Daqui a pouco tem Anastácia no Sextou

Daqui a pouco o Sextou traz um ícone da MPB e do Forró, a cantora e compositora Anastácia, ex-esposa de Dominguinhos. Anastácia e Dominguinhos gravaram mais de 260 músicas em 12 anos, tempo que durou a relação amorosa e parceria na vida artística. Entre tantos sucessos, “Eu só quero um xodó”, “Tenho sede”, “Amor entre quatro paredes” e “Você é meu xamego” – com x mesmo. A cantora, aos 84 anos, continua nos palcos da vida com a mesma voz aveludada.

O Sextou vai ao ar das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o Sextou pela internet, clique no link do Frente a Frente no alto da página deste blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Veja outras postagens

Um incêndio atingiu o abrigo de idosos Imaculada Conceição, localizado no bairro do Monte, em Olinda, na madrugada deste domingo (15). Embora o Corpo de Bombeiros tenha direcionado três viaturas para o local, as chamas foram debeladas por populares.

De acordo com os Bombeiros, juntamente com o Samu, as equipes realizaram uma avaliação das vítimas no local. Uma idosa precisou ser encaminhada para a Policlínica Amaury Coutinho, em Campina do Barreto, em razão de alterações de pressão e saturação.

A corporação também informou que não foi feita interdição do abrigo, pois as chamas não afetaram sua estrutura. “Por precaução e em razão do susto causado pelo ocorrido, foi acordado com cuidadores e responsáveis que o ambiente passará por limpeza e reorganização, com retomada das atividades no dia seguinte”, diz nota oficial do Corpo de Bombeiros.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

O PT ainda não oficializou em qual chapa majoritária estará nas eleições deste ano, mas o senador Humberto Costa teve a garantia, neste domingo (14), do apoio de 18 prefeitos do Agreste Pernambucano. Alguns, inclusive, da base aliada da governadora Raquel Lyra (PSD) e outros ligados ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). O ato aconteceu na passagem do petista por Caruaru.

“Tenho trabalhado pelo povo pernambucano e pelo Agreste com empenho. A conversa que tivemos não é sobre palanque político. É sobre quem está ao lado do povo, entregando resultados e trabalhando em parceria com os gestores. Eu sempre digo que o trabalho mais difícil que existe é o do prefeito, que está na ponta atendendo às demandas da população. Estabelecer diálogo e parceria é fundamental. Podem ter certeza de que vou trabalhar ainda mais pela região, sempre ao lado do presidente Lula”, disse Humberto, ao agradecer o reforço para a sua reeleição. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Petrolina - Destino

O deputado federal André Ferreira (PL) e o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, participaram neste domingo (15) das comemorações pelos 133 anos de emancipação política de Gravatá, no Agreste do Estado. Eles acompanharam a missa em ação de graças e o tradicional corte do bolo ao lado do prefeito Joselito Gomes e da primeira-dama Viviane Facundes.

Durante a agenda, os dois líderes destacaram a parceria com a gestão do prefeito Joselito Gomes, ressaltando os avanços promovidos pela administração municipal. “O aniversário de Gravatá é um momento de celebrar a história da cidade e também reconhecer o trabalho que vem sendo feito. O prefeito Joselito tem conduzido uma gestão comprometida com o desenvolvimento, e nós seguimos em Brasília trabalhando para garantir recursos e ações que melhorem ainda mais a vida da população”, afirmou André Ferreira.

O deputado também destacou o trabalho desenvolvido pela primeira-dama do município, Viviane Facundes, que atua como secretária de Obras e coordena o programa de pavimentação da cidade, o Pavimenta Gravatá, que tem o objetivo de calçar mais de 200 ruas na cidade. “É importante reconhecer o esforço da equipe da gestão municipal. Viviane tem feito um trabalho muito importante à frente da Secretaria de Obras”, acrescentou.

Ipojuca - IPTU 2026

Os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão participaram, na noite da última sexta-feira (13), do evento de filiação da deputada estadual Dani Portela ao Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no centro do Recife. Na ocasião, ambos foram questionados sobre as perspectivas de formação de chapa para as próximas eleições.

Os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão falaram, na noite de sexta, sobre a formação da chapa majoritária para as eleições deste ano. Os parlamentares participaram do evento de filiação da deputada estadual Dani Portela ao PT, realizado no centro do Recife. As informações são do Diário de Pernambuco.

Caruaru - IPTU

Por Estadão Conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a transferência de Domingos Brazão e de Rivaldo Barbosa para o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro. Eles foram condenados em fevereiro pelo assassinato da vereadora Marielle Franco. A decisão foi tomada na última sexta-feira (13), e entrou no sistema do STF ontem (14).

Atualmente, ambos cumprem as penas em presídios federais. Brazão está detido em Porto Velho (RO) e Barbosa em Mossoró (RN). Eles foram presos preventivamente em 2024 e encaminhados ao sistema penitenciário federal, com regras mais rígidas, para não interferirem nas investigações. Depois do julgamento no mês passado, as defesas argumentaram que esse risco não existe mais, justificativa aceita por Moraes.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial realiza, amanhã (16), uma audiência pública sobre a regulamentação da Lei que determina a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis no Estado, com a participação inédita de representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O debate começa às 10h, no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e reunirá especialistas, instituições públicas, pesquisadores, associações de pacientes e representantes da sociedade civil.

Coordenada pelo deputado João Paulo (PT), a Frente Parlamentar promoverá o encontro com a participação de João Paulo Perfeito, gerente da Área de Medicamentos Fitoterápicos da Anvisa. Para o parlamentar, a presença do órgão regulador nacional representa um marco para o debate no Estado. “Ter um representante do principal órgão regulador da área de medicamentos no Brasil nesta audiência é o reconhecimento de que o debate amadureceu o suficiente para exigir interlocução direta com quem define as normas desse setor no país”, afirma João Paulo.

