O município de João Alfredo, no Agreste Setentrional, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade Vale do Pajeú e contou com o apoio do prefeito Zé Martins (PSD) e do diretor da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes, o Painha.

Além do chefe do Executivo Municipal, estavam presentes no ato a primeira-dama, Gizelly Martins, e os secretários Alex Lima (Cultura, Esportes e Lazer), Alessandra Santos (Educação, Tecnologia e Inovação), Júlio Dutra (Urbanismo), Paulo Silvino (Agricultura), Carlos Vitorino (Transportes), Herllon Mariano (Infraestrutura), Wedja Martins (Planejamento), Giselda Silva (Saúde), Miriam Marta (Mulher), Severino Souza (Assuntos Jurídicos), Antonio Carlos (Finanças) e Marcelo Mota (Desenvolvimento Econômico).


Da Câmara Municipal, compareceram os vereadores Jozivan Guedes (PSB-presidente da Casa), Tato Mendes (PT), Joana D’ Arc (PSB), Erivaldo Vieira (PSD), David Santos (PSD), Valtinho (PSB) e Peu de Brejinhos (SD). Alunos das escolas Erem Jarina Maia e Escola Municipal Raul Soares também participaram do evento.

Gestores escolares e adjuntos, diretores de órgãos municipais e outras autoridades também prestigiaram o lançamento. Destaque para a presença dos jornalistas Dimas Santos, Tavares Neto e o diretor-presidente do Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões, Sidrônio Chaves. Vereadores do município de Cumaru também foram prestigiar a tarde de autógrafos de ‘Os Leões do Norte’.

“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
















