Hospital de Câncer amplia capacidade com novo acelerador de radioterapia

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) colocou em funcionamento um novo acelerador linear Halcyon, ampliando a capacidade de atendimento em tratamentos radioterápicos. O equipamento, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de R$ 6,4 milhões dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, já atende cerca de 50 pacientes por dia e a expectativa é chegar a 90 atendimentos diários nos próximos meses.

Com o novo aparelho, o hospital poderá aumentar em até 50% sua capacidade de atendimento, que atualmente é de 210 pacientes por dia, com uma média de 150 novos casos de câncer registrados mensalmente. A aquisição do equipamento também busca reduzir a fila de espera no SUS, tornando o tratamento mais ágil e preciso.

O Halcyon substitui os antigos aparelhos de cobalto, considerados obsoletos, e oferece maior precisão ao tratar somente as células doentes, preservando os tecidos saudáveis. Com essa tecnologia, alguns pacientes poderão realizar apenas cinco sessões de radioterapia, em vez das 30 habituais. O equipamento também permite o uso de técnicas avançadas como IMRT, IGRT e Radioterapia Estereotáxica, indicadas para tumores pequenos em áreas de difícil acesso.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.