Justiça Eleitoral cassa prefeito de Pesqueira e torna Rossine inelegível por oito anos

A Justiça Eleitoral da 55ª Zona de Pesqueira cassou os mandatos do prefeito Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marcos Xukuru, e da vice-prefeita Cilene Martins, por abuso de poder político nas eleições de 2024. A decisão foi tomada pelo juiz Rodrigo Flávio Alves de Oliveira, que entendeu haver irregularidades no uso da máquina pública para favorecer a campanha da chapa, especialmente por meio de uma obra de pavimentação iniciada na véspera da eleição e paralisada logo após o pleito.

Em outra ação julgada pela mesma Zona Eleitoral, o ex-prefeito e então candidato adversário Rossine Blesmany Santos Cordeiro, conhecido como Delegado Rossine, foi declarado inelegível por oito anos, acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A sentença aponta a existência de uma estrutura organizada de desinformação, com utilização de deepfake, showmício, rádios e redes sociais para disseminar ataques a adversários e fake news durante o período eleitoral. Além de Rossine, também foram declarados inelegíveis José Alexandre de França Ferreira, Cleiton Correia Mendonça e Francisco Damião Lopes da Silva.

O juiz concluiu que tanto o uso da obra de asfaltamento pelo atual prefeito quanto a rede de desinformação montada pelo grupo de Rossine comprometeram a legitimidade do processo eleitoral no município. A decisão prevê novas eleições para prefeito e vice em Pesqueira, caso seja mantida após o trânsito em julgado

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O Comando Militar do Nordeste realizará, na próxima quarta-feira, a II Jornada de Estudos Estratégicos, com o tema “A evolução da Defesa no Nordeste: do Brasil Colônia à II Guerra Mundial”. O evento terá início às 8h, no Auditório Professor Clélio Lemos, localizado na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP-UPE), em Recife, e será aberto ao público, com atenção especial à comunidade acadêmica.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE, reafirma o compromisso da Força Terrestre com a divulgação da cultura de Defesa, o resgate da memória histórica do Nordeste e o fortalecimento da integração entre civis e militares. Durante a jornada, serão debatidos temas estratégicos relevantes, reforçando o papel das instituições militares no desenvolvimento regional e nacional e promovendo a reflexão crítica sobre segurança e defesa.

O CMNE reforça, com esta jornada, sua missão de promover o conhecimento, a pesquisa e o diálogo acadêmico, destacando a importância da Defesa na construção da sociedade brasileira e na preservação da soberania nacional. As inscrições para a II Jornada de Estudos Estratégicos já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/ii-jornada-de-estudos-estrategicos-623252/

Petrolina - Destino

Faleceu, na manhã de hoje, o jornalista Eraldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história. O Jornal de Arcoverde nasceu em julho de 1981, quando seus idealizadores consideraram inaceitável que Arcoverde não tivesse um periódico próprio. Desde a primeira edição, o jornal se estabeleceu como plural, democrático e aberto a diversas opiniões. Familiares ainda não divulgaram as informações sobre o velório e enterro.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) visitou, hoje, o terreno onde deveria estar sendo construída uma creche no município de Custódia, no Sertão do Moxotó, e constatou que a obra sequer foi iniciada. Acompanhado da ex-vice-prefeita Luciara de Neemias e do vereador Renato, o parlamentar denunciou que o local permanece completamente abandonado, sem qualquer sinal de limpeza ou início dos trabalhos, apesar de o contrato prever a entrega da unidade até 10 de fevereiro de 2026. Segundo Sileno, a situação repete o cenário encontrado em outras cidades e evidencia, segundo ele, a “falta de capacidade do governo Raquel Lyra em cumprir as entregas prometidas”.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025