A corridinha diária de 8 km, hoje, foi nas entrequadras da 202 Norte, em Brasília, já sob o início da temporada de frio no Planalto Central. Faço esse tipo de postagem para estimular as pessoas a largarem a vida sedentária.
Correr é muito saudável!
A corridinha diária de 8 km, hoje, foi nas entrequadras da 202 Norte, em Brasília, já sob o início da temporada de frio no Planalto Central. Faço esse tipo de postagem para estimular as pessoas a largarem a vida sedentária.
Correr é muito saudável!
Por José Nivaldo Junior*
Arrepiado, uma lágrima pendendo dos olhos, vou escrever o texto mais difícil dos últimos tempos. Um amigo sem tanta convivência recente, faleceu hoje, em São Paulo, assassinado pelo próprio filho. Que, de quebra, feriu também a madrasta, que interferiu para tentar evitar o trágico desfecho. Motivo, resumido em uma só palavra: drogas.
A ilegalidade do tráfico, apoiada por religiosos, direitistas, esquerdistas sem noção, políticos e autoridades em geral, escreve mais uma página shakesperiana nos anais da criminalidade no Brasil.
Leia maisMarta Suplicy escolheu Marcelo Teixeira e eu para fazer o marketing da sua campanha para governadora de São Paulo, em 1998. Depois de um almoço a três em Brasília, peguei o avião para São Paulo e fui direto para a sede do PT estadual. Lá, conheci no mesmo momento, Palocci (presidente), Frateschi (Tesoureiro) e Garreta (Comunicação), o trio de ferro do Diretório Estadual.
Com eles, rolou toda a parte de comando da campanha que reelegeu Eduardo Suplicy senador e catapultou Marta, então deputada federal, ao primeiro plano da política de São Paulo. Dois anos depois, com nossa participação, foi eleita prefeita da capital.
Campanha política gera rápidos relacionamentos. Ficamos amigos de todos, Marcelo e eu. Compartilhamos bons e maus momentos. Criamos afetos, sem maior intimidade. Mas sempre mantendo algum tipo de contato.
Certas vidas bem-sucedidas carregam na testa a marca de Caim das Tragédias dignas de Sófocles ou Shakespeare. Vou resumir: Paulo Frateschi, irmão do ator Celso, perdeu dois filhos – dois – em acidentes de trânsito. Sofrendo as maiores dores que um pai pode sofrer, enterrar os filhos. Pois bem, Paulo Frateschi sofreu uma terceira dor ainda maior: levar para a eternidade, como última imagem da vida, o terceiro filho, sob efeito de abstinência de drogas, de faca em punho desferindo golpes mortais nele e profundos na madrasta. Não imagino dor maior.
Feita a homenagem, vou tomar minha dose de uísque e deixar as lágrimas rolarem.
*José Nivaldo Junior é, neste momento, apenas um coração doendo.
Leia menos
O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PL-DF), confirmou, hoje, sua presença no meu podcast ‘Direto de Brasília’, da próxima terça-feira (11). Recentemente, o ex-gestor anunciou que disputará novamente o governo do Distrito Federal. Na pauta, após 15 anos fora da vida pública, Arruda falará sobre seus planos para 2026 e o que fez no período em que esteve afastado da política.
Servidor de carreira, Arruda ascendeu a postos de chefia na administração antes de ingressar na política do Distrito Federal. Foi eleito senador, deputado federal e governador do DF. A vida política de Arruda foi tumultuada pela renúncia, em 2001, após o escândalo de adulteração do painel de votação do Senado, quando atuou ao lado de Antônio Carlos Magalhães, e, em 2010, pela descoberta de um grande esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, conhecido como Mensalão do DEM.
Leia maisNo decorrer das investigações, Arruda foi preso preventivamente, tornando-se o primeiro governador do Brasil a ser encarcerado durante o mandato. Ele também foi acusado de participar de um esquema de propina de R$ 900 milhões na obra do Estádio Mané Garrincha para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Arruda afirmou que está “totalmente elegível” e adiantou que já iniciou conversas com lideranças políticas para formar sua chapa. “Eu converso com todo mundo, sou do diálogo. A política é a arte do diálogo. Eu não gosto de construir muro, gosto de construir pontes”, afirmou o ex-governador.
O ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, vai ao ar na próxima terça-feira, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, além de cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor), em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além da TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe; a Autoviação Progresso; o Grupo Antônio Ferreira Souza; a Água Santa Joana; a Faculdade Vale do Pajeú; e o Grupo Grau Técnico.
Leia menos
A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Obras, segue com o trabalho de recuperação e manutenção das estradas rurais em todo o município. As ações têm como objetivo garantir melhores condições de tráfego e mais qualidade de vida para os moradores da zona rural.
Nesta semana, as máquinas estiveram realizando o patrolamento das estradas do Sítio Arara, além das comunidades de Baixinha e Serra Rasa. O serviço visa facilitar o deslocamento dos moradores, produtores rurais e o escoamento da produção agrícola, especialmente em períodos de maior movimento.
O trabalho de melhoria também contempla outras localidades, como Miguel Velho, Queimadas, Návio, Lagoa de Pedra, Mourão, Brejinho, Urubú, Raposo, Maquiné, Paridas, Barra do Farias, Bagageiro, Barra à Mandaçaia, Navalha, Amaro e Púcaro. As ações de patrolamento fazem parte do cronograma contínuo de manutenção das estradas rurais, reforçando o compromisso da gestão municipal em oferecer infraestrutura adequada e mais segurança para quem vive e trabalha no campo.
O Grupo AutoNunes abre, no próximo sábado (8/11), das 9h às 16h, nas lojas AutoNunes (Boa Viagem, Prazeres, Olinda, Cabo, Gravatá e Caruaru) e Caxangá Veículos, o primeiro grande evento comercial do setor automotivo em Pernambuco antes da Black Friday, o Mega Show Chevrolet. A iniciativa marca o início de uma série de ações planejadas até o fim de 2025, com expectativa de crescimento de 30% nas vendas de veículos novos no período.
O mercado automotivo vive um momento de recuperação. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves aumentaram 4,8% no primeiro semestre de 2025, impulsionadas pela expansão do crédito e pela estabilidade dos preços.
Leia maisJá a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que a produção nacional cresceu 7,8% no mesmo período em relação a 2024, sinalizando maior confiança do consumidor e retomada do ritmo nas concessionárias. Tradicionalmente, o último trimestre do ano concentra o maior volume de vendas do setor, favorecido por campanhas promocionais, bônus de fábrica e renovação de frota.
As campanhas do Grupo AutoNunes abrangem diferentes perfis de público, desde quem busca modelos de entrada e SUVs da Chevrolet até consumidores interessados em carros elétricos e premium, com as marcas Zeekr e GAC. Segundo Humberto Nunes, CEO do Grupo, “a ideia é atender diferentes perfis e oferecer tecnologia, design e sustentabilidade em um só portfólio, com foco em experiência e relacionamento”.
As próximas ações incluem a Black AutoNunes (22/11) e o Limpa Pátio AutoNunes (13/12), que devem consolidar o fechamento do ano com forte participação do público e alto volume de vendas nas concessionárias da Região Metropolitana e do interior.
Leia menos
Hoje, a partir das 18h, será aberta ao público a 1ª Exposição do NACC, no Cais do Sertão, no Recife, em uma iniciativa com curadoria da Galeria Terra Brasilis. O evento reúne mais de 40 obras de grandes artistas, que disponibilizaram seus trabalhos para venda. Parte da renda obtida será destinada ao apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer atendidos pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).
A mostra pode ser visitada entre os dias 7 e 9 de novembro, na Sala Pajeú, no 3º andar do museu. A visitação acontece na sexta-feira, das 10h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 18h. A exposição busca unir arte, solidariedade e conscientização sobre a importância do cuidado e do acolhimento a jovens em tratamento oncológico.
A Associação de Empresários do Brasil (AEBR) esteve presente na posse formal do desembargador Carlos Gil Rodrigues Filho, ontem, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O presidente da associação, Fernando Mendonça, acompanhou a solenidade e fez questão de prestigiar a nomeação, reforçando o compromisso da entidade com o diálogo institucional e o fortalecimento das relações entre o setor empresarial e o sistema de Justiça.
