Caso Master: subprocurador pede ao TCU apuração de conduta de diretor do BC

Do jornal O Globo

O subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, pediu ontem (23) à Corte de Contas a apuração das operações de aquisição de carteiras de crédito do Banco Master pelo BRB, além da conduta do diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino, e de “outros agentes públicos eventualmente envolvidos” no esquema de fraude.

Em sua representação, Furtado cita reportagem do blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo, que revelou que Aquino enviou mensagens ao então presidente do banco estatal de Brasília, Paulo Henrique Costa, pedindo que adquirisse os créditos para ajudar o Master a resolver seus problemas de liquidez, de acordo com fontes e documentos obtidos pela equipe da coluna.

Veja outras postagens

O ex-prefeito do Recife, presidente nacional do PSB e candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, manifestou solidariedade, nesta quarta-feira (12), ao candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), após o petista relatar uma suposta tentativa de intimidação por policiais militares na noite anterior, em São Paulo.

Haddad afirmou que uma viatura da PM abordou seu carro nas proximidades de sua residência e, depois de ele desembarcar, acompanhou o motorista por um longo período. “Minha solidariedade a Fernando Haddad diante desse episódio grave, que precisa ser esclarecido com rigor. Forças de segurança não podem ser usadas para intimidar adversários ou interferir no processo eleitoral”, escreveu João nas redes sociais.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que determinou a apuração do caso. Mais tarde, o secretário Osvaldo Nico Gonçalves afirmou que a investigação concluiu que os policiais procuravam suspeitos de uma quadrilha de roubo de celulares e que não sabiam que o veículo pertencia a Haddad. Ao comentar o episódio, João Campos também fez referência às denúncias de arapongagem em Pernambuco. “Pernambuco já conhece a gravidade das denúncias de arapongagem. Polícia é para proteger, não para perseguir ou servir a interesses políticos. Democracia exige eleição livre e sem intimidação”, afirmou.

Sebrae - Fazer dar certo

Governadora terá três dias para apresentar documento obrigatório; pendência foi identificada durante análise do pedido de registro para disputar a reeleição

A governadora de Pernambuco e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), foi intimada pela Justiça Eleitoral após não apresentar o programa de governo entre os documentos que integram seu pedido de registro de candidatura. A pendência foi identificada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante a análise da documentação apresentada pela chapa governista.

De acordo com a intimação expedida no processo de Registro de Candidatura (RRC) nº 0600840-70.2026.6.17.0000, Raquel Lyra terá prazo de três dias para regularizar as falhas verificadas no requerimento, sob pena de indeferimento do pedido.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

O ex-ministro da Fazenda e candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), relatou nesta quarta-feira (12) uma suposta tentativa de intimidação de agentes da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) e afirmou que irá pedir providências à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), subordinada a Tarcísio de Freitas (Republicanos), que concorre à reeleição.

O caso teria ocorrido na noite de terça, quando o petista retornava para casa depois de um evento na faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, próximo das 22h30. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - Transparência 2026

O advogado, professor e candidato a deputado federal Mauricio Rands defendeu, nesta quarta-feira (12), a preservação das instituições democráticas e a retomada do diálogo em meio à polarização política. A declaração foi feita durante homenagem recebida no Caxangá Ágape, em encontro realizado no Recife. “Uma das lições da história é que, diante de momentos de polarização, precisamos recuperar a capacidade de diálogo e de construção democrática”, afirmou.

Ao agradecer a homenagem, realizada no Mês do Jurista, Rands destacou o papel de instituições que preservam a memória e promovem o debate e a participação social. Ele citou a Faculdade de Direito do Recife e o Tribunal de Justiça de Pernambuco como exemplos de instituições que atravessaram gerações e participaram da formação da vida política, jurídica e social do Estado.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Quem participa da reunião de emergência em Palácio, neste momento, com a governadora Raquel Lyra, para tentar encontrar uma saída na chapa para o Senado com a desistência de Túlio Gadelha, é o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. Será que vai aceitar sair candidato ao Senado depois de lançar Mendonça Filho ou está convencendo Raquel a apoiar Mendonça?

