Pela direita, Caiado repete Ciro de 2018 com voto útil

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Na semana passada, pesquisa Real Time Big Data deu algum alento ao candidato do PSD à Presidência, Ronaldo Caiado, ao colocá-lo à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno, embora dentro da margem de erro: 44% a 43%. Para vir a esboçar isso, no entanto, Caiado tem um grande problema anterior: ele precisa chegar no segundo turno.

Caiado começa então a ensaiar um discurso de “voto útil”: a direita devia votar nele, e não no candidato do PL, Flávio Bolsonaro, porque ele seria alguém com maior possibilidade de vencer Lula no segundo turno. Caiado repete, assim, o discurso e a estratégia utilizada por Ciro Gomes, então no PDT, na disputa presidencial de 2018 contra Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Como sabemos, essa estratégia não deu resultado para Ciro naquela eleição. E de alguma forma pode ter ajudado Bolsonaro na sua vitória.

Veja outras postagens

Programação nos dias 1º e 2 de agosto prevê 2.047 vagas para atendimentos nas agências e 7.895 para perícias médicas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá 9.942 vagas para atendimentos extras neste fim de semana, dias 1º e 2 de agosto, em unidades da Região Nordeste. O quantitativo reúne 2.047 vagas para atendimentos nas Agências da Previdência Social (APS) e 7.895 vagas previstas para perícias médicas.

Para os atendimentos nas APS, 1.634 vagas serão ofertadas no sábado (1º) e outras 413 no domingo (2).

No sábado, haverá atendimento em unidades vinculadas às Gerências-Executivas de Maceió, Recife, Caruaru, Feira de Santana, Mossoró, São Luís, Imperatriz, Fortaleza, Natal, Aracaju, Sobral, Juazeiro e Teresina. Entre as unidades com oferta de vagas estão as APS de Arapiraca; Corredor do Bispo e Pina, no Recife; Vitória de Santo Antão; Feira de Santana; Mossoró; Bom Menino, Cohab e Nazaré, em São Luís; Imperatriz; Fortaleza Centro-Oeste e Fortaleza Sul; Natal Centro e Natal Nazaré; Lagarto; Almirante Álvaro Calheiros, Poço e Tabuleiro do Martins, em Maceió; Penedo; Crateús; Irecê; Juazeiro do Norte; Petrolina; Teresina Aeroporto e Parnaíba.

No domingo, serão 144 vagas na APS Fortaleza Centro-Oeste e 144 na APS Fortaleza Sul. A APS Lagarto terá 15 vagas, a APS Crateús, 70, e a APS Sobral, 40.

Perícias médicas

Para as perícias médicas, estão previstas 7.895 vagas nos dias 1º e 2 de agosto, distribuídas por unidades do Ceará, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Piauí e Bahia. O levantamento encaminhado apresenta a programação das unidades para os dois dias.

No Ceará, são 1.890 vagas, distribuídas entre as APS Iguatu (200), Crateús (200), Juazeiro do Norte (190), Fortaleza Sul (200), Sobral (400) e Fortaleza Centro-Oeste (700). Em Sergipe, serão disponibilizadas 3,6 mil vagas para perícias médicas conectadas nas APS Ivo do Prado e Siqueira Campos, em Aracaju. Os atendimentos serão realizados nos dias 1º e 2 de agosto, a partir das 7h, para requerimentos de Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) à pessoa com deficiência.

Na perícia conectada, o cidadão é atendido por videoconferência na agência por peritos médicos que podem estar em qualquer local do país. Para participar do mutirão em Aracaju, é necessário agendar o atendimento pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Segurados com perícia marcada para datas futuras podem solicitar a antecipação da data.

No Piauí, são 1.234 vagas: APS Floriano (120), Teresina Leste (680), Campo Maior (100), Parnaíba (260) e São João do Piauí (74). Na Paraíba, estão previstas 470 vagas, distribuídas entre as APS Sousa (50), Campina Grande – Catolé (210) e Campina Grande – Tiradentes (210).

No Maranhão, são 396 vagas, sendo 342 na APS São Luís – Bom Menino e 54 na APS Viana. Na Bahia, estão previstas 305 vagas, distribuídas entre as APS Irecê (50), Brumado (25) e Vitória da Conquista (230).

