Lula Cabral determina recolhimento de veículos abandonados em vias públicas do Cabo

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, determinou o início da “Operação Cidade em Ordem”, que prevê o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas do município. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), conta com a atuação da Guarda Civil Municipal e da Gerência de Trânsito e Transporte (GTT).

“Veículos abandonados ocupam irregularmente o espaço público, prejudicam o trânsito, e, muitas vezes, contribuem para o aumento da criminalidade. Nossa gestão está comprometida com uma cidade mais limpa, organizada e segura, e essa operação é mais uma etapa desse compromisso”, afirmou o prefeito

De acordo com a Lei Municipal nº 3.320/2017, os veículos descartados em espaços públicos poderão ser removidos após notificação ao proprietário. Caso não haja retirada voluntária, a remoção será feita compulsoriamente. A fiscalização também envolve a apuração de denúncias de veículos roubados e abandonados. A operação faz parte de um conjunto de ações conduzidas diretamente pelo prefeito, com foco na segurança pública cidadã.

Diante do aumento da violência na Região Metropolitana do Recife, Lula Cabral também enviou, no início deste mês, um ofício à governadora Raquel Lyra solicitando o envio da Força Nacional. A Prefeitura afirma estar investindo em programas e ações locais de segurança, mas denuncia a ausência de apoio do Governo do Estado no enfrentamento ao crescimento dos índices de criminalidade.

Veja outras postagens

O presidente do Podemos em Pernambuco, Marcelo Gouveia, passou o último fim de semana em uma série de compromissos no Sertão do estado, visitando cidades e fortalecendo parcerias políticas. A agenda começou em Ouricuri, onde se reuniu com lideranças locais e parceiros do partido, reforçando o apoio ao seu projeto político. Em Bodocó, Marcelo participou de um encontro com vereadores e amigos, promovendo um espaço de diálogo e troca de ideias.

O percurso seguiu para Serrolândia, distrito de Ipubi, e depois para Lagoa Grande, onde conversou com representantes locais e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região. Ainda no Sertão, ele visitou Belém de Maria e Belém do São Francisco, sendo recebido por apoiadores que acompanham o projeto do Podemos.

O fim de semana terminou na Cidade da Pedra, conhecida como Capital da Cavalgada, onde Marcelo prestigiou a Cavalgada Mayara Neves, evento que celebra tradições locais. Durante toda a viagem, o presidente do partido destacou a importância do contato direto com a população, fortalecendo parcerias e mantendo o compromisso de construir um Pernambuco mais unido e próspero.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O Comando Militar do Nordeste realizará, na próxima quarta-feira, a II Jornada de Estudos Estratégicos, com o tema “A evolução da Defesa no Nordeste: do Brasil Colônia à II Guerra Mundial”. O evento terá início às 8h, no Auditório Professor Clélio Lemos, localizado na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP-UPE), em Recife, e será aberto ao público, com atenção especial à comunidade acadêmica.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE, reafirma o compromisso da Força Terrestre com a divulgação da cultura de Defesa, o resgate da memória histórica do Nordeste e o fortalecimento da integração entre civis e militares. Durante a jornada, serão debatidos temas estratégicos relevantes, reforçando o papel das instituições militares no desenvolvimento regional e nacional e promovendo a reflexão crítica sobre segurança e defesa.

O CMNE reforça, com esta jornada, sua missão de promover o conhecimento, a pesquisa e o diálogo acadêmico, destacando a importância da Defesa na construção da sociedade brasileira e na preservação da soberania nacional. As inscrições para a II Jornada de Estudos Estratégicos já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/ii-jornada-de-estudos-estrategicos-623252/

Toritama - Tem ritmo na saúde

Faleceu, na manhã de hoje, o jornalista Eraldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história. O Jornal de Arcoverde nasceu em julho de 1981, quando seus idealizadores consideraram inaceitável que Arcoverde não tivesse um periódico próprio. Desde a primeira edição, o jornal se estabeleceu como plural, democrático e aberto a diversas opiniões. Familiares ainda não divulgaram as informações sobre o velório e enterro.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) visitou, hoje, o terreno onde deveria estar sendo construída uma creche no município de Custódia, no Sertão do Moxotó, e constatou que a obra sequer foi iniciada. Acompanhado da ex-vice-prefeita Luciara de Neemias e do vereador Renato, o parlamentar denunciou que o local permanece completamente abandonado, sem qualquer sinal de limpeza ou início dos trabalhos, apesar de o contrato prever a entrega da unidade até 10 de fevereiro de 2026. Segundo Sileno, a situação repete o cenário encontrado em outras cidades e evidencia, segundo ele, a “falta de capacidade do governo Raquel Lyra em cumprir as entregas prometidas”.

Olinda - Refis últimos dias 2025