O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o IGM-PREV 2024, classificando o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Camaragibe (CamaragibePrev) com nota 75, na faixa B — melhor pontuação alcançada — e 8ª posição entre 148 cidades de Pernambuco. Este resultado coloca Camaragibe em um seleto grupo de apenas 17 municípios (11% do total avaliado) que atingiram este patamar de qualidade em gestão previdenciária.
Na prática, isso significa que o CamaragibePrev está entre as gestões mais bem organizadas e responsáveis do estado. “Esse resultado é um reconhecimento e, de certa forma, valida uma iniciativa pioneira da Secretaria de Administração: a estruturação e criação da Autarquia Municipal do Fundo de Previdência. A transição para uma autarquia permitiu maior autonomia, profissionalismo e rigor técnico. Agora é continuar aprimorando o sistema, buscando sempre mais segurança, equilíbrio e clareza para todos que dependem da previdência municipal.” avalia o prefeito Diego Cabral.
Leia maisO secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Logísticas, Paulo Freitas também comemorou a avaliação. ”Sair da média estadual (classificada como C) e figurar entre as melhores gestões de Pernambuco confirma que as boas práticas implementadas nos últimos anos garantem não apenas o cumprimento da lei, mas a tranquilidade e a segurança dos direitos dos servidores municipais”, disse Paulo.
Para a presidente do CamaragibePrev, Daniele Silva a presença do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Camaragibe entre os melhores resultados do ranking representa um marco extremamente relevante, tanto do ponto de vista fiscal quanto social e institucional. “Essa conquista reforça a estabilidade e segurança para o futuro dos servidores, demonstra responsabilidade fiscal, evidencia excelência na gestão pública e fortalece a credibilidade das instituições da cidade”, explicou Daniele.
O IGM-PREV avalia a qualidade da gestão da previdência dos servidores municipais, e é um retrato de como cada cidade protege o futuro dos seus servidores, garantindo aposentadorias e pensões com segurança. A avaliação do TCE levou em conta cinco eixos essenciais nos quais Camaragibe se destacou: meta atuarial (saúde financeira a longo prazo), caráter contributivo, transparência e gestão, investimentos e compensação previdenciária.
Leia menos

















