Associação denuncia irregularidades na contratação de profissionais de saúde em Pernambuco

A Associação do Movimento de Defesa dos Trabalhadores do SUS (AMDTS) protocolou uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontando possíveis irregularidades na contratação de profissionais para hospitais da rede estadual de saúde de Pernambuco. Segundo a entidade, as contratações estão sendo feitas sem concurso público, sem processo seletivo e sem registro prévio dos profissionais.

De acordo com a AMDTS, há indícios de que servidores concursados estariam sendo substituídos por trabalhadores com vínculos precários, contratados para realizar plantões extras nos principais hospitais públicos do Estado. A associação alerta que essas contratações ocorrem sem critérios objetivos, ferindo princípios legais e administrativos do serviço público. A denúncia foi distribuída ao conselheiro Marcos Loreto, que determinou a abertura de um Procedimento Interno de Fiscalização (PI) para apurar os fatos.

“Entramos com uma denúncia contra a forma como o governo Raquel Lyra vem tratando uma lei criada em 2017, que permitia contratações emergenciais para atuação nos hospitais do Estado. O problema é que essas contratações estão sendo feitas de maneira obscura, com valores pagos aos trabalhadores sem qualquer transparência. Por isso, acionamos o Tribunal de Contas, que agora, por decisão do conselheiro Marcos Loreto, instaurou uma comissão para acompanhar de perto essa situação”, afirmou Miqueas Veloso, presidente da AMDTS.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Em um movimento que reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar social, a cidade de Angelim se prepara para receber um dos projetos mais aguardados pela comunidade: a Casa Azul. A iniciativa, voltada para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi tema de uma recente reunião entre o prefeito de Angelim, Caique o Galeguinho, e o deputado federal Waldemar Oliveira.

O encontro teve como foco principal o alinhamento de estratégias para acelerar a liberação de recursos e garantir a rápida execução do projeto. O prefeito expressou seu entusiasmo com a colaboração. “O deputado Waldemar Oliveira tem sido um grande parceiro de Angelim. Desde o início, ele demonstrou total sensibilidade e apoio à causa do autismo. A Casa Azul não é apenas um prédio, é a concretização de um sonho para muitas famílias que, até então, não tinham um suporte especializado tão acessível”, afirmou.

Na ocasião, Waldemar destacou a importância de investir em políticas públicas que atendam às necessidades mais urgentes da população. “É uma honra poder contribuir com um projeto tão nobre e transformador. A Casa Azul vai oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento dessas crianças e, principalmente, vai dar um alívio e uma esperança para os pais e cuidadores. Nosso papel é, justamente, usar o mandato para buscar soluções e recursos que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O prefeito Caique o Galeguinho está de parabéns pela iniciativa. Angelim está à frente na busca por inclusão e dignidade”, disse o deputado.