Militante do MBL que teria sido chutado por Glauber Braga critica freio de Hugo Motta no processo de cassação

Do jornal O Globo

O militante do Movimento Brasil Livre (MBL) que teria sido chutado pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) em confusão na Câmara no ano passado criticou a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de frear o processo de cassação do psolista. Após Glauber fazer uma greve de fome por oito dias, Motta fez um acordo: prometeu não pautar a cassação no plenário por 60 dias, dando tempo de defesa ao parlamentar.

Nas redes sociais, Costenaro afirmou que a movimentação política criou um “precedente” de como conseguir as coisas no Congresso Nacional. “Faz merda e quer adiar uma cassação? É só dormir no Salão Verde e falar que também fará uma greve de fome”, escreveu o militante. Em outra publicação, escreveu que a greve de fome foi a solução para “inocentar um deputado que iniciou e provocou tudo que aconteceu”.

Entre o dia 9 e última quinta-feira (17), Glauber fez greve de fome. A decisão ocorreu logo após a Comissão de Ética aprovar o parecer favorável à sua cassação: ele deixou de se alimentar, consumindo apenas soro, água e isotônicos, e dormiu esses dias no Anexo 2 da Câmara, onde sua esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), providenciou um colchão e uma cobertura.

Glauber responde a um processo disciplinar após ter chutado Gabriel Costenaro durante uma discussão em abril de 2024. Na ocasião, a discussão seguiu para o exterior da Câmara e precisou ser apartada por policiais legislativos, que conduziram os dois para prestar depoimento no Departamento de Polícia Legislativa (Depol) da Câmara.

Veja outras postagens

Com o ex-governador Miguel Arraes, tive uma relação de altos e baixos, embora muitos tenham tentado tumultuar minha relação com ele como fonte e autoridade. Nunca esqueço o gesto dele em visitar a sucursal do Diário de Pernambuco em Brasília, dirigida por mim, no final da década de 80, na companhia do ex-deputado Luiz Piauhylino. O registro é do meu baú.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau