Professores aprovados em concurso à espera de Raquel

Em um de seus últimos atos enquanto governador de Pernambuco, Paulo Câmara homologou, em 12 de dezembro, o concurso público para professor de Educação Básica do Estado. O certame, realizado em agosto do ano passado, ofertou 2.097 vagas. Contudo, até hoje, os aprovados não foram convocados e muito menos nomeados.

Essa demora rendeu, inclusive, até uma cobrança formal do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que estabeleceu um prazo de até dez dias, que finda na próxima sexta-feira (27), para que a Secretaria de Educação do governo Raquel Lyra divulgue um cronograma para a convocação dos aprovados, uma vez que as aulas da rede pública têm início já no próximo dia 2.

Na Secretaria de Educação, o silêncio sobre o tema que mais parece assunto proibido, apesar das cobranças dos aprovados nas redes sociais no perfil oficial do Governo de Pernambuco predominar, foi rompido, finalmente, ontem. Em resposta a colunista do Jornal do Commercio, Margarida Azevedo, a assessoria da vice-governadora, Priscila Krause, afirmou que “os levantamentos estão sendo realizados e o assunto é uma prioridade”.

“Estão vendo nas GREs (Gerências Regionais de Educação) lotação por lotação dos professores pra saber onde e quais são as vagas mais urgentes para preenchimento. É um levantamento de fato, criterioso, técnico e responsável”, explicou a assessoria da vice-governadora.

Ou seja, na prática, falou e não disse nada, uma vez que para quem passou no concurso, cuja proposta era dar continuidade à reposição da força de trabalho da Rede Estadual de Ensino, composta em grande parte por contratados, o que importa é saber quando serão convocados para assumir suas respectivas funções de direito.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Em uma ação integrada, deflagrada ontem, as equipes do Malhas da Lei, ASI/3º BPM, GATI e GT Contra Resposta realizaram a “Operação Sepulcro Caiado”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e coibir atividades ilícitas nas dependências do Cemitério Municipal do Bairro São Miguel, em Arcoverde. As informações são da Rádio Itapuama FM.

O local vinha sendo utilizado por criminosos como ponto de comercialização e esconderijo de entorpecentes, conforme informações levantadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. Na sala do setor administrativo do Cemitério foram encontrados uma bolsa com aproximadamente 47g de maconha, uma balança de precisão, quatro pés de maconha, R$ 65 e um aparelho de celular. O coveiro, que não teve o nome divulgado pelas autoridades policiais, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Arcoverde.

Caruaru - Super Refis

O cantor Adelmario Coelho acaba de lançar o EP “Vaquejada e Cavalgada Ao Vivo – Vol. 1”, já disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho reúne a nova faixa “Vaquejada e Cavalgada” e releituras de grandes sucessos, embalados pelo autêntico forró que marca a trajetória do artista. Clique no link a seguir e confira: https://bfan.link/vaquejada-e-cavalgada-vol-1

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) parabenizou a iniciativa do Ministério da Saúde de criar um auxílio financeiro para custear transporte, alimentação e hospedagem de pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamento de radioterapia. A medida, segundo o parlamentar, vai ao encontro do Projeto de Lei nº 4.988/2025, de sua autoria.

De acordo com Eduardo da Fonte, a ação representa um importante avanço para ampliar o acesso ao tratamento oncológico, especialmente para pacientes que vivem longe dos grandes centros de referência. Segundo o deputado, essa é uma solução sustentável e solidária, que une Estado e iniciativa privada para assegurar o direito à saúde e à dignidade humana.

Eduardo da Fonte destacou ainda que o objetivo central da proposta é garantir que nenhum paciente deixe de se tratar por falta de condições de deslocamento, reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a redução das desigualdades regionais no atendimento oncológico.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro – para segunda-feira (27). O feriadão não é a única boa notícia para os 6,7 mil funcionários municipais. O salário que normalmente é pago no último dia útil do mês caiu na conta nesta sexta-feira (24).

“Nosso compromisso é manter o salário em dia e, sempre que possível, antecipar o pagamento como forma de reconhecimento pelo trabalho de cada servidor. Eles são fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública e merecem esse gesto de respeito”, destacou o prefeito Lula Cabral, ao fazer o anúncio da antecipação da folha de pagamento. 

O secretário de Administração, José Luiz do Monte, reforçou que a antecipação é fruto do planejamento financeiro da Prefeitura. “Graças à gestão responsável das contas públicas, conseguimos garantir o pagamento antecipado, oferecendo mais tranquilidade aos servidores e movimentando o comércio local neste período de feriado”, afirmou.