Vigilância Sanitária inicia operação educativa junto a comerciantes da orla de Jaboatão

Equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciaram, neste sábado (21), ação educativa para orientar os cerca de 350 comerciantes que atuam nas faixas de areia das praias do município, sobre boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas. As ações seguirão todos os finais de semana, até março. Os técnicos também estão cadastrando comerciantes para realizarem curso de capacitação, em fevereiro.

“Com a chegada do verão, há um aumento no número de banhistas e turistas nas praias do Jaboatão dos Guararapes, por isso, a Vigilância Sanitária também reforça sua atuação, nesse período, a fim de evitar doenças provocadas pela má manipulação e acondicionamento dos alimentos e bebidas, entre outros fatores”, observa a secretária de Saúde, Zelma Pessôa.

As orientações dos agentes incluem questões como a validade dos alimentos e bebidas; higiene pessoal, bem como dos alimentos e do local; acondicionamento, conservação e procedência de bebidas, gelo e alimentos, entre outros pontos considerados de relevância pela Vigilância Sanitária.

Veja outras postagens

Um leitor enviou ao blog, há pouco, um vídeo denunciando o total descaso na PE-545, que liga o município de Ouricuri a divisa com o estado do Ceará, passando pelas cidades de Bodocó e Exu. No trecho filmado pelo leitor, é possível ver a buraqueira que toma conta da estrada. Confira!

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Servidores da Secretaria Estadual de Saúde enviaram uma denúncia, hoje, ao Blog, descrevendo o “total descaso” do governo Raquel Lyra (PSD) com as condições de trabalho e o pagamento dos profissionais. Segundo relatos, muitos estão sem contrato formal, sem direito a 13º salário, férias ou diárias, e seguem trabalhando sem vínculo reconhecido. Há ainda denúncias de que o Estado não tem autorizado novos contratos de terceirização, o que tem agravado a situação de quem continua prestando serviço à população.

Os trabalhadores relatam que há servidores, há mais de três meses, sem receber salários e, quando o pagamento é feito, ocorre apenas após longos períodos de espera. A insatisfação cresce às vésperas do Dia do Servidor Público, celebrado na próxima segunda-feira (27). “A falta de empatia do governo Raquel Lyra com os prestadores de serviço na Saúde é gritante”, desabafa um dos servidores em relato ao Blog.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025