Novembro, o abre alas das festas de fim de ano

Novembro abriu, ontem, as suas cortinas. Devido às inúmeras ocasiões para comemorar os mortos, é conhecido como o mês do luto, da reflexão e das lembranças. O luto se reporta à lembrança dos soldados alemães mortos nas duas guerras mundiais.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano. Seu batismo vem da palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março. Em meio ao clima de luto, como o Dia dos Finados nesta segunda virada do calendário de novembro, o mês nos leva também a entrar no clima das festividades de fim de ano.

Novembro abre as portas para dezembro, mês para se olhar pelo retrovisor e saber ser grato pelas conquistas ao longo do ano. Melhor enxergar a derivada positiva. Em alguns momentos deste 2022 foi possível transformar pedras em flores, construindo um jardim florido.

Já é novembro! O tempo passa depressa, tão depressa que nem sentimos. Então, já é novembro! Seja bem-vindo, novembro! Já sinto o cheiro de final de ano no ar. Que venham as comemorações! Mas, por favor novembro, seja inesquecível! Traga tudo que for leve e necessário para transbordar o coração. Traga todos os sorrisos que outubro me roubou, seja um tempo de calmaria.

Traga suas lindas cores, seu calor e o canto dos pássaros, lembranças de noites felizes diante da luz da lua, seja como a primavera da vida, trazendo esperança de dias melhores, o amor em flor. Primavera faz lembrar os jardins, de rosas e jasmins. Não importo se tem espinhos, a rosa será sempre rosa que enfeitam os jardins, o jasmim será sempre o incenso que perfuma, que cede aos encantos de sua beleza.

Arrasa, novembro!

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) visitou, hoje, o terreno onde deveria estar sendo construída uma creche no município de Custódia, no Sertão do Moxotó, e constatou que a obra sequer foi iniciada. Acompanhado da ex-vice-prefeita Luciara de Neemias e do vereador Renato, o parlamentar denunciou que o local permanece completamente abandonado, sem qualquer sinal de limpeza ou início dos trabalhos, apesar de o contrato prever a entrega da unidade até 10 de fevereiro de 2026. Segundo Sileno, a situação repete o cenário encontrado em outras cidades e evidencia, segundo ele, a “falta de capacidade do governo Raquel Lyra em cumprir as entregas prometidas”.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O Instituto França de Pesquisa admitiu, por meio de nota oficial, ter identificado uma distorção pontual nos cruzamentos por faixa etária de sua pesquisa de intenção de voto em Pernambuco. O comunicado foi divulgado após o blog publicar uma análise que apontava dados conflitantes no levantamento.

A matéria, baseada em avaliação de especialistas em estatística e opinião pública, revelou que, embora Raquel Lyra aparecesse com 29,37% das intenções de voto, atrás do prefeito João Campos (43,18%), havia discrepâncias evidentes nos cruzamentos por faixa etária e escolaridade — especialmente nos resultados dos pré-candidatos Eduardo Moura e Ivan Moraes, que destoavam significativamente do total geral apresentado.

Em nota, o Instituto afirmou que a inconsistência foi detectada por sua equipe técnica e que os dados foram prontamente revisados, validados e corrigidos, assegurando a conformidade com seus padrões metodológicos. “Os cruzamentos publicados antes da atualização não correspondem aos dados oficiais e devem ser considerados inválidos para fins de análise ou reprodução”, destacou o comunicado. Os resultados corrigidos já estão disponíveis para consulta e divulgação.

Ainda, o Instituto França destacou ter acertado os resultados das eleições de 2024 em Recife e Caruaru, todas as pesquisas de segundo turno e a disputa presidencial de 2022.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.