Sebrae - Fazer dar certo

Por Zé Américo Silva*

As novas revelações da Polícia Federal colocam o principal aliado do presidente na Bahia no centro da campanha eleitoral e ameaçam transformar o maior reduto petista em um campo permanente de desgaste político

Durante muitos anos, Jaques Wagner foi tratado como um dos homens mais influentes da República. Governador da Bahia por dois mandatos, ministro de Estado, líder do governo no Senado e conselheiro mais próximo de Lula, construiu a imagem de articulador discreto e operador político eficiente.

Hoje, porém, o noticiário já não fala de sua capacidade de articulação. Fala de investigação.

As novas informações da Operação Compliance Zero elevam significativamente o custo político da permanência de Wagner no centro da estratégia eleitoral do PT. Segundo a Polícia Federal, foram identificadas 74 ligações telefônicas entre o senador e um ex-sócio do Banco Master, além de registros de presentes, utilização de aeronaves particulares e contatos que agora fazem parte do conjunto de elementos investigados.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

O prefeito de Timbaúba, Marinaldo, destacou a realização de uma nova etapa de cirurgias de baixa e média complexidade no Hospital Municipal nesta sexta-feira (31). Segundo a Prefeitura, a unidade já ultrapassou a marca de 500 procedimentos desde a inauguração do complexo hospitalar.

“Minha prioridade é ofertar cirurgias para os timbaubenses. Dispomos de uma estrutura completa de excelentes profissionais para atuar no bloco cirúrgico. As pessoas não precisam se deslocar para outros centros de saúde, como Recife ou João Pessoa, tudo acontece aqui em Timbaúba”, afirmou.

Caruaru - Transparência 2026

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas de inclusão social com a aprovação do Plano Municipal para a População em Situação de Rua. O documento foi aprovado por unanimidade durante reunião do Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua (Pop Rua), realizada na manhã do dia 23 de julho, na sede da Secretaria.

O encontro reuniu representantes do Governo Municipal, do Ministério Público e da sociedade civil organizada, reafirmando o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas participativas e voltadas à garantia de direitos. Participaram da reunião o secretário municipal de Assistência Social, Allan Pereira, a secretária executiva da pasta, Myrella Gomes, a gerente da Proteção Social Especial, Marluce Ferreira, além do promotor de Justiça Dr. Carlênio Mário e demais integrantes do comitê.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Conhecida nas redes sociais por denunciar irregularidades na segurança pública de Pernambuco, a delegada Natasha Dolci declarou, hoje, que está sob nova ameaça de demissão. Segundo a servidora, a Secretaria de Defesa Social (SDS) recomendou à governadora Raquel Lyra (PSD), em mais dois processos disciplinares, que a policial seja demitida.

A tentativa de punição ocorre após Natasha postar uma série de vídeos nas redes sociais em que comprova que criminosos têm imposto toque de recolher em comunidades da Região Metropolitana do Recife, desmentindo a versão oficial do Governo Raquel Lyra, que chamou os relatos sobre ocorrências desse tipo de fake news. A delegada também é candidata a deputada estadual pelo MDB, partido que apoia João Campos (PSB), principal adversário da governadora nas próximas eleições.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A convenção da federação PSDB-Cidadania em Pernambuco, realizada na manhã de hoje, na sede do PSDB, no Recife, foi marcada por um impasse jurídico envolvendo o comando estadual da aliança. A controvérsia surgiu quando advogados ligados a Frente Popular de Pernambuco questionaram a legitimidade da atual direção da federação e defenderam que uma intervenção nacional teria afastado o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, da presidência da entidade. Apesar da discussão, a federação prosseguiu com os trabalhos e oficializou o apoio à pré-candidatura da governadora Raquel Lyra (PSD) à reeleição.

Em contato com o blog, Fred Loyo contestou a versão de afastamento e afirmou que o comando da federação em Pernambuco permanece válido. Segundo ele, a composição da direção estadual segue regularmente anotada na Justiça Eleitoral, conforme certidão emitida pelo Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do Tribunal Superior Eleitoral, documento que aponta Loyo como presidente da federação com mandato vigente até 17 de janeiro de 2027 (em anexo abaixo).