Palmares - IPTU 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a apresentar um quadro de soluço, com voz fraca e aparência abatida. O relato foi feito aos jornalistas pelo seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que esteve no Hospital DF Star, em Brasília, ontem (14).

“Ontem não estava com soluços, mas hoje já estava. A aparência continua abatida. E você sente que ele não está com a voz forte, a voz normal. Está enfraquecida”, contou Flávio. “Ele, Jair Bolsonaro, não disse que estava se sentindo melhor, ele disse que estava ‘na mesma'”, acrescentou. O senador afirmou que vai aguardar a elaboração de um novo laudo médico para que os advogados do ex-presidente façam um novo pedido à justiça para cumprir prisão domiciliar. As informações são do Estadão.

Flávio ressaltou que Bolsonaro não pode ficar sem acompanhamento médico e familiar, pois há riscos de sofrer desequilíbrios e acidentes em virtude dos efeitos colaterais da sua medicação. “Ele é muito bem tratado no Batalhão. O problema é que ele dorme sozinho e passa muito tempo do dia sozinho (…) e pode sofrer acidente. Se tiver demora para atendimento, pode resultar na morte dele, isso é um fato”, argumentou.

Segundo relato de Flávio, os médicos reafirmaram que se o atendimento hospitalar inicial ao ex-presidente tivesse demorado mais uma ou duras horas, seu quadro poderia ter evoluído para uma infecção generalizada. “Isso reforça a importância de ele ter acompanhamento permanente”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Editorial da Folha de S.Paulo

Foi abalado o pacto de silêncio tacitamente firmado nos últimos anos entre altas autoridades e a elite política do país em torno das evidências de alastramento da corrupção. A Polícia Federal, na esfera pública, e o jornalismo profissional, na sociedade, têm sido os responsáveis por fazer soar o alarme.

A esta altura, pode-se estimar o efeito da anestesia se ela ainda estivesse ativa com a sem cerimônia usada para suspender R$ 18,8 bilhões em multas da Lava Jato, Dias Toffoli teria enterrado qualquer investigação dos malfeitos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Recife instaurou um processo administrativo contra o vereador Eduardo Moura (NOVO). Ele pode ser cassado por ter agredido moralmente o vereador Chico Kiko (PSB) durante uma sessão plenária, com gestos simulando “chifres” por trás da cabeça do colega de parlamento.

A denúncia partiu do próprio Kiko e foi acatada pela comissão. Uma subcomissão foi formada para analisar o caso (processo administrativo número 449/2026), configurando, segundo o denunciante, uma agressão moral e quebra de decoro parlamentar.

Na cara de pau, o agressor alegou ter sido uma “atitude infantil” e afirmou, em contrapartida, ter recebido ameaças de morte, apresentando também representações sobre o caso. No Conselho de Ética, presidido pelo vereador Carlos Muniz, a maioria deve se posicionar a favor da cassação.

A disputa por vagas ao Senado nas chapas do governador Elmano Rodrigues (PT) e do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) movimenta o cenário político cearense. No campo petista, a presidência estadual tenta acomodar um nome da legenda e outro de uma sigla da base para concorrerem à Casa Legislativa, mas uma definição deve ocorrer apenas entre junho e julho. Já a oposição tem como obstáculo a necessidade de destravar negociações entre o grupo de Ciro e o PL.

O governo Elmano é bem avaliado pela população, mas a ascensão de Ciro nas pesquisas de intenção de voto ao governo reforça a necessidade de fortalecimento da chapa majoritária. Para a vaga petista, são cogitados os deputados federais José Guimarães, ex-presidente da sigla, e Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza. O ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana anunciou que deixará a pasta para se dedicar à campanha da legenda no Ceará. As informações são do jornal O Globo.

Na próxima quarta-feira (18), a partir das 8h até às 21h, o Pontão de Cultura Cabras de Lampião realiza o Seminário Dialogando Saberes, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), em Petrolina, Sertão do Estado. A programação reúne mestres da cultura popular, pesquisadores e gestores públicos do Sertão do São Francisco para discutir tradições, processos criativos, políticas culturais e o impacto das mídias digitais nas culturas populares, além de contar com apresentações artísticas e contação de causos.

O Pontão de Cultura Cabras de Lampião tem incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo de Pernambuco e do Ministério da Cultura. O seminário conta com o apoio e parceria da UPE, FACAPE, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Federal, UNIVASF, UNEB e Conselho de Cultura.

Confira programação:

A filha de Amado Batista, Lorena Batista, morreu ontem aos 46 anos. A informação foi confirmada pela família pelas redes sociais. Lorena estava internada no Hospital São Francisco, em Goiânia, e desde o ano passado lutava contra um câncer sem especificar o lugar do tumor.

Pelo Instagram, Amado Batista publicou uma homenagem à filha dizendo que a vida reserva “palcos iluminados e aplausos, mas também nos coloca diante de silêncios que parecem não ter fim”. As informações são do jornal O Globo.

“Perder a minha querida e amada Lorena é a dor mais profunda que já senti, uma música que se interrompe antes do refrão, um vazio que nem o maior dos sucessos pode preencher”, escreveu o cantor.

A família confirmou a causa da morte ao portal Leo Dias. Segundo eles, Lorena “estava em tratamento contra um neoplasia no fígado, que já estava em metástase. Infelizmente não resistiu”. Neoplasia é o termo médico usado para tumor e, que no caso de Lorena, já havia se espalhado para outras partes do corpo.