A atriz, cantora e escritora paraibana Mayana Neiva é uma das atrações do Festival Juá Literária, que movimenta Juazeiro (BA) com uma programação voltada à literatura, música e formação de leitores. A artista participou, nesta sexta-feira (24), de um bate-papo sobre o livro Sofia, no espaço Carreta Literária – Criança Leitora, e volta ao palco neste sábado (25), às 20h, na Orla Nova, com o espetáculo musical “Tá tudo aqui dentro”.

Com exclusividade para o blog, Mayana falou sobre a emoção de integrar o festival e sobre o impacto da iniciativa para o fomento da leitura. “É um movimento super bonito. Eles estão querendo tornar Juazeiro uma cidade leitora, é um evento enorme, cheio de artistas grandes, tanto da literatura quanto da música. São seis mil crianças por dia, então vem criança de todo lugar. Está super bonita a iniciativa aqui, vale a pena mesmo”, afirmou.
Leia mais
No encontro literário, ela apresentou Sofia, livro escrito e ilustrado em parceria com Luana Neiva. “A história do livro é sobre uma menina que engoliu o sol e o que acontece com ela depois. O sol, para mim, também é uma metáfora da nossa consciência, da luz que a gente tem, do nosso coração. A cada tempo, quando a gente entra em contato com a luz que a gente é, o mundo se revela diferente”, explicou Mayana.
O show “Tá tudo aqui dentro”, criado e apresentado pela própria Mayana Neiva, propõe uma travessia entre poesia e ritmo, em que o forró encontra o tango, o xote dialoga com a cumbia e o carimbó se mistura à salsa. O repertório presta tributo a grandes mulheres da música nordestina e latino-americana, como Anastácia, Glorinha Gadelha, Elba Ramalho, Marinês, Clara Nunes, Mercedes Sosa e Violeta Parra, em uma celebração da força feminina e da diversidade cultural.
A programação da Juá Literária inclui nomes como Arnaldo Antunes, Bia Marinho, Wil Contador, Manuel Cavalcante, Lenice Gomes, Thami Cavalcanti e o grupo Educação Cósmica, entre outras atrações.
O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação, dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo da Bahia e Fundação Pedro Calmon, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas. Entre os espaços de destaque está a FLIJUÁ – Feira de Literatura de Juazeiro, realizada na Tenda das Palavras, conforme a Lei Municipal nº 3.238/2024.
Leia menos
Por Roberto Almeida
Desde que vi o vídeo das muriçocas tirando o sossego dos pacientes e acompanhantes do Hospital Getúlio Vargas, no Recife, tenho a sensação de que os insetos voam sobre a minha cabeça. Não sei por que os pernilongos da capital fizeram com que eu me lembrasse de uma música de Zé Ramalho, do início de sua carreira.
É uma canção de letra metafórica, como costumam ser as músicas do paraibano. Mas é um som bonito, contagiante, na voz de trovador do artista de Brejo do Cruz.
Leia mais“As borboletas estão voando, a dança louca das borboletas, quem vai voar não quer dançar, só quer voar, a voar…
E as borboletas estão girando, estão virando a sua cabeça, quem vai girar não quer cair, só quer girar, não caia.
E as borboletas estão invadindo, os apartamentos, cinemas e bares, esgotos e rios e lagos e mares, em um rodopio de arrepiar.
Derrubam janelas e portas de vidro, escadas rolantes e nas chaminés, se sentam e pousam em meio à fumaça, de um arco-íris se sabe o que é.”
E o que porra isso tem a ver com muriçocas? Perguntaria o leitor ou leitora indignado (a).
Não tem nada a ver mesmo.
As borboletas são bonitas e não incomodam. Viraram poesia na música de Zé Ramalho. Muriçocas picam e podem trazer doenças. Mas voam e fazem um zumbido irritante. Difícil suportá-las em casa, imagine você num hospital.
No momento, elas são uma dor de cabeça para o governo e infernizam a vida dos que estão no Getúlio Vargas. São combatidas com raquetes elétricas e tornaram-se famosas. Mais, neste momento, que as borboletas do cantador da Paraíba.
Já pensou se fossem as muriçocas invadindo, os apartamentos, cinemas e bares, esgotos e rios e lagos, mares e hospitais?
Deus nos livre! Ninguém merece.
Leia menos
No Estudio i desta sexta-feira (24), Valdo Cruz comentou a fala de Lula de que “traficantes são vítimas de usuários também” e de que forma a declaração do presidente está sendo usada nas redes sociais pela oposição.
