Datafolha: João cresce e empata tecnicamente com Raquel

A nova rodada do instituto Datafolha reforça a tendência de crescimento do candidato ao governo de Pernambuco João Campos (PSB), que avançou dois pontos percentuais e empatou tecnicamente com a governadora Raquel Lyra (PSD). O socialista subiu de 40% para 42%. A gestora ficou com os mesmos 47% do levantamento anterior.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. A última pesquisa Datafolha foi divulgada em 21 de agosto. O percentual de brancos/nulos/nenhum é de 6%. Além disso, 2% não sabem em quem vão votar.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa é PE-04411/2026.

Veja outras postagens

A Prefeitura de Olinda ultrapassou a marca de 1,2 mil servidores nomeados em menos de dois anos. Nesta segunda-feira (26), a prefeita Mirella Almeida (PSD) deu posse a oito novos profissionais, destinados às secretarias e setores de Patrimônio e Cultura, Segurança Cidadã e Procuradoria do Município.

Seis servidores vão atuar na Secretaria de Patrimônio e Cultura, nas funções de técnico administrativo, técnico de edificações, bibliotecária e fiscal. Os outros dois assumem cargos na Guarda Municipal e como assistente de procuradoria. Com a nova nomeação, a Guarda Municipal passa a contabilizar 92 servidores nomeados.

Em nota assinada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, o partido afirma que reconhece o resultado proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que “questionamentos levantados precisam ser devidamente esclarecidos”.

“Reconhecemos o resultado presidencial, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas entendemos que os questionamentos levantados precisam ser devidamente esclarecidos dentro de um debate político equilibrado e democrático. Seguiremos acompanhando os fatos e buscando respostas com responsabilidade, transparência e respeito às instituições”. As informações são do g1.

O ex-chanceler Celso Amorim, assessor de Lula para assuntos internacionais, classificou nesta segunda-feira (26) como “contraditória” a fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o processo eleitoral brasileiro.

Para Amorim, Trump está “mal informado” e quem “tentou fraudar” as eleições brasileiras foi a empresa Meta, que controla as plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp. As informações são do g1.

Caruaru - Minha rua nova

Por Alek Maracajá*

Na véspera da eleição, sete dos oito institutos de pesquisa colocavam Flávio Bolsonaro numericamente à frente. Na mesma noite, o IPDE da Ativaweb DataLab registrava Lula com 55,6 pontos, contra 44,4, dominando o ambiente digital.

No domingo, Lula venceu com 51,78% dos votos válidos e uma diferença de 4,4 milhões de votos.

Os sinais vinham se acumulando. O último debate gerou 33,7 milhões de menções, com maioria favorável a Lula. Nas últimas 24 horas de campanha, os vídeos do presidente somaram 224,9 milhões de visualizações. Em sete dias, ele ganhou mais de 1 milhão de seguidores e teve alta no engajamento.

O IPDE não mede voto, mede presença. Ele não mostrou o tamanho da vitória, mostrou a direção.

“A pesquisa pergunta ao eleitor o que ele pretende fazer. O digital mostra o que ele já está fazendo.”

*CEO da Ativaweb DataLab

Ipojuca - Na palma da sua mão
Olinda - Refis 2026

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) descartam a possibilidade de anular o segundo turno das eleições presidenciais e reconhecem o resultado que garantiu a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação contraria a posição do senador Flávio Bolsonaro (PL), que se recusou a reconhecer a derrota e anunciou que recorrerá à Justiça para tentar invalidar o pleito.

A avaliação predominante entre integrantes dos dois tribunais é que eventuais questionamentos apresentados pela campanha do candidato do PL não devem prosperar por não haver elementos que justifiquem a anulação do pleito. Ao anunciar a vitória de Lula, na noite de domingo (25), o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, afirmou que a prorrogação do horário de votação após denúncias de problemas no transporte público não comprometeu a apuração e manifestou confiança na integridade do processo eleitoral. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Creche Quilombo II

O deputado federal Luciano Bivar (MDB-PE) voltou a fazer acusações contra o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (26), após o dirigente divulgar uma mensagem parabenizando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição. Bivar chamou Rueda de “bandido”, afirmou que ele “vai preso” e citou as declarações do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, que atribuiu a Rueda o recebimento de comissão de 10% sobre aportes de fundos de previdência no banco.

Assista:

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que pretende acionar a Justiça Eleitoral para pedir a cassação da chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito no domingo (25), sob a alegação de abuso de poder político e econômico durante a campanha.

Flávio acusou alega que o presidente reeleito Lula injetou meio trilhão de reais de dinheiro público para fazer compra de votos. As informações são da CNN.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o candidato derrotado Flávio Bolsonaro (PF) entregue o passaporte.

A decisão foi dada em processo em que Flávio Bolsonaro e o advogado Willer Tomaz são investigados por lavagem de dinheiro. As informações são do g1.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (26) que a eleição no Brasil “pareceu mais uma eleição fraudada”, sem apresentar qualquer indício de irregularidade.

“Eu não tomei partido, mas pareceu mais uma eleição fraudada”, afirmou Trump, sem apresentar nenhuma prova. “Para mim, pareceu muito ruim”. As informações são do g1.

Por Letícia Lins – Oxe Recife

“O Nordeste é o câncer do Brasil!”. Foi assim, vociferando, que um aliado do Flávio Bolsonaro (PL) – candidato derrotado à presidência da República – se referiu, ao deixar a casa onde o senador acompanhava o desenrolar da apuração e os números divulgados a cada minuto pelo TSE, em Brasília. Com a vitória matematicamente comprovada de Lula, o clima de festa acabou, o barulho cedeu lugar ao silêncio e os apoiadores do Zero1 devem ter procurado um culpado para justificar o resultado, como fez o desconhecido visitante.

Sobrou para quem? Para a nossa região, claro. Mas isso muito alivia o ego dos nordestinos que, como eu, alimentam orgulho de ter nascido nessa terra quente, cheia de calor humano e de muita responsabilidade histórica ao longo dos séculos, quando o assunto são as lutas do seu povo por democracia e liberdade. A julgar pelo desabafo xenófobo comum aos bolsonazifascistas de plantão, o Nordeste seria muito discriminado em um eventual governo de Flávio Bolsonaro, já que vários dos seus aliados costumam se referir à região com desprezo, como se ela fosse um tumor no emaranhado e político  e geográfico brasileiro.

No Brasil, Lula ganhou a eleição com 51 por cento dos votos válidos (64.256.232) contra 48,21 por cento de Flávio Bolsonaro (59.826.041). Mas é no Nordeste que a situação se inverte. Lula teve 69,37 por cento dos votos (24.450.432 votos) contra 30,63 por cento de Flávio (10.796.736). Ou seja, no “câncer do Brasil”, Lula teve mais do dobro dos votos do adversário. Pior para este.

O Partido Social Democrático (PSD), o qual a governadora reeleita por Pernambuco, Raquel Lyra, é presidente estadual, cumprimentou o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) após eleição, em nota publicada pelas redes sociais, hoje. As informações são do Blog da Folha.

Segundo a nota, o diretório nacional, comandado por Gilberto Kassab, que havia se mantido neutro após derrota do candidato da legenda à Presidência, Ronaldo Caiado, apoiará a decisão dos eleitores. “O PSD […] deseja um bom governo a toda a equipe do Lula e reafirma o compromisso com nossa democracia e vai procurar corresponder às expectativas dos eleitores brasileiros”, afirmou-se.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias