De bigu com a modernidade

Golpe do IPVA: saiba como se proteger

Só duas coisas são inevitáveis na nossa existência aqui na terra: a morte e o pagamento de impostos. Pois bem: milhões de brasileiros donos de veículos começam a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual calculado sobre o valor de mercado dos automóveis. Procure a secretaria de Fazenda do seu estado, planeje, poupe e se prepare.

Anotadas as datas, fiquem atentos: mesmo que o IPVA possa ser quitado online, tornando a transação bem mais prática, a bandidagem cibernética criou muitos esquemas de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso. Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, e Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay, ajudaram a coluna De bigu com a modernidade a criar um plano de proteção, digamos assim.

1. Phishing

Neste golpe, as vítimas recebem um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp fingindo serem do Detran ou algum órgão regulador. Ao clicar no link, a vítima é direcionada a um site falso, mas muito parecido com o original. E aí ao inserir os dados, as informações são roubadas ou ainda a vítima pode ser induzida a realizar o pagamento ali mesmo por meio de QRCodes ou boletos fraudulentos. “Esse golpe é muito comum, mas fácil de ser evitado. Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante antes de navegar e inserir dados em um site confirmar se ele é autêntico e se está seguro com um certificado SSL/TLS. Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica.

2. Boleto falso

Os fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios ou por e-mail informando sobre uma nova via de pagamento ou, ainda, de um erro na transação. Nestes casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas possui os dados da conta bancária de quem está aplicando o golpe. “Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados, como bancos credenciados”, complementa.

3. Redes sociais e ligações

Também é preciso ter muito cuidado nas redes sociais e ao telefone. Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo. “A orientação é nunca fornecer o seu número de cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato com você, a menos que você esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima”, reforça Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.

City Cargo: o minielétrico de carga – O mercado de carros de passeio 100% elétricos no Brasil emplacou 7.230 unidades em 2022. A JAC foi vice-líder, com 894 unidades (12,4% de participação). Agora, a marca chinesa administrada por Sergio Habib traz um novo (e diferente) modelo: o JAC E-JS1 City Cargo, capaz de transportar até 1.200 litros de volume (ou 400 kg). O alvo? Laboratórios, frota de serviços para empresas que prestam atendimento públicos como telefonia e energia, além de entregas de encomendas e outras aplicações urbanas. Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, diz que ele vale para laboratórios de exames clínicos que realizam as coletas no domicílio, por exemplo, ou frotas contratadas para atendimento de serviços públicos, como empresas de energia elétrica – você só necessita de um técnico e mais algumas poucas ferramentas –, bem como de telefonia ou saneamento. E isso sem contar o aclamado “last mile” (última milha, em tradução literal, que é aquele nicho de veículos que retiram mercadorias dos centros de distribuição e as entregam nas casas/nos comércio dos clientes). Essa versão “furgoneta” é, segundo a JAC, especialmente e imediatamente vantajosa no custo por km rodado para rotas diárias a partir de 120 km. A família E-JS1 agora é composta por três versões: JAC E-JS1, modelo 100% elétrico mais acessível do Brasil, JAC E-JS1 EXT, que é a versão aventureira, e JAC E-JS1 City Cargo.

Versões e preços
JAC E-JS1, automóvel 100% elétrico mais barato do Brasil: R$ 146 mil;
JAC E-JS1 City Cargo: R$ 160 mil;
JAC E-JS1 EXT, versão aventureira do E-JS1: R$ 165 mil

Com esse lançamento, a família 100% elétrica da JAC Motors passa a contar com 16 modelos. São 4 automóveis de passeio, 1 picape, 5 vans e 6 caminhões.

Elétricos: chegamos aos 100 mil – E por falar em carro eletrificado, ambientalmente sustentável, vale registrar: o mercado brasileiro, que registrou crescimento de 41% em 2022 na venda destes veículos, acaba de quebrar a marca dos 100 mil (híbridos e elétricos) circulando nas ruas e estradas, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), o mercado nacional já conta com mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e elétricos). Apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021.

Primeira picape elétrica da Ram – A marca norte-americana Ram, pertencente a Stellantis, acaba de confirmar que sua primeira picape elétrica a bateria será conhecida como Ram 1500 REV. “Começamos uma revolução no ano passado, quando convidamos os consumidores para o início de nossa jornada de eletrificação, reunindo seus comentários sobre exatamente o que eles estão procurando em uma picape elétrica”, disse Mike Koval Jr., CEO da Ram. A produção da nova Ram 1500 REV começará no próximo ano. O veículo será formalmente revelado ao público nos próximos meses.