A Prefeitura de Serra Talhada deu mais um passo importante na atualização da política urbanística do município. Em reunião realizada ontem, foi apresentada a minuta do Projeto de Lei que institui o Novo Código de Obras Municipal, substituindo a legislação em vigor desde 1996 (Lei nº 891/1996).
O encontro contou com a presença do procurador-geral do município, Cecílio Tiburtino, da secretária de Obras, Gabriela Pereira, do secretário executivo, Filipe Melo, da coordenadora de Planejamento Urbano, Estefânia Nogueira, do diretor de Obras, Cesar Brandão, além dos fiscais de urbanismo Ailson João Filho, Ana Caroline Machado do Nascimento, Renato da Silva André e Abel Barbosa.
Leia maisA proposta foi elaborada com base na Constituição Federal, no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), na legislação ambiental vigente e nas normas técnicas da ABNT. O novo texto incorpora práticas modernas de gestão urbana e sustentabilidade, com avanços que incluem regras mais claras para o licenciamento de obras e reformas, fortalecimento da segurança estrutural e da acessibilidade universal, compatibilização entre a proteção ambiental e a realidade urbana consolidada, além de mecanismos para embargo e demolição de obras irregulares.
A construção do projeto foi pautada em estudos técnicos e diálogo com profissionais da área, garantindo alinhamento com o Plano Diretor Municipal e com a Lei nº 2.105/2025, que regulamenta as políticas de saneamento básico. O objetivo é oferecer um instrumento legal atualizado, transparente e capaz de garantir segurança jurídica aos munícipes e ao setor da construção civil.
Como próximo passo, a gestão municipal vai promover uma reunião ampliada com construtores e empreiteiras locais, com o propósito de ouvir sugestões e aperfeiçoar o texto final antes do envio à Câmara de Vereadores. “Com essa iniciativa, a Prefeitura de Serra Talhada reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e a valorização do espaço público, buscando construir uma cidade mais organizada, acessível e com melhor qualidade de vida para todos”, frisou a secretário de Obras, Gabriela Pereira.
Leia menos
A FSB Holding anunciou a aquisição da agência de publicidade Calia e passa a acumular um volume de compra de mídia de R$700 milhões. Com a operação, o ecossistema da FSB passa a reunir 12 empresas que atuam de forma integrada em gestão de reputação, comunicação e marketing.
Fundada há 29 anos e com sede em Brasília e São Paulo, a Calia é referência em campanhas institucionais e de prestação de serviço. Entre seus principais clientes estão: Caixa Econômica Federal, Britânia Airfryers, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Embratur, Confederação Nacional do Comércio, governo do Distrito Federal e Ministério da Saúde. A agência conta atualmente com mais de 200 profissionais.
Leia maisA aquisição, realizada com 100% de capital próprio, reforça a estratégia da FSB Holding de ampliar sua presença na área de publicidade. Ela segue a aquisição da produtora Santeria, também ocorrida este ano, e a compra da Jotacom, em 2022. “O investimento em mídia no Brasil cresceu 10% em 2024, alcançando R$ 88 bilhões, de acordo com a Kantar Ibope Mídia, o que representa uma grande oportunidade para um grupo integrado como o nosso, que já atende mais de 400 clientes”, afirma Diego Ruiz, sócio controlador da FSB Holding responsável pela estratégia de crescimento e investimentos.
“Desde a nossa aquisição, a Jotacom cresceu cerca de 300% com novos clientes e sinergias dentro do ecossistema. Esse aumento consolidou a importância do setor privado da FSB Holding, hoje responsável por 70% do nosso faturamento”, diz Alexandre Loures, sócio controlador responsável pela área privada da FSB Holding.
“A chegada da Calia amplia nosso portfólio de gestão de reputação, reforça nosso modelo de partnership, trazendo novos sócios, e consolida nossa presença em todo o espectro da comunicação – das relações públicas à mídia. Com a experiência offline da Calia, o digital avançado da Jotacom e a força criativa da produtora Santeria, além da agência de influência Deck, nosso objetivo é figurar entre as maiores compradoras de mídia do país”, diz Marcos Trindade, sócio-controlador e CEO da FSB Holding.