“A equipe do Lula já está tentando consertar o que ele falou (…). Não dá para justificar a fala dele, que foi péssima. Tanto que a oposição está explorando isso”, disse Valdo, dando exemplos de posts de parlamentares contra Lula.
Leia mais
“Está tendo uma exploração política, Lula serviu de bandeja para a oposição. (…) Lula escorrega e acaba servindo de bandeja num tema delicado para a esquerda e que tem uma repercussão eleitoral muito forte. Errou feio o presidente Lula, tanto que a oposição já está explorando nas redes”.
A declaração de Lula de que “traficantes são vítimas dos usuários também” foi feita numa coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, onde o presidente cumpre agenda oficial. Ele comentava as ações do governo dos Estados Unidos contra supostos narcotraficantes no Caribe e no Pacífico.
Lula criticou a política americana de combate ao tráfico e defendeu o respeito à soberania de outros países. “Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros. É preciso levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, a soberania territorial de cada país”, afirmou.
Leia menos
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, ontem, para considerar válida a nomeação de parentes de autoridades nos comandos de secretarias municipais e estaduais ou ministérios, os chamados cargos políticos, na administração.
A nomeação será válida desde que o escolhido preencha os requisitos previstos em lei. Os ministros analisam, no plenário, um recurso que discute se a prática poderia configurar nepotismo, conduta proibida pela Constituição.
Leia maisO caso analisado envolve uma lei municipal de Tupã (SP), mas o tema tem repercussão geral, ou seja, a decisão do Supremo será aplicada em processos que tratam do mesmo tema nas instâncias inferiores da Justiça.
Já há maioria no sentido de que não há nepotismo nesse caso. O julgamento, no entanto, ainda não foi concluído – será retomado na próxima semana, quando os demais ministros devem apresentar seus votos e será elaborada a tese, ou seja, o resumo que vai guiar a aplicação da decisão na Justiça.
Leia menos
Em uma ação integrada, deflagrada ontem, as equipes do Malhas da Lei, ASI/3º BPM, GATI e GT Contra Resposta realizaram a “Operação Sepulcro Caiado”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e coibir atividades ilícitas nas dependências do Cemitério Municipal do Bairro São Miguel, em Arcoverde. As informações são da Rádio Itapuama FM.
O local vinha sendo utilizado por criminosos como ponto de comercialização e esconderijo de entorpecentes, conforme informações levantadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. Na sala do setor administrativo do Cemitério foram encontrados uma bolsa com aproximadamente 47g de maconha, uma balança de precisão, quatro pés de maconha, R$ 65 e um aparelho de celular. O coveiro, que não teve o nome divulgado pelas autoridades policiais, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Arcoverde.
O cantor Adelmario Coelho acaba de lançar o EP “Vaquejada e Cavalgada Ao Vivo – Vol. 1”, já disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho reúne a nova faixa “Vaquejada e Cavalgada” e releituras de grandes sucessos, embalados pelo autêntico forró que marca a trajetória do artista. Clique no link a seguir e confira: https://bfan.link/vaquejada-e-cavalgada-vol-1
Através do Radar de Oportunidades, nova ferramenta de comunicação com os municípios, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) alerta os gestores municipais sobre uma nova oportunidade de financiamento disponibilizada pelo Governo Federal. Por meio do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (Fiis), estados e municípios poderão acessar R$ 20 bilhões em crédito para investir na construção, ampliação e modernização de escolas e unidades de saúde.
As inscrições para os dois editais públicos lançados pelo governo estão abertas até o dia 7 de novembro, na plataforma TransfereGov. Os recursos serão operados com juros abaixo do mercado e prazos de pagamento de até 20 anos, o que amplia a capacidade de investimento dos municípios em infraestrutura social.
Leia maisNa área da educação, os financiamentos podem ser utilizados para obras em creches, escolas de educação básica e unidades de tempo integral, além da aquisição de veículos escolares, mobiliário, equipamentos de cozinha, climatização e infraestrutura tecnológica. Já na saúde, o crédito pode contemplar a construção e modernização de unidades, com possibilidade de participação de organizações filantrópicas e sociais conveniadas ao SUS, como santas casas e organizações sociais (OS).
O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, ressaltou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade concreta para os municípios avançarem na qualidade dos serviços públicos essenciais. Reforçamos que as gestões organizem suas propostas com antecedência e atenção às exigências dos editais para que possam aproveitar esses recursos”.
O Fiis também permite que projetos habilitados no Novo PAC Seleções, mas que não receberam recursos, possam concorrer novamente. As propostas aprovadas passarão por análise técnica dos ministérios da Educação e da Saúde e seguirão para contratação junto ao BNDES ou bancos credenciados. Podem apresentar propostas os entes federados com classificação de capacidade de pagamento (Capag) nas categorias A, B ou C. As taxas de juros variam conforme o ente e o prazo; há limites por operação e vedações específicas sobre gastos que não serão financiados.
Mais informações e os editais estão disponíveis no portal da Casa Civil: www.gov.br/casacivil.
Leia menos
O Jardim Digital 2025, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do interior pernambucano, abriu inscrições para a Arena Sebrae Startups, que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Campus do IFPE de Belo Jardim.
Espaço criado para impulsionar ideias, conectar empreendedores e fortalecer o ecossistema de inovação regional, a Arena Sebrae Startup é uma das novidades do Jardim Digital deste ano. “Com certeza será uma experiência única voltada para quem transforma desafios em oportunidades e acredita no poder das novas economias digitais”, afirmou o diretor de marketing do evento, José Ferreira.
Leia maisA união do Jardim Digital com o Sebrae com o Porto Digital / Armazém da Criatividade na Arena Startup visa oferecer um espaço dinâmico com pitches, palestras, rodas de conversa e exposições de startups em diferentes estágios – da ideação à tração. As exposições acontecem nos dias 28 e 29 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, com um rodízio de startups para garantir espaço a todos os inscritos.
Durante cada período, as startups terão até 3 minutos para apresentar seus pitches ao público, além de contar com momentos de microfone aberto para trocas espontâneas e conexões genuínas entre empreendedores. “Nosso propósito é reunir as startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras e conectando o interior às tendências tecnológicas do futuro. O ecossistema de tecnologia, de inovação e de empreendedorismo do Agreste vem se consolidando cada vez mais e as startups da região tem um potencial enorme”, afirma Diego Jaques, do Sebrae.
As inscrições já estão abertas! Startups interessadas em participar, devem se inscrever no link: https://teams.microsoft.com/meet/285550268973?p=110bXyT2JbmPwzGTtj.
O Sebrae disponibilizará stands de exposição para as startups selecionadas, conforme a capacidade do espaço, proporcionando visibilidade e oportunidades de conexão com investidores, parceiros e visitantes. A curadoria ficará a cargo dos organizadores e parceiros do evento, que levarão em conta critérios como inovação da solução, maturidade do negócio, impacto para o ecossistema e participação em programas do Sebrae, Porto Digital e Jardim Digital.
Para interessados em participar das demais atividades do Jardim Digital, as inscrições são gratuitas pelo Sympla, link: www.sympla.com.br/jardimdigital e acompanhar o Festival pelo Instagram. Com o lema de fortalecer o ecossistema de inovação de Pernambuco e construir um futuro mais criativo, sustentável e colaborativo, o Jardim Digital reforça seu papel como o maior encontro de inovação do interior do estado.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, hoje, a liberação das pesquisas para exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas, decidida às vésperas da COP 30, em Belém. As informações são do portal G1.
O Ibama autorizou nesta semana Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial – que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. O aval é exclusivo para pesquisa exploratória.
Leia mais“Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro”, defendeu.
Em coletiva de imprensa na Indonésia, Lula voltou a argumentar que o petróleo deve ser usado para financiar a transição energética no país, e que entre a “pesquisa para retirar petróleo” e a exploração, de fato, “há um tempo muito grande”.
“Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada de transição energética do planeta Terra, porque a Petrobras é uma empresa que vai aos poucos deixando de ter uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”, disse o presidente.
“Porque é muito fácil falar fim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar de combustível fóssil. Ninguém tem”, prosseguiu.
Lula também destacou a expertise da Petrobras nesse tipo de procedimento, e disse que os riscos de acidentes e para a biodiversidade marinha são pequenos.
“Você não tem histórico da Petrobras ter vazamento de óleo em lugar nenhum. Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, destacou o presidente.
Essa é uma das principais preocupações de ambientalistas sobre o tema. A região possui uma vasta biodiversidade que poderia ser afetada em caso de um possível derramamento de óleo.
A pedido do Ibama, a Petrobras construiu uma base para resgate de animais em Oiapoque, que fica a 12 horas. Em um cenário de derramamento, esse é o tempo que a petroleira teria para resgatar animais e tentar proteger a fauna.
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
“O que o Brasil está fazendo é dando uma demonstração de muita competência. 87% da nossa energia elétrica é limpa, a nossa gasolina é mais limpa, o nosso biodiesel é mais limpo. Então nós estamos fazendo a coisa que tem que ser feita corretamente e vamos continuar investindo energia renovável”, prosseguiu.
Leia menos
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) parabenizou a iniciativa do Ministério da Saúde de criar um auxílio financeiro para custear transporte, alimentação e hospedagem de pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamento de radioterapia. A medida, segundo o parlamentar, vai ao encontro do Projeto de Lei nº 4.988/2025, de sua autoria.
