As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

Pré-candidato a deputado federal e dirigente estadual do PSDB, Gabriel Porto foi recebido no Palácio do Campo das Princesas, hoje, pelo governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Acompanhado pelo ex-prefeito de Quipapá Alvinho Porto, Gabriel definiu o encontro como uma oportunidade valiosa de diálogo e aprendizado. “Pudemos compartilhar ideias e reconhecer o trabalho exemplar de um pernambucano que honra cada cargo que ocupa”, disse.

Na avaliação de Gabriel, Pernambuco sempre estará muito bem representado com o desembargador à frente de qualquer uma de suas funções. “Doutor Ricardo é um verdadeiro exemplo de liderança, respeito e dedicação ao serviço público”, ressaltou.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O cenário político de Petrolina ganhou novos contornos, na manhã de hoje, com uma reunião de articulação promovida pelo ex-prefeito e ex-deputado federal Guilherme Coelho. O encontro, realizado em sua residência, reuniu parte do grupo de oposição local, com o objetivo de formalizar uma nova postura estratégica visando as próximas eleições e, principalmente, fortalecer o apoio à reeleição da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

Conhecido por utilizar o tradicional café da manhã em sua casa como um palco para diálogos e tratativas políticas, Coelho destacou a importância do momento para a coesão do grupo. “Esse foi apenas um primeiro encontro para um café que promovo tradicionalmente aqui em casa. Considerei proveitoso e vi uma turma animada,” afirmou Guilherme Coelho. “Nosso objetivo agora é ampliar essa rede, receber outros atores e fortalecermos o grupo. Política se faz assim mesmo, conversando, dialogando e buscando espaços”, disse.

Segundo o ex-prefeito, o encontro serviu para ouvir os posicionamentos dos presentes e traçar as primeiras estratégias para o futuro político do grupo. O foco principal está na reorganização da frente de oposição no município para dar suporte à plataforma da governadora no pleito vindouro. A reunião contou com a participação do ex-deputado Odacy Amorim, vereadores Diego Serra e Ronaldo Silva, ex-vereador Elismar Gonçalves, jornalista Carlos Britto, do jovem Artur Coelho, filho de Guilherme e Júlio Lossio Filho, que também representou o seu pai, ex-prefeito Julio Lossio.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O cantor e compositor Augusto César Filho é o convidado do Sextou desta semana. Filho do ícone do brega pernambucano Augusto César, o músico vai falar sobre a sua trajetória na música e o legado do seu pai, que tenta manter vivo por onde passa.

Desde os 13 anos, Guto, como também é conhecido, acompanhava o pai nos bastidores e nos palcos. Hoje, ele assume a missão de manter viva a história que ajudou a construir. Seu show “A Escalada Continua” é uma homenagem direta ao legado familiar e já está disponível nas plataformas digitais.

O Sextou vai ao ar na próxima sexta-feira, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Cantora, compositora e multi-instrumentista, Liah Soares assina a música “Amor pela metade”, que estará entre os temas da nova novela das 21h, da TV Globo: “Três Graças”. Nova geração de cantoras brasileiras que se dedicam a MPB e ao pop nacional, Liah Soares apresentou-se recentemente em Brasília, em dueto com o tenor Thiago Arancam, no concerto realizado durante a cerimônia de premiação do 21º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia.

“Amor pela Metade” é a décima canção de Liah Soares a integrar uma trilha sonora de novela. Roberto Carlos já gravou composição da artista, além de autorizá-la a realizar o show “Liah Soares Canta Roberto Carlos”, com arranjos de jazz para seus principais clássicos, a música “Detalhes” entre eles. O lançamento em plataforma musical da nova canção de Liah Soares está previsto para o dia 31 de outubro, próxima sexta-feira.

O escritor pernambucano Fernando Dourado Filho sentiu-se profundamente desapontado no lançamento do seu novo livro, ‘A Viagem Imóvel’, realizado na última segunda-feira, na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal. A cidade, conhecida por ser a terra natal do renomado escritor Eça de Queiroz, recebeu o autor com uma presença tímida: apenas 6 pessoas compareceram ao evento. A venda de livros também foi modesta, com apenas 2 exemplares vendidos.