Palmares - 147 anos

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa e o deputado federal Coronel Meira estiveram em Tamandaré para uma visita ao Padre Arlindo, uma das figuras mais relevantes do litoral sul de Pernambuco. Na ocasião, Coronel Feitosa anunciou a destinação de R$ 150.022 em recursos parlamentares para apoiar as ações sociais e benfeitorias coordenadas pelo padre no município.

A visita reforça o alinhamento entre os dois parlamentares na defesa de pautas sociais e conservadoras em Pernambuco. Ao longo dos anos, a Associação Padre Arlindo já realizou mais de 7 mil atendimentos médicos, distribuiu mais de 580 toneladas de cestas básicas e capacitou mais de mil pessoas em cursos profissionalizantes. O Dia da Solidariedade, evento anual promovido pelo instituto, já chegou a reunir mais de 6 mil atendimentos em três dias, consolidando-se como uma das maiores ações sociais do litoral pernambucano.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou, ontem, uma fiscalização em duas unidades de saúde localizadas no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A equipe de fiscalização da autarquia esteve no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), localizado no bairro do Timbó, e no Hospital e Maternidade de Abreu e Lima. Em ambas as unidades, foram identificadas irregularidades como problemas estruturais, subdimensionamento e ausência de responsáveis técnicos.

A situação mais grave foi identificada no Caps AD, onde a equipe constatou uma estrutura precária. A cozinha e a despensa, responsáveis pelo armazenamento dos alimentos destinados aos pacientes, apresentavam condições insalubres. Além disso, a unidade não conta com um Responsável Técnico de Enfermagem, situação que compromete a organização dos serviços e a qualidade da assistência prestada. Atualmente, o Caps AD atende 59 pacientes, mas a estrutura física é insuficiente e não oferece condições adequadas para o desenvolvimento das atividades assistenciais.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Mal deu tempo de repercutir o susto vivido por pacientes e profissionais no Hospital da Restauração (HR), na última quarta-feira (29), quando parte do teto voltou a ceder e atingiu uma paciente que se recuperava de uma cirurgia, e a rede estadual de saúde já registra um novo episódio preocupante.

Na manhã de hoje, uma paciente ficou presa em um elevador do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, após uma pane no equipamento. O incidente provocou momentos de tensão e mobilizou médicos, enfermeiros e outros profissionais em uma operação para retirar a paciente.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Teve o dedo do próprio presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a decisão de mudar novamente o comando da comunicação da campanha do candidato do seu partido, Flávio Bolsonaro. Como contara por aqui o Correio Político, em junho Valdemar tinha tomado a decisão de se afastar da articulação direta da campanha presidencial, deixando essa tarefa de fato para o coordenador, senador Rogério Marinho.

Iria focar somente nas campanhas para deputado federal, que são as fundamentais para definir os recursos dos Fundos Partidário e Eleitoral. Essa, a praia de Valdemar. Em julho, tinha até resolvido tirar férias. Estava em Miami, pronto para assistir dos estádios a Copa do Mundo. A crise entre Flávio e sua madrasta, Michelle, foi o ponto de inflexão. Valdemar estava no estádio esperando o início do jogo entre o Brasil e a Escócia quando soube do vídeo de Michelle.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, promove, hoje, a partir das 19h, no Módulo Centro Desportivo, o 2º Encontro de Quadrilhas Juninas, reunindo os grupos Andarilhos, Sanfonar, Fogo de Palha, Impacto Nordestino e Matuta Candeeiro em uma grande celebração da cultura popular nordestina.

O secretário municipal de Cultura, Augusto Martins, destaca que o evento reforça o compromisso da gestão com a valorização das tradições juninas, proporcionando um espaço de integração entre os grupos culturais e a população, além de fortalecer a identidade cultural de Afogados da Ingazeira por meio da dança, da música e do folclore.

O entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’ da próxima terça-feira, meu projeto em parceria com a Folha de Pernambuco, é o ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Robson Andrade. Hoje, atuando como empresário em Minas, Robson vai falar sobre o impacto da nova taxação americana aos produtos exportados para os EUA, a economia nacional, o Governo Lula, as altas taxas de juros e as eleições deste ano.

Eleito por unanimidade como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em maio de 2010, foi empossado oficialmente em outubro deste mesmo ano, substituindo Armando Monteiro Neto. Robson é mineiro de São João Del Rei e engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).