Lexus NX 350h: mais segurança – A linha 2023 do SUV da marca de luxo japonesa pertencente à Toyota chega disponível em três versões (Dynamic, Luxury e F-Sport). Essa última ganha iluminação ambiente com novas cores e sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram o equivalente a 2.400 watts de potência. Também vem com um novo retrovisor digital, que auxilia o motorista, principalmente no período noturno, e proporciona mais segurança e comodidade. As versões Dynamic e Luxury ganham novos itens de suporte para estacionamento. A linha 2023 do modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, já está disponível na rede de concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 364.790 (a Dynamic). A Luxury custa R$ 400.290; a F-Sport, R$ 437.090.

Lembram dos trólebus? E se voltassem? – O Recife já teve um sistema de transporte público elétrico muito interessante, eficiente, invejado: eram os trólebus que saíam da Caxangá ou da Macaxeira, por exemplo, e iam até a Dantas Barretos. Inaugurado em 1960, o programa tinha inicialmente 65 veículos Marmon Herrington, importados dos Estados Unidos. O lobby do diesel desgraçadamente venceu – e temos o que temos.

Pois bem: e que tal se o transporte público voltasse a ter a eletricidade como motor? Em várias partes do mundo a eletrificação veicular já é uma realidade. Afinal, as aplicações vão muito além do transporte individual. Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade e pesquisador do CNPq na Universidade de Linköping, na Suécia, avalia as possibilidades para o cenário brasileiro. Ele defende que os veículos elétricos são uma boa opção para o transporte público.

“Mesmo em grandes extensões urbanas, como a região metropolitana de São Paulo, é possível implementar um sistema de ônibus movidos a eletricidade com a tecnologia atual”, reforça ele. “Isso traria diversos benefícios para a população”. Como exemplo, cita a redução nas emissões de CO2 e a melhoria da qualidade do ar da cidade, que contribuiriam para evitar a formação das chamadas bolhas de calor. “Sem falar na diminuição significativa da poluição sonora, já que motores elétricos são totalmente silenciosos”, afirma Chuma.

Os 70 anos do Jeep CJ-3B – Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954. Algumas unidades de versões anteriores já haviam chegado ao país como CKD (peças para montagem) antes disso, mas coube ao CJ-3B integrar as primeiras peças nacionais ao longo dos seus anos de produção aqui no Brasil. O CJ-3B – CJ de “Civilian Jeep” (Jeep civil) – foi uma evolução dos modelos já produzidos até então para clientes civis e não militares. Nascida em 1945 com o CJ-2A, a família CJ foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980. O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”.

Dentre as muitas aventuras proporcionadas pelo CJ-3B ao longo dos seus 70 anos, vale lembrar uma realizada por três escoteiros em 1955, com a Operação Abacaxi. Eles saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboree, encontro mundial de Escotismo. Uma viagem incrível, que acabou sendo ampliada até o Alasca a bordo do CJ-3B. Entre a ida e a volta, os três aventureiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo histórias incríveis. Os nomes desses aventureiros: Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly. O CJ-3B, que também teve uma versão militar, o M606, foi produzido nos Estados Unidos até 1968, com cerca de 155 mil unidades fabricadas. Além disso, o CJ-3B foi um pioneiro “carro mundial”, fabricado sob licença em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

Nova Tiger Sport 660 Touring – A fabricante britânica Triumph acaba de apresentar a linha 2023 da motocicleta Tiger Sport 660 Touring para os consumidores brasileiros, focando em acessórios que, em outros mercados, costumam ser opcionais. Por exemplo: ela traz top box traseiro da marca Givi com capacidade para transportar até 47 litros de carga (cabem dois capacetes). O preço sugerido é de exatos R$ 62.873,73, com opções de duas cores (vermelha e azul) e um importante auxílio de condução: o quickshifter é acessório que permite as trocas de marcha sem a necessidade de acionar o manete da embreagem. O modelo traz de série freios ABS, controle de tração e painel de instrumentos digital com tela TFT. O motor é um tricilíndrico de 660cm³ de 81cv de potência e 6,5kgfm de torque, com câmbio de seis marchas.

