de uma mesa diretora, porque se você passa a não respeitar isso, não vai respeitar as instituições. Então, é inadmissível o que aconteceu”, declarou.
O gestor ainda defendeu que haja punições aos envolvidos. “Qualquer pessoa que tem noção da gravidade disso tem como um dia lamentável, um dia para não ser esquecido, mas jamais ser reverenciado, para não ser repetido. Precisa ter consequência, porque na vida as coisas têm consequência. Se você faz algo errado, algo que não deve ser feito, tem consequência”, frisou.
Sudene e Transnordestina
O prefeito ainda comentou sobre a movimentação do Ceará que culminou na saída de Danilo Cabral da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Embora tenha defendido publicamente Danilo no episódio, Campos evitou falar sobre a alteração no comando da instituição. Porém, enfatizou a importância do trecho da Ferrovia Transnordestina de Pernambuco para o desenvolvimento do Estado.
“É inegável em torno do debate público que é importante para Pernambuco e para o Nordeste (o trecho pernambucano), algo que ninguém tem dúvida. O presidente Lula compreende que isso é importante e tem um projeto estruturador. A exclusão de Pernambuco no governo passado, de Bolsonaro (PL), foi um grande absurdo”, considerou.
Para o prefeito, a defesa do trecho de Pernambuco não deve ser um motivo de discórdia na relação com outros Estados. “A gente vai sempre defender que seja feita a parte de Pernambuco. Isso não deve representar um enfrentamento a outros estados. Eu sempre digo isso, você ser forte e defender aquilo que é seu não significa você trabalhar contra os outros”, acrescentou.
Por onde tenho passado, em noites de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, além de uma palestra sobre a história dos 22 governadores de Pernambuco, personagens da obra, faço questão de gravar um vídeo institucional para chegar à rede municipal de ensino, através dos sites institucionais das prefeituras, como este em Venturosa. Clique e veja!
Na próxima semana, estarei em Brasília, mas na seguinte, de 18 a 22, volto a percorrer o Estado, desta feita a incursão será no Sertão do Pajeú com a seguinte agenda abaixo:
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), lançará o edital de licitação para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central. Essa é mais uma etapa para que as obras de modernização e ampliação possam acontecer.
“A requalificação do Aeroporto de Caruaru foi um compromisso assumido na nossa gestão e que ganha mais uma etapa agora. Também estamos cuidando do Aeroporto de Fernando de Noronha e avançando em outras inúmeras obras estruturais a partir da requalificação de estradas e de obras hídricas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O projeto prevê investimentos na pista de pouso e decolagem para o recebimento de aeronaves de maior porte, ampliação do pátio de aeronaves e construção de um novo estacionamento. A licitação traz a previsão de R$ 138 milhões investidos nas obras do aeroporto.
Segundo a gestão, os investimentos na unidade foram retomados logo no começo do mandato de Raquel. Entre eles, a instalação do balizamento noturno, melhorias na pista de pouso e decolagem, e reforço no sistema de combate a incêndio. A unidade faz parte do sistema aeroportuário de Pernambuco e é primordial para o desenvolvimento econômico da região, bem como para o fortalecimento da aviação regional.
Um caminhão carregado de carne ficou destruído após pegar fogo, na manhã de hoje, no quilômetro 58 da BR-101, bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife. A carga foi saqueada por populares, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), acionada para o ocorrência por volta das 6h45.
De acordo com a PRF, o motorista do caminhão seguia pela rodovia quando foi informado que havia fogo entre o baú e a carroceria do veículo. O condutor então parou o carro no acostamento da rodovia e desembarcou. Ele não ficou ferido. A carga foi saqueada depois que o motorista desceu do caminhão.
As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, também acionado para o local. “Uma viatura de combate a incêndio foi enviada ao local e realizou a extinção completa das chamas”, afirmou a corporação, confirmando que não houve registro de vítimas na ocorrência.
Os bombeiros ainda efetuaram o controle do óleo derramado na pista, para prevenir o risco de novos acidentes. No local, ainda houve apoio de uma viatura da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).