Petrolina lidera no Nordeste e é destaque entre as 100 maiores cidades do Brasil

Petrolina se destacou no estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) como a melhor cidade do Nordeste e a primeira colocada de Pernambuco entre as 100 maiores cidades do Brasil, alcançando a 49ª posição no ranking nacional. O levantamento, que tem Maringá (PR) no topo da lista, avalia o desempenho dos municípios brasileiros com base no Índice DGM (IDGM), um indicador composto por 15 variáveis que medem resultados em quatro áreas fundamentais para a qualidade de vida: educação, saúde, segurança e saneamento/sustentabilidade.

Segundo o estudo, as cem cidades analisadas representam quase metade do PIB brasileiro e reúnem 38,6% da população do país, o equivalente a 78,3 milhões de habitantes em 2022. Elas concentram 44,2% do PIB nacional, somando R$ 4 trilhões em 2021 (último dado disponível), e têm um PIB per capita 12,5% superior à média nacional, de R$ 47,5 mil. Juntas, também respondem por 52,3% dos empregos formais do Brasil, o que corresponde a 27,6 milhões de postos de trabalho em 2022.

Além do bom desempenho de Petrolina, os maiores avanços no ranking do IDGM 2024 foram registrados em São José dos Pinhais (PR), que subiu 42 posições; Cascavel (PR), com alta de 37; e Vitória da Conquista (BA), que ganhou 26 colocações. Já as maiores quedas ficaram com Carapicuíba (SP), que perdeu 37 posições; Uberaba (MG), com recuo de 23; e Bauru (SP), que caiu 20.

Entre as capitais, Florianópolis (SC) perdeu 14 posições, embora mantenha bons indicadores de renda, qualidade de vida e baixo desemprego. O destaque positivo foi o Rio de Janeiro (RJ), que subiu 12 colocações em relação ao levantamento anterior, divulgado em 2021.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O Prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpre agenda amanhã (28), participando de uma reunião conjunta promovida pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE). O encontro ocorrerá a partir das 12h30, na sede do Sinduscon-PE, na Ilha do Leite.

Durante o momento, João Campos detalhará as principais ações e estratégias que serão implementadas no setor habitacional da cidade em seu segundo mandato, reforçando o compromisso de desenvolver projetos estruturantes e ampliar o diálogo com os representantes da construção civil na capital.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Joel Madeira Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria (CE) — município localizado a cerca de 220 quilômetros da capital Fortaleza — em eleição suplementar realizada ontem (26).

Joel, de 34 anos, é filho de José Braga Barrozo (PSB), o Braguinha, que chegou a ser reeleito no pleito municipal de 2024, mas acabou preso pela PF (Polícia Federal) momentos antes da cerimônia de recondução ao cargo em 1º de janeiro deste ano. Ele é investigado por envolvimento com o crime organizado. As informações são da CNN Brasil.

Na ocasião, o vice-prefeito eleito da cidade, Gardel Padeiro (PP), também foi impedido de tomar posse. Com isso, o então vereador Joel Barroso — que venceu a disputa pela presidência da Câmara Municipal — assumiu interinamente o comando da prefeitura.

Em julho, o TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) estabeleceu, por unanimidade, a cassação dos mandatos de Braguinha e de seu vice por abuso de poder político e econômico. À época, os magistrados determinaram ainda a realização de nova eleição, ocorrida ontem.