Carnaval e carro na praia: fique ligado – Todo mundo aqui no Nordeste conhece alguém que vai pegar o carro e se mandar para uma praia, certo? Por isso, durante e depois de pegar a estrada, o motorista deve tomar algumas precauções fundamentais com o veículo. A NGK, multinacional japonesa especialista em sistema de ignição, listou a pedido do Bigu cinco importantes recomendações:

1) Fazer uma boa lavagem no veículo logo ao retornar do litoral, incluindo a parte inferior do carro;

2) Não aplicar óleo ou vaselina na parte inferior do automóvel: além de agredir as borrachas, os produtos permitem que a sujeira e partículas grudem no veículo;

3) Evitar a utilização de querosene, óleo em spray e óleo diesel no motor, pois se trata de uma área muito quente do carro e, como são produtos inflamáveis, podem provocar um acidente;

4) Fugir de combustível com preço muito baixo e solicitar sempre a nota fiscal de abastecimento;

5) No retorno da viagem, observar se o veículo apresenta falhas ou aumento do consumo de combustível e, em caso positivo, pedir ao mecânico de confiança para realizar uma avaliação do carro.

Segundo Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK do Brasil, antes de pegar estrada, o condutor precisa verificar o funcionamento dos itens de segurança, como pneus (estado e pressão), além da iluminação e da documentação do motorista e do veículo. “Durante a viagem, é fundamental examinar as lâmpadas de alerta que, na maioria dos veículos, têm duas cores: amarelas ou âmbar, que indicam ser necessária uma verificação, mas não impedem o funcionamento do automóvel; e vermelhas, que ordenam interromper imediatamente o passeio para checagem”, descreve Mori. “Após a viagem, é a hora de identificar se há falhas ou ruídos anormais no carro.”

Como o ambiente com maresia é mais agressivo ao veículo, a manutenção preventiva deve ser ainda mais criteriosa. “Os principais componentes prejudicados pela maresia são os metálicos, uma vez que não possuem uma camada de proteção, como suportes, parafusos e peças de alumínio, e a borracha, que sofre agressão química e ressecamento”, aponta Mori. “Já os cabos de ignição merecem uma atenção especial e devem ser verificados e substituídos quando necessário, porque o sal contido na maresia facilita a condutividade elétrica.”

Para moradores de regiões litorâneas, Mori recomenda providenciar uma inspeção anual de itens da carroceria e estruturais com um profissional qualificado. “Ao notar problemas de pontos de corrosão, eles devem ser tratados para não afetar as peças estruturais e, consequentemente, a segurança do veículo.”

Fazer manutenção ou alugar? – E por falar em carro e carnaval, confira um interessante e curioso levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), feito com apoio da Mundo Automotivo – DMS Automotive: cinco diárias de locação de um veículo popular ficam, via de regra, mais em conta do que a soma dos gastos de manutenção necessários para pegar a estrada. Claro, veja que o trabalho tem ‘um lado’ mais interessado, mas analise: a economia a favor de quem vai viajar com carro alugado no Carnaval, ou demais feriados prolongados ao longo do ano, pode chegar a 20%, mesmo sem incluir trocas de pneus e/ou de bateria. Os preços médios levados em conta no levantamento foram: troca de óleo (R$ 100 a R$ 170); filtros de óleo, de combustível e de ar (R$ 75 a R$ 115); fluido de freio (R$ 65 a R$ 135); pastilhas (R$ 90 a R$ 130); palhetas (R$ 115 a R$ 180); lâmpadas de farol (R$ 30 a R$ 70, cada uma); alinhamento e balanceamento (R$ 170 a R$ 180) – serviço que inclui rodízio dos pneus.

A maioria desses itens implica na segurança da viagem e, se negligenciados, fazem crescer os riscos de acidentes e de prejuízos. “O certo é que a preparação de um veículo para pegar a estrada certamente envolverá algum gasto extra que o proprietário precisa levar em consideração”, diz o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. “Já no caso da locação, os carros são entregues 100% revisados, num ótimo custo-benefício”.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou em primeira votação o Projeto de Lei (PL) de reestruturação do Executivo municipal para o novo mandato do prefeito João Campos (PSB) no comando da Capital pernambucana. A matéria recebeu 27 votos a favor e cinco contrários.

A reunião extraordinária convocada para a votação do PL teve a presença de 35 dos 38 vereadores da Casa José Mariano. A proposta cria, entre outras secretarias, as de Relações Institucionais, que teve o titular já anunciado pelo prefeito João Campos nas redes sociais. A pasta será chefiada pelo ex-vice-governador Raul Henry (MDB).

Aliás, o anúncio dos nomes que vão compor as secretarias novas no segundo mandato do prefeito deixou a oposição contrariada e foi apontado como um dos fatores motivadores para o voto contrário no plenário nesta quinta-feira (26). Os vereadores questionaram também o aumento do número de pastas.

Votaram contra os vereadores Michele Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Doduel Varela (PSD), Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo). Na leitura do projeto, realizada na última segunda-feira (23), a oposição chegou a votar a favor da dispensa de prazos de emendas para agilizar a tramitação da matéria na Casa.

O líder do governo João Campos, Samuel Salazar (MDB), destacou que o vice-líder da oposição, Felipe Alecrim havia declarado que o grupo votaria a favor por considerar a reforma uma prerrogativa do prefeito. Apesar disso, ele encarou com naturalidade a votação contrária da oposição. No entanto, discordou da reclamação da oposição pela antecipação dos nomes do primeiro escalão da Prefeitura.

“Cada um vota como quer. O prefeito não nomeou ninguém, ele apenas colocou nas redes sociais quem pretende nomear. Não vejo nada demais, é natural da política”, afirmou Salazar.

A matéria vai passar por segunda discussão em plenário nesta sexta-feira (27). Se aprovada, segue para a sanção do prefeito João Campos.

Jaboatão dos Guararapes - Natal Solidário 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, hoje, a morte do ator Ney Latorraca. Em uma rede social, Lula se solidarizou com familiares, amigos e fãs do ator. “O Brasil se despede do grande Ney Latorraca aos 80 anos. Ator e diretor de carisma marcante, nos presenteou com grandes papéis na televisão e no teatro”, escreveu Lula.

O presidente lembrou papéis marcantes do ator e diretor, que fez história na teledramaturgia brasileira. “Foi o vampiro Vlad, em Vamp, o Barbosa, da TV Pirata, na TV, e do Arandir em O Beijo no Asfalto, com Tarcísio Meira, no cinema. No teatro, entre as muitas peças, levou milhões de brasileiros às plateias com o espetáculo O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que entrou no livro dos recordes de 2003 por passar 11 anos em cartaz. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da arte de Ney Latorraca”, seguiu Lula.

Latorraca morreu aos 80 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar. O câncer foi diagnosticado em 2019. Na época, Ney foi operado e retirou a próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase. O ator deixou o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos.

Conheça Petrolina

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus inaugura, amanhã, a partir das 19h, a Praça Celso Manoel da Silva, no Sítio Catolé. A cerimônia reunirá autoridades locais, moradores e lideranças da região para celebrar mais um avanço no município.

A nova praça, que recebeu o nome em homenagem a Celso Manoel da Silva, representa um importante investimento em infraestrutura, qualidade de vida e lazer para os moradores do Sítio Catolé. Para facilitar o acesso dos interessados em participar, a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito, com saída às 17h, em frente à sede da Prefeitura.

Camaragibe Avança 2024

Poder360

O Primeiro Comando da Capital (PCC) está presente em mais Estados brasileiros do que a rede de fast-food norte-americana McDonald’s. A facção criminosa atua hoje em 24 Estados e no Distrito Federal, deixando de impor sua influência apenas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro – este último dominado majoritariamente pelo Comando Vermelho. As informações são do Mapa das Organizações Criminosas de 2024 do Ministério da Justiça.

Segundo dados disponibilizados pelo McDonald’s, a rede de restaurantes possui unidades em 23 dos 26 Estados brasileiros e também no DF. Só Acre, Amapá e Roraima não têm restaurantes da companhia. O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979. Desde então, lidera em número de lojas de fast-food em operação no país, com 1.020 restaurantes e cerca de 50.000 colaboradores.

Em fevereiro, a rede divulgou números sobre o faturamento e lucro referentes ao ano de 2023. Faturando US$ 25,5 bilhões (R$ 155 bilhões) e com um lucro líquido de US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões), o McDonald’s é a 2ª empresa mais valiosa do mundo no setor de restaurantes, com US$ 36,9 bilhões de valor de mercado, somente atrás da Starbucks, com US$ 53,4 bilhões. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

A Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes vai passar por uma renovação neste próximo ano que se inicia. No último pleito, foram eleitos nomes conhecidos da população, que estão dispostos a dar uma cara nova ao Legislativo Municipal. Um destes nomes é o de Robinson Vítor de Souza Melo, mais conhecido como Biro Biro. Eleito com mais de quatro mil votos pelo Avante, Biro Biro foi conselheiro tutelar por dois mandatos na cidade, onde conheceu de perto as dificuldades e necessidades das comunidades onde convive e está disposto a usar este conhecimento para ajudar os jaboatonenses.

O futuro vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), foi o escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) para assumir a Secretaria de Infraestrutura da cidade. Engenheiro Civil de formação, Victor comandará uma Pasta que está na linha de frente para o desenvolvimento urbano. “É um profissional e gestor público comprovado para estes cargos. Ele já está conosco desde a primeira gestão, acompanhando e participando de diversos projetos e ações da Prefeitura. Assim como já fez, tenho a certeza de que ele vai desempenhar novamente um papel exemplar nas novas funções”, disse João, em suas redes.

Escolhido entre os 16 políticos convidados para avaliar sobre o que representou o ano de 2024 e a expectativa para 2025, o ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao Governo do Estado, Miguel Coelho, afirmou que Pernambuco pouco avançou sob o comando da governadora Raquel Lyra (PSDB). “Água, segurança pública, geração de emprego e educação continuam como grandes desafios para que nosso Estado volte a ser protagonista”, disse Miguel.

No âmbito da segurança, Miguel fez duras críticas ao descaso de Raquel com a pauta. “O atual governo decidiu extinguir o programa ‘Pacto pela Vida’, mas não aponta soluções ou um plano robusto com metas estabelecidas e claras. É fundamental melhorar o principal ativo do sistema de segurança: os homens e mulheres que estão no enfrentamento à criminalidade. Hoje, por exemplo, o Estado continua sem nenhuma câmera de monitoramento, ou seja, o bandido sabe que não está sendo vigiado”, cravou o político. Confira abaixo a íntegra da sua análise.

As prioridades para Pernambuco em 2025

Por Miguel Coelho*

O ano de 2024 se encerra com uma sensação de que pouco mudou ou avançou em Pernambuco. Água, segurança pública, geração de emprego e educação continuam como grandes desafios para que nosso estado volte a ser protagonista. Em 2025, será fundamental que esses temas sejam gerenciados com coragem política, inovação e ações concretas.

Falar de água passa por abastecimento, mas também sobre saneamento. O modelo de gestão da COMPESA mostra-se obsoleto e a instituição a cada ano perde mais credibilidade junto à sociedade. Mais de 1 milhão de pernambucanos continua sem água tratada para as necessidades básicas e outros milhões sofrem com o rodízio. Ao mesmo tempo, o saneamento, principalmente, das comunidades mais pobres, segue negligenciado. Um terço dos lares pernambucanos, segundo o IBGE, simplesmente ainda não tem coleta de esgoto, em pleno 2024.

Quando fui candidato a governador e apresentamos um projeto para Pernambuco em 2022, já falava da urgência de mudar o formato da COMPESA, não há mais tempo a se perder. É fundamental que, no início do próximo ano, tire-se do discurso a mudança que precisa ser implementada, seja por uma Parceria Público-Privada ou outro modelo.

O enfrentamento da criminalidade é outra pauta de caráter imediato. O Pacto pela Vida foi um programa exitoso que, em seus últimos anos, mostrou sinais de ineficiência. O atual governo decidiu extinguir o programa, mas não aponta soluções ou um plano robusto com metas estabelecidas e claras. É fundamental melhorar o principal ativo do sistema de segurança: os homens e mulheres que estão no enfrentamento à criminalidade. Há uma necessidade urgente de investir em tecnologia, armamento, e na estrutura das delegacias e demais equipamentos. Hoje, por exemplo, o estado continua sem nenhuma câmera de monitoramento em todo o estado, ou seja, o bandido sabe que não está sendo vigiado. Para além da estrutura, considero mais imprescindível garantir salário digno e políticas de cargos e carreiras para os integrantes das polícias civis e militar. Enquanto não avançarmos nessas questões básicas, Pernambuco continuará, infelizmente, entre os três estados mais violentos do Brasil.

Combater a violência envolve também aspectos socioeconômicos. Costumo dizer que o programa social mais eficiente é garantir emprego, oportunidade para as pessoas trabalharem ou empreenderem. Nesse sentido, Pernambuco precisa avançar na geração de empregos, num programa para atração de empreendimentos e numa política fiscal menos sufocante para quem produz. Segundo o IBGE, apesar de uma queda tímida no percentual, nosso estado ainda é o que tem a maior taxa de desemprego no Brasil. Ainda temos um ambiente de atração de negócios pouco interessante, com muita burocracia e imposto. Também não temos visto uma política para facilitar a vida dos empreendedores de pequeno e médio porte.

Em paralelo à necessidade de promover programas para gerar emprego e renda, o estado terá que garantir mão de obra qualificada e conectada com o novo mercado de trabalho. A inteligência artificial é uma realidade, novas tecnologias estão criando desafios e a urgência de adaptabilidade da matriz de ensino na escola e no ensino técnico. Um dos principais legados de Eduardo Campos foi deixar Pernambuco como uma referência na educação básica.

Estamos ainda bem-posicionados nesse tema, porém, chegou o momento tornar a escola mais atrativa e inovadora. Muitos dos empregos que hoje existem, deixarão de fazer sentido e outras funções estão desocupadas por falta de mão de obra. Investir em uma educação mais atualizada, equipada e com uma mentalidade moderna colocará toda essa juventude em condições não apenas de garantir emprego aqui, como também, de ser mão de obra para outras regiões. Ainda no campo da educação é fundamental que o programa estadual de creches, o que considero um importante acerto, avance mais rápido. Mães e pais de baixa renda dependem muito de uma creche pública para poderem trabalhar.

Água, saneamento, segurança pública, emprego e educação devem ser prioridades para 2025. Esses setores, como aqui mostrado, dialogam entre si e propiciam avanços grandiosos para a qualidade de vida dos pernambucanos. O novo governo estadual está há dois anos estabelecido. Obviamente, é pouco tempo para que possamos fazer uma avaliação definitiva. Mas o tempo de adaptação já foi superado e, assim como todos os pernambucanos, espero ver mudanças e avanços reais que apontem para que nosso estado volte a ser a maior liderança do Nordeste.

*Ex-prefeito de Petrolina

Dando sequência ao anúncio dos nomes que vão compor o seu secretariado em 2025, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), acaba de anunciar, em suas redes sociais, o nome de Marília Dantas como a titular da Pasta de Projetos Especiais. A Secretaria vai desenvolver e gerenciar obras e intervenções urbanas no Recife.

Marília é engenheira com mestrado e doutorado em Engenharia Civil e foi secretária de Infraestrutura na primeira gestão de João. Agora, ao assumir a Secretaria de Projetos Especiais, ela estará responsável pela chefia de projetos como o da Orla Parque, as novas unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz), o Hospital da Criança e o Parque do Aeroclube.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publica um decreto presidencial nos próximos dias para corrigir o valor do salário mínimo que, segundo interlocutores do governo, deve subir para R$ 1.518 em 2025. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.412. As informações são do portal G1

Se confirmado o valor, o aumento será de R$ 106, o equivalente a um aumento de 7,5%. A correção valerá a partir de janeiro, com pagamento em fevereiro do ano que vem. O valor oficial do salário mínimo em 2025 só será confirmado com a publicação do decreto presidencial, prevista para ocorrer até o fim do ano.

A aumento do salário mínimo em 2025 já considera a nova fórmula do salário mínimo, que foi limitado no fim do ano passado por conta do pacote de cortes de gastos proposto pela equipe econômica.

Pela nova fórmula de cálculo do salário mínimo, a correção se dá pela inflação (INPC) calculada em doze meses até novembro (4,84%), mais o crescimento do PIB de dois anos atrás, nesse caso 2023, mas limitado a 2,5%. No ano retrasado, o PIB avançou 3,2%. Entretanto, como há a limitação, será utilizado o teto de 2,5%.

Por essa nova fórmula, já aprovada pelo Legislativo, o salário mínimo, arredondado, seria de R$ 1.517. Mas a informação de fontes do governo é de que o arredondamento será feito para cima, fixando o valor em R$ 1.518 para o ano de 2025.

Pelo formato anterior de reajuste do salário mínimo, o valor deveria subir de acordo com a inflação de doze meses até novembro, ou seja, 4,84%, mais a variação do PIB de dois anos antes, ano de 2023, ou seja, 3,2%. Não havia, no formato anterior, a limitação de 2,5%. Com isso, o salário mínimo subiria para R$ 1.528.

