Sudene e Sindipetro articulam instalação de terminal de combustíveis em Salgueiro

A proposta de instalação de um terminal de combustíveis em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, foi tema de reunião nesta terça-feira (30) entre representantes do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O encontro marcou a entrega de um estudo técnico que reforça a viabilidade econômica da extensão da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. A iniciativa busca reestruturar a logística de distribuição de combustíveis no interior nordestino e impulsionar a competitividade regional.

O estudo aponta gargalos logísticos graves: em um raio de 250 km de Salgueiro, há apenas duas bases de combustíveis — em Juazeiro (BA) e no Crato (CE) — para atender 280 municípios de oito estados. A região representa 10% do consumo de combustíveis do Nordeste, mas enfrenta preços mais altos devido à precariedade da distribuição. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do combustível chega a custar R$ 0,50 a mais em cidades como Petrolina e Araripina, em comparação ao Recife.

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o estudo entregue pelo Sindipetro fortalece a articulação regional em torno da retomada da Transnordestina. “É a obra logística mais importante do Nordeste, e essa convergência entre setores é fundamental”, afirmou. A proposta prevê a criação de um terminal em Salgueiro interligado à ferrovia, aproveitando um consumo mensal médio de 150 mil m³ de combustíveis já existente. De acordo com o Sindipetro, isso tornaria o projeto financeiramente viável e reduziria o custo final para o consumidor.

A reunião contou com a presença de técnicos da Sudene e de representantes do Sindipetro, incluindo os diretores Diego Liberalino e Rogério Soares, que destacaram o crescimento recente na demanda por combustíveis na região: as vendas de diesel e gasolina aumentaram 4,9% e 3,1%, respectivamente, nos últimos meses. O cenário, segundo o estudo, reforça a urgência em investir em infraestrutura de distribuição no interior do Nordeste.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Durante as comemorações pelo acesso do Náutico à Série B, após a vitória dramática sobre o Brusque ontem (11), nos Estádio dos Aflitos, o torcedor alvirrubro Ivson Filho denunciou ter sido agredido por policiais do Batalhão de Choque. Segundo ele, a ação ocorreu quando a torcida invadiu o gramado para celebrar o retorno do clube à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Ivson criticou a postura da tropa e afirmou que pais de família, mulheres, idosos e crianças teriam sido alvo de violência enquanto apenas festejavam. “Nós não estávamos lá para brigar, para quebrar alguma coisa, para tumultuar, para bater em um servidor público que está lá para manter a ordem. E essa é a visão do Batalhão de Choque, de agredir pessoas que apenas estavam comemorando”, declarou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento