São João de Araripina começa com recorde de público e programação até o fim de junho

A abertura do São João de Araripina aconteceu no último fim de semana no distrito de Lagoa do Barro e reuniu mais de 12 mil pessoas em três dias de festa. Entre quinta (29) e sábado (31), passaram pelo palco nomes como Priscila Senna, Limão com Mel, Vitor Fernandes e Baby Som, além de artistas locais. Com apoio da Fundarpe, Empetur e do Governo de Pernambuco, o evento foi considerado o maior já realizado na localidade. “Foi uma festa linda, feita com carinho, respeito à tradição e valorizando nossos artistas. E está só começando”, disse o prefeito Evilásio Mateus. O evento também teve apoio da deputada Roberta Arraes (PP).

A programação junina segue espalhada por vários bairros da cidade, começando nesta quinta-feira (5) pelo bairro José Martins, que recebe quadrilhas e atrações de forró pé-de-serra. No fim de semana, o SESC Ler será tomado pelo Beco do Forró, iniciativa feita em parceria com a Prefeitura. A agenda continua no dia 11 com o bairro Cavalete e, no dia 14, no Alto da Boa Vista.

Outro destaque será a Festa da Sanfona, marcada para o dia 18 de junho, com o Arrastão dos Sanfoneiros percorrendo as ruas do centro da cidade. Dois dias depois, no dia 20, acontece o Festival de Quadrilhas, que também integra o circuito oficial de eventos do São João de Araripina.

O encerramento acontece entre os dias 24 e 28 de junho, no Parque Três Vaqueiros, com uma maratona de shows de nomes da música nacional. Estão confirmadas apresentações de Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Nattan, Simone Mendes, Xand Avião, Menos é Mais, Matheus Fernandes, entre outros.

Veja outras postagens

Do Poder360

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Caçula da família, minha tia Maria Lídia, a tia Lila, como a tratamos carinhosamente, na foto acima com sua filha Ione, a primogênita, hoje residindo em Vitória da Conquista, se emocionou com a minha crônica domingueira sobre Garanhuns, na qual narrei a última visita de sua irmã Margarida, minha mãe, que ela chamava de irmã Dó.

Em mensagem, confirmou tudo que escrevi sobre o tempo que minha mãe morou em Garanhuns. E revelou detalhes que desconhecia: ela, que está com 88 anos, nasceu em Garanhuns, morou numa rua, que não falha a memória dela, de nome Concórdia.

“Só lembro que ficava bem pertinho do Relógio das Flores”, disse. Ponto turístico mais visitado de Garanhuns, o Relógio das Flores está localizado no bairro Heliopólis. Tia Lila contou ainda que seu irmão João, meu tio do coração, que me chamava de “Matéria”, também nasceu em Garanhuns.

Revelou, por fim, que meu avô Severo Martins, que fugiu da seca em Afogados da Ingazeira para ganhar a vida em Garanhuns, foi obrigado a voltar porque minha avó Maria Cornélia não se adaptou ao frio da cidade, pegando uma bronquite. Tia Lila contou que, como mamãe, também esteve em Garanhuns nos anos 90, tendo se hospedado no hotel Tavares Correia.

Belo Jardim 12 novos veículos
Ipojuca - No grau

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu novos alertas de despesa com pessoal a prefeituras do interior do Estado, entre elas Arcoverde, Buíque, Pesqueira e Sertânia. Os municípios estão próximos ou acima dos limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que regula os gastos públicos com servidores. As informações constam na edição do Diário Eletrônico do TCE publicada na última quarta-feira (29).

De acordo com o levantamento, as administrações vêm comprometendo mais de 50% da Receita Corrente Líquida com pagamento de pessoal, o que acende um sinal de alerta sobre a sustentabilidade das contas municipais. Em Arcoverde, o percentual chegou a 52,37%; em Pesqueira, a 51,83%; e em Sertânia, a 51,38%. Já Buíque atingiu 49,43%, valor ainda dentro da margem prudencial, mas próximo do limite de segurança. A LRF proíbe que os municípios ultrapassem 54% da receita com folha de pagamento, sob pena de sofrerem sanções.

Os alertas foram assinados pelos conselheiros Carlos Neves, Rodrigo Novaes e Dirceu Rodolfo e têm caráter preventivo. O objetivo é permitir que as gestões adotem medidas de contenção antes que configurem infrações fiscais. O TCE recomenda ajustes no quadro funcional e redução de despesas para evitar o comprometimento de recursos que deveriam ser destinados a áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

O Tribunal reforçou ainda a importância do monitoramento contínuo das contas públicas como ferramenta para assegurar o equilíbrio financeiro e o cumprimento das metas fiscais. A Corte destacou que a vigilância sobre os gastos é fundamental em um cenário de restrição orçamentária nos municípios do Sertão e do Agreste, reafirmando o compromisso do órgão com a transparência e a responsabilidade na gestão pública.