Considerando a diferença entre a fórmula anterior de aumento do salário mínimo (R$ 1.528), já abandonada por conta do pacote de cortes de gastos aprovado pelo Congresso na semana passada, e o valor que deverá ser apresentado pelo presidente Lula em decreto (R$ 1.518), a perda será de R$ 10 mensalmente para os trabalhadores, aposentados e pensionistas em 2025.

O Sextou de amanhã traz a cantora e compositora Marina Elali, neta de Zé Dantas, grande parceiro de Luiz Gonzaga em canções antológicas. Marina nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e é formada em música e canto no Berklee College of Music, em Boston. Depois da temporada nos EUA, a artista participou do programa Fama, da Rede Globo, e logo emplacou a música “Você”, de Roberto e Erasmo Carlos, como tema de Deborah Secco e Murilo Benício na novela “América”.

Entre os seus sucessos mais famosos estão “Eu Vou Seguir” e “One Last Cry”, músicas que viraram trilha sonora de novelas globais. Há alguns anos, Marina lançou um CD/DVD intitulado “Marina Elali Duetos – Homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas”. O trabalho foi gravado em Recife e é repleto de homenagens a Gonzagão e Zé Dantas, avô materno de Marina.

O Sextou vai ao ar, amanhã, na Rede Nordeste de Rádio, no horário do Frente a Frente, de 18 às 19 horas, para mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store. Imperdível!

A programação do ‘Virada Recife 2025’ no principal polo da festa, na praia do Pina, começa hoje, com apresentação de Roberto Carlos. Durante quatro dias, 19 atrações sobem ao palco para receber o novo ano.

Além do “Rei”, entre as principais atrações estão Cláudia Leitte, Alceu Valença, Alok, Nattan, Jorge & Mateus e Henry Freitas. Outros nomes pernambucanos também se apresentarão, como Priscila Senna, Raphaela Santos e Almir Rouche.

No Pina, os portões serão abertos às 17h nesta quinta-feira (26), no sábado (28) e no domingo (29). Na terça-feira (31), a abertura está programada para 19h.

Nos três polos descentralizados, serão 40 atrações, com nomes como Conde Só Brega, Michelle Melo, Nando Cordel e Geraldinho Lins. As apresentações serão no Polo Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira; Polo Ibura; e Polo Morro da Conceição. Confira abaixo a programação do polo Pina.

Quinta-feira (26)

  • Roberto Carlos
  • Orquestra Sinfônica do Recife

Sábado (28)

  • Cláudia Leitte
  • Pablo
  • Priscila Senna
  • Raphaela Santos
  • PV Calado

Domingo (29)

  • Jorge e Mateus
  • Xand Avião
  • Henry Freitas
  • Alceu Valença
  • Letícia Bastos
  • Guilherme Ferri

Terça-feira (31)

  • Nattan
  • Alok
  • Almir Rouche
  • Juciê
  • Matheus Moraes
  • Patusco

Mesmo durante o recesso de Natal, o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), não deu uma trégua e continuou anunciando os nomes que vão compor o seu secretariado a partir de 2025. Entre os escolhidos, João anunciou Ana Paula Vilaça para seguir no comando do Gabinete do Centro do Recife e do programa Recentro. A Pasta é responsável por organizar e promover ações para a revitalização, modernização e atração de investimentos para a área central do Recife.

Para chefiar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, o prefeito escolheu Felipe Matos. Segundo João, Felipe assumiu a liderança sobre a área de Concessões Públicas e Parcerias Público-Privadas, bem como nas áreas de Transformação Digital, Orçamento, Gestão de Pessoas e Licitações. “Essa experiência transversal permitiu que apoiasse as secretarias finalísticas da Prefeitura no Recife no desenho e viabilização de diversas políticas públicas bem-sucedidas”, afirmou o gestor.

Por fim, o administrador Jorge Vieira foi anunciado como secretário de Planejamento e Gestão. Jorge é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado. No Governo do Estado, trabalhou como Secretário Executivo de Coordenação Geral, na Secretaria Estadual de Saúde e Secretário Executivo de Gestão Estratégica, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Na Prefeitura do Recife, atuou como Secretário de Educação e também como Secretário de Planejamento e Gestão.