Araripina recebe credenciamento federal para serviços de Cardiologia e Hemodinâmica

Na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito Evilásio Mateus, o vice-prefeito Bringel Filho e outras autoridades receberam no Aeroporto de Araripina o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Salles, para oficializar o credenciamento do novo serviço de Cardiologia e Hemodinâmica no Hospital e Maternidade Santa Maria. O ato, viabilizado com investimento federal, contou com a presença do senador Fernando Dueire, prefeitos, deputados e representantes da comunidade médica, e foi apresentado como avanço na oferta de assistência especializada na região do Sertão do Araripe.

Com a habilitação, a unidade passará a realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia, incluindo hemodinâmica, o que elimina a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos e deve acelerar o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. A ampliação do atendimento especializado visa reduzir atrasos em intervenções críticas e ampliar o acesso local a cuidados que antes eram regionalizados fora do sertão.

O prefeito Evilásio Mateus afirmou que “a assinatura desse credenciamento vai mudar a realidade da saúde no nosso município e em toda a região. É uma grande conquista para o nosso povo, resultado de muito diálogo e parceria com o Ministério da Saúde.” Mozart Salles destacou a descentralização dos serviços: “Com esse credenciamento, damos um passo importante para levar atendimento de alta complexidade para perto da população sertaneja. Nossa missão é garantir que brasileiros, em qualquer canto do país, tenham acesso a serviços de saúde com qualidade, dignidade e eficiência”.

Veja outras postagens

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começou a análise, hoje, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que busca um escudo constitucional para proteger parlamentares de processos criminais. O relator, Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentou relatório no qual declara a proposta “inconstitucional” e recomendou sua rejeição. As informações são do portal Metrópoles.

“Votamos pela inconstitucionalidade, injuridicidade e rejeição da Proposta de Emenda à Constituição nº 3, de 2021, restando, consequentemente, prejudicadas as emendas oferecidas à proposição, conforme o art. 301 do Regimento Interno do Senado Federal”, ressaltou Vieira.

“E faço um último registro, em homenagem ao presidente senador Otto Alencar, digno representante do sertão baiano, com as palavras de Guimarães Rosa, na voz do personagem Riobaldo: O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, completou.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, falou, hoje, sobre o inquérito aberto por ordem do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar os achados da CPI da Covid – que encontrou indícios de diversos crimes durante a pandemia na gestão do então presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao Conexão Globonews, o diretor-geral afirmou que a PF recebeu um extenso material, que já está em análise pela corporação. “Recebemos esse material da CPI da Covid, que teve um trâmite entre o Ministério Público, a Justiça e agora chega à Polícia Federal. É um material muito volumoso, muito denso, com muito conteúdo, e que nossa equipe já está debruçada para que a gente analise e extraia os elementos importantes para uma investigação criminal”, afirmou.

Sobre o andamento da análise, ele afirmou: “Eu tenho certeza que em pouco espaço de tempo teremos avanços significativos”.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou