Recebo em Arcoverde, hoje, o Troféu Persona 2022, idealizado pelo comunicador Adriano Ferreira. Minha alegria e honra, na verdade, é saber que o outro grande homenageado da noite de glamour no Sesc é o maestro Beto da Oara, cuja história se confunde com a trajetória e fama da sua Orquestra, de berço sertanejo, nascida em Arcoverde, para conquistar o mundo.
Beto e sua Oara são patrimônio imortal da cultura brasileira. Como todo sertanejo, lutador, bravo e persistente, Beto já deveria ter sido homenageado por Pernambuco com o Troféu Personalidade dos Gigantes.
É um gigante, sob todos os aspectos. Sua Super Oara é a melhor e segunda mais antiga orquestra de bailes no Brasil. Pajeuzeiro como eu, Beto nasceu em Carnaíba, terra de músicos, berço imortal de Zé Dantas. Ainda muito jovem, como o poeta das grandes canções de Luiz Gonzaga, partiu para o Rio de Janeiro atraído pela música.
Leia maisMais tarde, teve que fazer o êxodo dos nordestinos ao contrário, do sonho do novo eldorado, o Rio, para suas carrancas em Carnaíba. Voltou por dois motivos: assumir um emprego de “agente arrecadador” e casar com “Dona” Marlí, com quem teve dez filhos, muitos deles seguiram a carreira artística como músicos e cantores.
A Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – Super Oara – já atravessou o Oceano Atlântico, levando seu ritmo frenético para Grécia, Japão e França. No Recife, certa vez, em apresentação memorável, dividiu o palco com o instrumentista americano Ray Canniff.
“Seu” Beto, hoje com 90 anos, já aposentado dos palcos, passou o bastão para o seu filho Elaque Amaral, talentosíssimo como músico e vocalista da orquestra. “Nada mais que gratificante do que homenagear um ícone de nossa cultura, nossa música e nossa história, o querido Beto da OARA. Um homem plural, múltiplo, artista, cantor, músico, político, um grande homem que chega aos 90 anos com muito vigor”, diz Adriano Ferreira, da Senso Eventos.
A entrega da honraria acontece logo mais, a partir das 21 horas, no Sesc de Arcoverde. Fui incluído ao lado de Beto como homenageado pela minha história no jornalismo, especialmente pelo pioneirismo do meu blog, ferramenta que revolucionou os meios de comunicação no Brasil com o noticiário digital e em tempo real. Meu blog é pioneiro no Nordeste, com 17 anos de funcionamento ininterrupto.
Leia menos
















