Assassinato do vereador e radialista Jota Cândido completa 20 anos sem elucidação

Na próxima terça-feira, 1º de julho, completa 20 anos o assassinato do ex-vereador e radialista Jota Cândido, morto a tiros em frente à Rádio Alternativa, em Carpina, onde apresentava um programa matinal. Conhecido por denunciar irregularidades na gestão pública e por ter proposto uma lei contra o nepotismo, Jota havia sofrido um atentado semanas antes. Mesmo com a repercussão do crime, ninguém foi responsabilizado até hoje. Para marcar a data, sua filha Karol Cândido escreveu a seguinte homenagem.

01 de Julho de 2005, sexta-feira, às 06h20min, na Rua Pastor Xavier de Brito, retiravam a vida de um filho, irmão, esposo, pai, radialista, vereador!

O amigo fiel de muitos, àquele que dedicou sua vida à família, profissão e ao povo de Carpina. J. Cândido, que lutava veementemente contra a bandidagem e a corrupção, sonhava com uma Carpina justa, com políticas públicas eficazes, com seu discurso forte e contundente, autêntico fiscalizador da gestão municipal à época! Coragem e determinação nunca lhe faltaram, mas o mal venceu o bem. Assassinos frios e covardes o retiraram do nosso convívio.

Painho, calaram sua voz, mas não apagaram a sua história!
Seus ideais permanecem firmes!
Te amaremos até o infinito!
Eternas saudades dos seus filhos, familiares, ouvintes, eleitores e amigos.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Instituto França de Pesquisa admitiu, por meio de nota oficial, ter identificado uma distorção pontual nos cruzamentos por faixa etária de sua pesquisa de intenção de voto em Pernambuco. O comunicado foi divulgado após o blog publicar uma análise que apontava dados conflitantes no levantamento.

A matéria, baseada em avaliação de especialistas em estatística e opinião pública, revelou que, embora Raquel Lyra aparecesse com 29,37% das intenções de voto, atrás do prefeito João Campos (43,18%), havia discrepâncias evidentes nos cruzamentos por faixa etária e escolaridade — especialmente nos resultados dos pré-candidatos Eduardo Moura e Ivan Moraes, que destoavam significativamente do total geral apresentado.

Em nota, o Instituto afirmou que a inconsistência foi detectada por sua equipe técnica e que os dados foram prontamente revisados, validados e corrigidos, assegurando a conformidade com seus padrões metodológicos. “Os cruzamentos publicados antes da atualização não correspondem aos dados oficiais e devem ser considerados inválidos para fins de análise ou reprodução”, destacou o comunicado. Os resultados corrigidos já estão disponíveis para consulta e divulgação.

Ainda, o Instituto França destacou ter acertado os resultados das eleições de 2024 em Recife e Caruaru, todas as pesquisas de segundo turno e a disputa presidencial de 2022.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Palmares - Festival do Livro

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.

Olinda - Refis últimos dias 2025