Com a integração, Gustavo Mouco permanece como sócio e líder da Calia, com base em Brasília. Humberto Pandolpho, atual presidente da agência, passa a integrar o conselho de publicidade da FSB Holding. E o VP José Augusto Nigro segue na operação. “Estamos muito felizes com a concretização da operação de venda para a FSB Holding. Fazer parte desse completo ecossistema de comunicação nos orgulha e ratifica a relevância e o valor da empresa que construímos ao longo dos anos. As sinergias resultantes dessa operação tornam a Calia ainda mais forte, refletindo em uma oferta de soluções integrada aos nossos clientes”, completa Gustavo Mouco, sócio e líder da Calia.
Sobre a FSB Holding
A FSB Holding é o maior ecossistema de gestão de reputação da América Latina, unindo consultoria estratégica e excelência em comunicação. Com 45 anos de atuação, conta com 12 empresas com o compromisso de entregar mais do que o cliente espera: três agências de Relações Públicas: FSB Comunicação, Loures Consultoria e Giusti Creative PR; além da Jotacom e Calia (publicidade e digital), Seta (relações institucionais e governamentais), Beon (sustentabilidade), Nexus (pesquisa e inteligência de dados), Santeria (produção audiovisual), Deck (influência reputacional), Involv (comunicação interna e marca empregadora), e Bússola (plataforma de conteúdo).
Leia menos
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o deputado estadual Antônio Moraes (PP) encaminharam ofícios ao Governo de Pernambuco solicitando informações sobre o andamento do projeto de duplicação da PE-90, no trecho entre Carpina e Limoeiro, e a implantação de um distrito industrial em Lagoa do Carro.
A duplicação da PE-90, uma das principais rotas de ligação da Mata Norte ao Agreste, é uma demanda aguardada há quase duas décadas e considerada essencial para garantir mais segurança viária, fluidez no tráfego e crescimento econômico regional. No ofício enviado à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Eduardo da Fonte e Antônio Moraes pedem informações sobre o estágio atual do projeto, o cronograma previsto para o início das obras e o prazo estimado de conclusão.
Leia maisJá o documento encaminhado à Governadora Raquel Lyra e à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) solicita a adoção de medidas para a implantação de um Distrito Industrial em Lagoa do Carro, com o objetivo de atrair empresas, gerar empregos e fortalecer a economia local.
“A Mata Norte tem um enorme potencial de desenvolvimento, e precisamos transformar esse potencial em oportunidades para a população. A duplicação da PE-90 e o distrito industrial vão garantir mais segurança, atrair novos investimentos e melhorar a vida de quem trabalha e produz na região”, destacou Eduardo da Fonte.
O deputado Antônio Moraes reforçou que os dois projetos se complementam e são estratégicos para o futuro da região. “A duplicação da PE-90 vai facilitar o escoamento da produção e atrair empresas, enquanto o distrito industrial vai gerar emprego e renda para as famílias. Nosso objetivo é construir as condições para um novo ciclo de desenvolvimento na Mata Norte”, afirmou o parlamentar.
Leia menos
O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT) foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar, ocorrido hoje, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo portal O GLOBO por uma pessoa próxima da família e lideranças do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O ex-parlamentar foi atingido por facadas, na cabeça e braços, e foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas. A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga – ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na UPA da Lapa.
Testemunhas relataram que o conflito ocorreu dentro da residência da família, na zona oeste da capital. Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o desentendimento. O filho foi preso.
O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho se reuniram com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. O encontro ocorre após a decisão judicial que anulou a eleição do diretório estadual do partido em Pernambuco, por falta de participação dos diretórios municipais no processo. Na pauta, o diálogo sobre os próximos passos para reorganizar a legenda no Estado e garantir o pleno funcionamento partidário.
O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, esteve em Petrolina, no Sertão do estado, durante esta semana, para vistoriar obras emergenciais e estruturantes voltadas ao abastecimento de água do município. A visita reforça o compromisso com os investimentos na cidade, que atualmente conta com recursos da ordem de R$ 100 milhões, assegurados pelo Governo do Estado em obras já em execução ou em licitação, ações que irão ampliar a produção de água do município em 50%, beneficiando toda a população petrolinense com mais 500 litros de água por segundo.
Nos últimos três meses, Petrolina vem enfrentando um período de oscilações de vazão na rede de abastecimento, ocasionando queda de pressão ou falta de água em algumas áreas. A situação decorre da falta de investimentos nos últimos anos – há mais de uma década, Petrolina não recebia aportes significativos no setor, o que sobrecarregou os sistemas, levando a Compesa a adotar ações emergenciais para recuperar as vazões habituais e regularizar a distribuição de água. Essas intervenções, vistoriadas pelo presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, o diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho e o gerente da Compesa em Petrolina, Alex Chaves, devem ser finalizadas nos próximos 15 dias.
Leia maisAlém de visitar obras, o titular da estatal esteve ontem à tarde na Câmara Municipal de Petrolina, a convite do vereador Ronaldo Silva, quando se reuniu com demais parlamentares presentes. Douglas explicou a situação de abastecimento atual da cidade e as perspectivas para o futuro diante dos investimentos assegurados pela governadora Raquel Lyra para a cidade. Entre as medidas emergenciais em execução, Nóbrega ressaltou a manutenção geral da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, responsável por mais da metade do abastecimento da cidade.
“É uma manutenção que nunca havia sido feita. Estamos recuperando a vazão histórica de Petrolina e, naturalmente, esse processo provoca alguma instabilidade temporária no fornecimento”, explicou. Além da manutenção, equipes extras foram enviadas ao município para combater perdas e furtos de água. “Recentemente, recuperamos seis milhões de litros por mês, com a regularização de mais de 500 ligações irregulares. Esse trabalho de otimização e combate a perdas vai continuar nos próximos meses”, afirmou o presidente.
Pacote de obras
Em paralelo às ações emergenciais, a Compesa avança nas obras estruturadoras que integram o pacote de R$ 100 milhões anunciados pela governadora Raquel Lyra no ano passado. O investimento contempla um novo sistema, orçado em R$ 60 milhões, com instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Distrito Industrial, com capacidade de produção de 400 litros por segundo, um aumento de 40% na oferta atual, além de uma nova captação. O novo sistema deve ser concluído até maio de 2026.
Outras obras em andamento incluem a duplicação do sistema produtor integrado de Izacolândia e Lagoa Grande, a implantação de adutoras ao longo da BR-407 e a aquisição de uma unidade de ultrafiltração para o sistema integrado, que entrará em operação em 2026. Essas iniciativas somam aproximadamente R$ 20 milhões. Também estão em licitação a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, com nova captação no Rio São Francisco e implantação de duas adutoras, além da modernização das três ETAs existentes (Centro, ETA 2 e Vitória), que receberão investimentos de mais de R$ 20 milhões.
Segundo Douglas Nóbrega, os investimentos de R$ 100 milhões fazem parte de um conjunto de ações que visam melhorar a infraestrutura de Petrolina, uma cidade que tem um crescimento demográfico e econômico acentuados, projetando o município para o futuro. “Praticamente sem investimento nos últimos dez anos, Petrolina será transformada em um grande canteiro de obras de abastecimento. Iremos recuperar o tempo perdido”, destacou o presidente Douglas Nóbrega.
Petrolina como prioridade
Douglas Nóbrega reforçou que a cidade é uma prioridade para o Governo de Pernambuco. “A governadora Raquel Lyra tem um foco enorme na questão do abastecimento de água. São R$ 6,1 bilhões em investimentos em todo o estado, pelo programa Águas de Pernambuco, e Petrolina recebe uma das maiores fatias desse total”, disse.
Douglas Nóbrega concluiu reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e a melhoria do abastecimento em Petrolina. “Estamos trabalhando para resolver os problemas históricos da cidade. As ações emergenciais se encerram agora em novembro, e as estruturantes já começaram. O resultado vai aparecer, e o foco é sempre a população”.
Leia menos