A manhã deste domingo (7) foi marcada pelas comemorações alusivas aos 203 anos da Independência do Brasil em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. As atividades começaram às 8h, com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal em frente à Câmara de Vereadores e ao Paço das Heroínas de Tejucupapo, ao som das centenárias Bandas Curica e Saboeira, que também executaram os hinos.
O tradicional desfile cívico na Rua Direita reuniu cerca de 32 apresentações, entre creches, escolas municipais e estaduais, bandas marciais, escoteiros e secretarias municipais. Neste ano, a Secretaria de Educação e Inovação trouxe como tema “Competências socioemocionais: conquistas e desafios”, ressaltando a importância do desenvolvimento de habilidades que vão além do conteúdo técnico e cognitivo, como reconhecer emoções, lidar com conflitos e fortalecer a convivência em sociedade. As apresentações também destacaram a cultura local, com referências às Heroínas de Tejucupapo, marisqueiras, pescadores, ribeirinhos e caboclinhos.
As autoridades destacaram a importância do momento cívico e da participação popular. O prefeito Marcílio Régio ressaltou a união da gestão e a alegria em ver a população reunida: “A festa foi muito bonita aqui em Goiana e reuniu muita gente para celebrar a Independência do nosso Brasil”. Já o secretário de Educação, Carlos Viégas Júnior, parabenizou alunos, profissionais e famílias, reforçando o compromisso com a educação de qualidade, enquanto o secretário de Turismo, Ítalo Coco, destacou a valorização das tradições culturais de Goiana durante o desfile.
O desfile contou ainda com a participação da Polícia Militar de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros, do Samu Goiana e da Guarda Municipal, que além de integrarem a programação, garantiram suporte e segurança durante toda a solenidade. A Prefeitura de Goiana informou ainda que, amanhã (8), não haverá aulas na rede municipal de ensino.