De acordo com Eduardo da Fonte, a ação representa um importante avanço para ampliar o acesso ao tratamento oncológico, especialmente para pacientes que vivem longe dos grandes centros de referência. Segundo o deputado, essa é uma solução sustentável e solidária, que une Estado e iniciativa privada para assegurar o direito à saúde e à dignidade humana.
Eduardo da Fonte destacou ainda que o objetivo central da proposta é garantir que nenhum paciente deixe de se tratar por falta de condições de deslocamento, reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a redução das desigualdades regionais no atendimento oncológico.
Após anunciar, ontem, que o sorteio público eletrônico seria adotado como forma de seleção para ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em 2026, o Governo de Pernambuco declarou, no final da manhã de hoje, que o processo seletivo das ETEs voltará a adotar a prova de admissão como critério de ingresso.
A adoção de sorteio como forma de seleção para ingresso nas ETEs, previamente descrita pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) como uma forma de promover “equidade na distribuição das vagas”, gerou forte repercussão e revolta entre internautas, estudantes e pais. As informações são do Diário de Pernambuco.
Leia maisNas redes sociais, usuários apontaram desrespeito ao mérito e ao esforço dos jovens que se preparavam há meses para a seleção. “Educação não é jogo de azar, não é feita de sorte. Estudar e ser aprovado em um processo seletivo é ter o reconhecimento legítimo do mérito e do esforço”, escreveu um deles. “Selecionar estudantes por meio de sorteio é um tremendo desrespeito com aqueles que vêm se preparando para este momento ao longo de todo o Ensino Fundamental”.
A decisão de voltar a adotar a prova de admissão como critério de ingresso nas ETEs foi confirmada pela Secretaria de Educação, que informou que o novo edital será republicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado (25).
Leia menos
Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã
Nas deliciosas crônicas que escrevia sobre futebol, o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues tinha uma frase para descrever times ou jogadores que, pela soberba, acabavam perdendo ou complicando jogos nos quais eram os franco favoritos. “Tropeçou nas fitinhas da própria máscara”, dizia Rodrigues.
O alento maior da oposição é que daqui até outubro do ano que vem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tropece “nas fitinhas da própria máscara”. Pessoas que estiveram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recentemente, apontam que ele parece começar a dar inclinações mais claras de que a Presidência da República tornou-se uma cogitação mais forte. Pelo curso da campanha de Lula.
Leia maisSegundo esses interlocutores, Tarcísio segue negando a hipótese da Presidência. Mas teria havido uma mudança nas suas avaliações sobre o quadro. Há algumas semanas, ele descartava por considerar que seria uma aventura perdida, dado o favoritismo de Lula.
Mais recentemente, no entanto, o governador de São Paulo começou a considerar que a eleição presidencial do ano que vem será apertada. Curioso é que essa mesma avaliação foi feita em entrevista esta semana pelo ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos.
Segundo esses interlocutores, a avaliação que Tarcísio começou a fazer é que em todas as eleições que disputou Lula teve, sem dúvida, muitos votos, mas também teve alta rejeição. Nas primeiras vezes que disputou, o discurso mais à esquerda acabou assustando um eleitor mais conservador. Em 2002, Lula moderou esse discurso e colocou um conservador de vice, José Alencar. A opção agora talvez por um posicionamento mais à esquerda, elegendo o Congresso como inimigo, poderia vir a afugentar eleitores. Antes dos eleitores, essa opção já estaria afugentando a possibilidade de alianças políticas ao centro e à direita.
Uma dessas hipóteses estaria no posicionamento do PSD. O partido comandado por Gilberto Kassab falava em uma candidatura própria com o governador do Paraná, Ratinho Jr. Mas poderia se aproximar de Tarcísio. Kassab é, inclusive, seu secretário de governo.
Dificilmente Tarcísio fecharia um apoio formal do MDB. Mas Lula também não teria esse apoio. Uma divisão do partido com estados fechados com Tarcísio ajudaria na composição ao centro. Isso provavelmente aconteceria no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.
Em entrevista ao programa Direto de Brasília, do jornalista pernambucano Magno Martins, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), avalia que o quadro de diversas candidaturas, ao contrário de atrapalhar, pode beneficiar a oposição a Lula.
Caiado prega que a oposição tenha “sabedoria”. Na sua avaliação, quando as pesquisas concentram a oposição em um só candidato, Lula vence no primeiro turno. Quando há várias candidaturas, perde no segundo. O caminho seria garantir essa união na segunda volta.
Leia menos