Por Waldemar Oliveira*
Repudio, veementemente, a quem usa das redes sociais para atingir à memória do nosso Dom Hélder Câmara (1909-1999). Dom Helder está sendo atacado gratuitamente por pessoas que nunca conheceram sua verdadeira trajetória e se aventuram a vir aqui em Pernambuco para fazer vídeos e se promover nas redes sociais.
Como deputado federal e profundo conhecedor da trajetória do nosso arcebispo emérito de Olinda e Recife, venho esclarecer que:
Leia mais- Dom Helder é amplamente reconhecido como o “Dom da Paz”, um defensor incansável dos direitos humanos e da justiça social durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).
- Sua atuação, marcada pela luta contra a pobreza, rendeu-lhe quatro indicações ao Prêmio Nobel da Paz.
No entanto, sua trajetória também atraiu críticas contundentes, especialmente de setores conservadores, militares e até mesmo dentro da própria Igreja Católica.
Quem foram os críticos de Dom Hélder, e o que motivava suas acusações? Pessoas que hoje já estão fora do contexto político e que agora querem voltar ao destaque pelo nome do homem que marcou o povo de todo o Brasil.
Aqui na Câmara Federal, estou relatando um projeto de lei para tornar Dom Helder um “Herói da Nação” e que vai sempre ser santificado pelos pernambucanos que conhecem a história do Estado e do nosso País.
*Deputado federal
Leia menos















