MP Eleitoral pede cassação de vereadores por fraude à cota de gênero em São José do Egito

Após a audiência de instrução realizada na última terça-feira (3), em São José do Egito, o Ministério Público Eleitoral se manifestou favorável à cassação dos mandatos dos vereadores Patrícia de Bacana, Luiz de Raimundo e Tadeu do Hospital, todos do União Brasil. No parecer assinado pelo promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, o MP sustenta que o partido cometeu fraude à cota de gênero ao registrar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir formalmente a exigência legal.

A decisão final caberá à juíza eleitoral Tainá Lima Prado e deve ser proferida ainda nesta semana. Caso a cassação seja confirmada, os parlamentares deverão deixar os cargos de forma imediata, conforme estabelece a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar disso, o processo ainda permite recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, em última instância, ao próprio TSE. Fontes que acompanharam a audiência indicam que o conjunto de provas é consistente e tende a reforçar a tese do Ministério Público.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10

Um dos forrozeiros de maior sucesso na Bahia, Adelmario Coelho é o entrevistado do Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras no lugar do Frente a Frente. Nascido em Barro Vermelho, distrito da cidade baiana Curaçá, Adelmario começou a ganhar notoriedade quando gravou a canção “Não fale mal do meu país”, de sua autoria.

O cantor tem mais de 20 CDs, entre eles “Revirando as Gavetas”, onde faz uma releitura de sucessos que o acompanharam ao longo desta trajetória. O sucesso é resultado de um longo trabalho que encanta gerações e o reconhecimento vem através do título de “Forrozeiro do Brasil”, como é carinhosamente chamado por seus seguidores, por interpretar músicas com temáticas nacionalistas.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Petrolina - Destino

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, e o ex-prefeito Marconi Santana, ambos do PSD, anunciaram apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB). O gesto reforça a sólida parceria entre o parlamentar e o município sertanejo, fruto de uma atuação marcada pelo compromisso com o desenvolvimento local.

“Dueire tem se destacado como um senador municipalista, com ações concretas em favor de Flores, especialmente na destinação de recursos para saúde, infraestrutura e educação”, afirmou o prefeito Gilberto Ribeiro. “Flores reconhece quem estende a mão e trabalha de verdade pelo povo. Por isso nossa intenção de trabalhar aqui e na região pela recondução do senador”, disse Marconi Santana.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Ao meu lado, a vice-prefeita Bia Numeriano e, na ponta, a secretária de Educação Gleyce Carvalho