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Câmara dos Vereadores do Recife aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) número 17/2026 que concede o Título de Cidadão do Recife ao ator, diretor, roteirista, produtor e músico Wagner Moura. A proposição foi aprovada por 25 votos favoráveis e três contrários, durante reunião ordinária realizada nessa terça-feira (11).

O projeto é de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB). Durante a votação, o parlamentar celebrou a aprovação do título a Wagner Moura e destacou o sucesso do filme “O Agente Secreto”, protagonizado pelo ator. Lançada em novembro do ano passado, a produção é ambientado no Recife dos anos de 1970 e dirigido pelo cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho. As informações são do Blog da Folha.

Palmares - 147 anos
Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, decidiu incluir em seu programa de governo um tópico caro à militância bolsonarista: a reforma do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema deve ser uma das principais bandeiras eleitorais da campanha do filho 01 de Jair Bolsonaro, em contraposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conta com a boa vontade do Supremo como um dos pilares de sua governabilidade.

Um dos principais pontos defendidos pela campanha do senador é a imposição de uma quarentena de um ano para indicação ao Supremo, no caso de pessoas que tenham assumido o cargo de ministro ou secretário de Estado. As informações são do jornal O GLOBO.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O médico e ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota manifestou, nas redes sociais, solidariedade a Dom Limacêdo Antônio da Silva. Na publicação, ele defendeu um cristianismo voltado aos mais pobres, à justiça social e ao respeito aos direitos fundamentais.

“Manifesto minha solidariedade a Dom Limacêdo Antônio da Silva e à sua missão de manter viva a força de um cristianismo comprometido com os mais pobres, com a justiça social e com o respeito aos direitos fundamentais”, escreveu Anchieta. Confira:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que o diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “restabelecido” após reunião entre os dois na manhã desta quarta-feira (12).

“Esse diálogo foi restabelecido, tanto que já tivemos duas reuniões muito boas e produtivas pensando no Brasil. Esse é o meu papel e eu creio que é o dele também”, disse Alcolumbre. As informações são da CNN.

O encontro desta quarta durou cerca de duas horas e contou com a presença do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, e da líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE).

Convidado pelo presidente Lula, o senador Humberto Costa (PT) almoçou com ele, nesta quarta-feira (12), no Palácio da Alvorada. Candidato à reeleição e 2º vice-presidente do Senado Federal, Humberto discutiu com o presidente a agenda parlamentar em curso no Congresso Nacional, bem como temas político-eleitorais.

No Senado, projetos de extrema relevância, como os que tratam de terras raras e do fim da escala 6 X 1, bem como a PEC da Segurança Pública, estão em tramitação e o governo tem interesse em que um esforço da Casa, ainda antes da eleição, consiga destravar a pauta. As informações são do Blog da Folha.

O ex-deputado federal Gonzaga Patriota, na foto com o presidente Lula, é um militante histórico do PSB, teve dez mandatos federais, não emplacou o 11º por uma peinha, obtendo mais de 70 mil votos.

Não sei o que está acontecendo com a cúpula do PSB, mas o fato é que Patriota, que chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado, não contou com respaldo sequer para figurar numa suplência de senador na chapa de João Campos.

Procurei saber se o PSB havia dado pelo menos uma missão a ele no São Francisco na campanha de João, mas, infelizmente, o ex-parlamentar não foi lembrado em absolutamente nada.

Numa eleição acirrada que se apresenta pela frente no Estado, o PSB comete o erro de não saber valorizar quadros históricos, com identidade com as massas, como é o caso de Patriota, que está completando 34 anos de filiação ao PSB.

Arraesista e eduardista de fidelidade canina. Uma pena!