Prêmio Engenho realiza festival para estudantes de Jornalismo nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília

Conforme anunciado no 20º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, a partir desta edição, a premiação irá realizar uma série de ações educacionais direcionadas aos estudantes de Jornalismo.  Nesse contexto, na próxima semana, vai acontecer o Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho, nos dias 19 e 20 de agosto, das 8h30 às 12h30, no Auditório do Sistema CNA-Senar, em Brasília.

“Nosso principal objetivo é estimular a formação dos futuros jornalistas, com conteúdos e temas que o currículo acadêmico ainda não abrange”, conta a presidente do Prêmio Engenho, jornalista Kátia Cubel. A programação reúne jornalistas de renome, para compartilhar experiências e conhecimentos com estudantes dos cursos de Jornalismo das seguintes instituições: IESB, Uniceub, Universidade Católica de Brasília, UDF, UnB e IDP.

Os dois dias de capacitação visam proporcionar um espaço de diálogo qualificado sobre os desafios contemporâneos do Jornalismo, o papel da imprensa, as transformações do Jornalismo na era digital e o combate às fake news. No dia 19, o tema será Onde Estão os Empregos, com palestras e dois painéis: Empreendedorismo no Jornalismo e Jornalismo Especializado. No dia 20, haverá a oficina Entrevistas, Perfis e Biografias. Os patrocinadores do Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho são: o Sistema CNA-Senar, Sistema Cofeci-Creci, Caixa e Governo Federal, Sesi e Senai do DF.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT) foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar, ocorrido hoje, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo portal O GLOBO por uma pessoa próxima da família e lideranças do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O ex-parlamentar foi atingido por facadas, na cabeça e braços, e foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas. A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga – ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na UPA da Lapa.

Testemunhas relataram que o conflito ocorreu dentro da residência da família, na zona oeste da capital. Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o desentendimento. O filho foi preso.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho se reuniram com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. O encontro ocorre após a decisão judicial que anulou a eleição do diretório estadual do partido em Pernambuco, por falta de participação dos diretórios municipais no processo. Na pauta, o diálogo sobre os próximos passos para reorganizar a legenda no Estado e garantir o pleno funcionamento partidário.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O deputado federal Felipe Carreras recebeu, ontem, em Brasília, a prefeita Rivanda Freire, o vice-prefeito Ledson Liberato, os secretários municipais Douglas Tobias (administração) e Carla Albuquerque (Assistência Social) e o assessor especial Giovanni Neto para tratar de novos investimentos para Jupi. A reunião reafirmou a força da parceria entre o parlamentar e a gestão municipal, consolidando um pacote de ações que vai fortalecer a rede de saúde e melhorar a vida da população.

Durante o encontro, Felipe Carreras assegurou recursos, por meio de emenda do seu mandato, para três grandes ações na área da saúde: a construção da nova Clínica da Mulher, que vai garantir atendimento especializado e acolhimento humanizado; a aquisição de um novo veículo de Transporte Fora do Domicílio (TFD); e a implantação de um laboratório moderno no hospital municipal, que trará mais agilidade e eficiência na realização de exames.

“Chego a Jupi com compromisso e com trabalho. Estamos assegurando investimentos importantes, especialmente na saúde – o nosso maior patrimônio.  A prefeita Rivanda e o vice-prefeito Ledson podem contar comigo. Podem anotar e cobrar. Vem muito mais por aí”, afirmou o deputado Felipe Carreras.

Passados 30 dias do assassinato da menina Yasmin, de apenas 6 anos, ocorrido em Ibitiranga, distrito de Carnaíba (PE), a família e toda a comunidade seguem sem respostas por parte da polícia judiciária sobre quem foi o responsável pelo crime brutal que tirou a vida da criança.

A ausência de informações concretas sobre o andamento e a conclusão das investigações tem gerado indignação e sofrimento entre familiares e moradores da localidade, que cobram transparência e agilidade das autoridades competentes.

O advogado criminalista Cláudio Soares, que representa a família de Yasmin, reforça o pedido por esclarecimentos, ressaltando que a impunidade não pode prevalecer diante de tamanha barbaridade. A família da criança, a comunidade escolar e a população de Ibitiranga clamam por justiça e por uma resposta efetiva da polícia, para que a verdade sobre o caso venha à tona e a memória da menina seja respeitada.