Brasil precisa virar a página e combater miopia política
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
Em agenda no município de Osasco, na Grande São Paulo, ontem (25), o presidente Lula (PT) afirmou que Donald Trump foi induzido pela família Bolsonaro a acreditar em mentiras, sobretudo em uma perseguição política sofrida por Jair Bolsonaro (PL), no Brasil. Não deixa de ser verdade.
É preciso que uma parte da população comece a enfrentar os fatos como eles são e encarar a realidade. Não dá mais para negar as obviedades de todo esse processo desgastante que teve início em 2022, com o resultado da eleição desfavorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia maisO Brasil precisa de união, porque poderá enfrentar momentos difíceis a partir de agosto, pessoas estão na iminência de perderem seus empregos e a economia sofrerá consequências. As narrativas da bolha bolsonarista distorcem os fatos e manipulam as informações e, assim como Donald Trump, uma parcela grande do povo brasileiro também é levada a acreditar em inverdades.
Vivem nas redes sociais expressando tudo no qual acreditam, fazem manifestações nas ruas, organizam atos no Congresso, mas juram que o País se tornou uma ditadura. Se recusam a aceitar que a eleição acabou, Lula venceu e já estamos quase realizando outra, em pouco mais de um ano. Caíram na conversa de Bolsonaro e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que, segundo a Polícia Federal, atuaram para disseminar uma falsa narrativa de fraude na eleição de 2022.
Não é preciso gostar de Lula, nem da esquerda, tampouco concordar com as ideias desse grupo, ou aprovar a gestão petista. Mas não é inteligente se permitir continuar sendo enganado pela família Bolsonaro e por políticos bolsonaristas, com as inúmeras provas já fornecidas por eles de só se preocuparem com os próprios interesses, em detrimento até da economia do País.
O ex-presidente Jair Bolsonaro nunca aceitou o resultado das urnas no pleito de 2022 e tentou, sim, dar um golpe de Estado. Incitou seus seguidores a depredarem os prédios das instituições em Brasília. A investigação da Polícia Federal não deixa dúvidas quanto à liderança de Bolsonaro em todos os atos.
Mas a democracia resistiu e Bolsonaro e seus cúmplices agora enfrentam as consequências na Justiça. Da mesma forma que não aceitaram o resultado das eleições de 2022, também não aceitam responder pelas suas ações, por isso descredibilizam o Poder Judiciário brasileiro dentro e fora do País e estimulam o presidente norte-americano a retaliar o Brasil. Essa é a verdade. O resto é narrativa de gente mal-intencionada sem compromisso com a realidade e que não sente um pingo de culpa em enganar uma parte do povo.
Nação traída – O presidente Lula (PT) disse, em Osasco, que a família Bolsonaro “está traindo a nação”. “Esses mesmos cidadãos ou cidadãs que utilizavam a camisa da Seleção Brasileira e a bandeira nacional se dizendo patriotas estão agora agarrados na bota do presidente dos Estados Unidos pedindo para ele fazer intervenção no Brasil, numa total falta de patriotismo. Junto à falta de patriotismo, com sem-vergonhice, com traição”, afirmou o presidente.

Sem diálogo – Lula também declarou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), liga todos os dias para conversar sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos, mas que ninguém o retorna. “Ninguém pode dizer que o Alckmin não quer conversar. Todo dia ele liga para alguém, e ninguém quer conversar com ele”. O chefe do Executivo também ressaltou estar disposto a escalar Alckmin, seu “conversador número um”, para mostrar a Trump que ele foi “enganado com informações” fornecidas por políticos bolsonaristas.
Punhal Verde e Amarelo – O depoimento do general Mario Fernandes confessando que ele foi o autor do plano Punhal Verde Amarelo, que previa, segundo a Polícia Federal, a ideia de matar o presidente Lula, foi visto no Exército como uma “estratégia suicida”. As informações são do portal UOL. Generais classificaram a atitude de Fernandes ao falar ao Supremo Tribunal Federal como “coisa de maluco”, e alguns ironizaram a justificativa dada pelo general de que ele teria apenas digitalizado “um pensamento”.
Impactos no Vale do São Francisco – Em Pernambuco, a preocupação é grande com a produção de frutas do Vale do São Francisco, que exporta toneladas para os Estados Unidos. O deputado Jarbas Filho (MDB) usou suas redes sociais, ontem, para se posicionar. “Como presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, me solidarizo com todos que fazem a fruticultura acontecer. E reafirmo: meu mandato está à disposição para buscar soluções junto ao Governo Federal, o Governo do Estado e às entidades competentes”, declarou.

Dados da Abrafrutas – Segundo dados publicados em 2024 pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Vale do São Francisco é responsável por 90% da manga exportada pelo Brasil, e os Estados Unidos são o principal destino, absorvendo mais de 60% dessa produção. Só em 2023, foram quase 270 mil toneladas exportadas. Com o aumento das tarifas, a competitividade internacional fica ameaçada. “Quem sofre são os produtores, empresários, cooperativas e trabalhadores que movimentam essa cadeia com tanto esforço”, lamentou Jarbinhas.
CURTAS
AVISO PRÉVIO PARA CORTAR A LUZ – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou projeto de lei propondo que antes do corte por inadimplência, as concessionárias de energia sejam obrigadas a oferecer ao consumidor a possibilidade de quitar seus débitos no momento da interrupção do serviço. Segundo o texto, a comunicação deverá ser prévia, durante o horário comercial. Além disso, o pagamento poderá ser efetuado por diversos meios, como dinheiro, cartão de débito, crédito ou Pix.
TORITAMA VAI GANHAR HOSPITAL – Em sessão extraordinária, ontem, os vereadores de Toritama, no Agreste, aprovaram, por unanimidade e em segunda votação, o Projeto de Lei que autoriza o município a contratar operação de crédito no valor de R$ 30 milhões para construção de um novo hospital municipal. Além da construção, o dinheiro também servirá para aquisição de equipamentos hospitalares e a realização de obras de infraestrutura.
SILVINHO RECEBE APOIO – O prefeito de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, Vinicius Labanca (PSB), defendeu, ontem, o nome do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) para o Senado Federal, na Rádio Folha. “É difícil você encontrar um ministro da República que trabalhe tanto quanto Silvinho. Quem acompanha o trabalho dele, sabe o que estou falando. É hoje o ministro que mais aparece, mais entrega. Então, se fez isso na sua vida pública, têm totais condições de ser senador”, disse.
Perguntar não ofende: Em uma ditadura, as pessoas usam livremente redes sociais, fazem manifestações nas ruas e no Congresso?
Leia menos