Hospital de Câncer amplia capacidade com novo acelerador de radioterapia

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) colocou em funcionamento um novo acelerador linear Halcyon, ampliando a capacidade de atendimento em tratamentos radioterápicos. O equipamento, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de R$ 6,4 milhões dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, já atende cerca de 50 pacientes por dia e a expectativa é chegar a 90 atendimentos diários nos próximos meses.

Com o novo aparelho, o hospital poderá aumentar em até 50% sua capacidade de atendimento, que atualmente é de 210 pacientes por dia, com uma média de 150 novos casos de câncer registrados mensalmente. A aquisição do equipamento também busca reduzir a fila de espera no SUS, tornando o tratamento mais ágil e preciso.

O Halcyon substitui os antigos aparelhos de cobalto, considerados obsoletos, e oferece maior precisão ao tratar somente as células doentes, preservando os tecidos saudáveis. Com essa tecnologia, alguns pacientes poderão realizar apenas cinco sessões de radioterapia, em vez das 30 habituais. O equipamento também permite o uso de técnicas avançadas como IMRT, IGRT e Radioterapia Estereotáxica, indicadas para tumores pequenos em áreas de difícil acesso.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

Em Paulista, na Região Metropolitana, o deputado federal Waldemar Oliveira, o Dema (Avante), ganhou um aliado entusiasta da sua reeleição: o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Farias (MDB). O vereador também se alinhou ao projeto de Sebastião Oliveira, o Sebá, irmão de Dema, para regressar à Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 2022, Dema obteve 2.023 votos em Paulista, mas com o apoio e a mobilização de Eudes deve duplicar essa votação. Na semana passada, o presidente da Câmara incorporou ao grupo do aliado diversos suplentes de vereador com votações expressivas no município.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) se prepara para um momento histórico: a abertura da Cápsula do Tempo do Diário de Pernambuco, lacrada há exatos 100 anos, em celebração ao centenário do jornal – o mais antigo em circulação da América Latina.

O evento ocorrerá no próximo dia 07 de novembro, às 15h, no auditório do Instituto, em solenidade que contará com a presença de pesquisadores, jornalistas, escritores, restauradores e convidados.

A cápsula, entregue ao IAHGP em setembro de 1929 pelo sócio Naasson Figueiredo, foi cuidadosamente lacrada em uma caixa de vidro, contendo documentos e objetos que testemunham a história e o centenário do Diário de Pernambuco. A abertura será acompanhada pela restauradora Débora Mendes, da empresa Arte Sobre Arte, responsável por avaliar o estado dos materiais após um século de conservação. A expectativa é grande: o que o jornal deixou guardado para o futuro?

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, no dia 3 de novembro, às 18h, uma Reunião Solene em homenagem ao centenário de nascimento de Armando Monteiro Filho (in memoriam), ex-deputado, ex-ministro da Agricultura do Governo João Goulart e pai do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro.

A cerimônia foi proposta pelo deputado Izaias Régis (PSDB), com coautoria do deputado João Paulo, e contará com a presença de políticos, autoridades e admiradores do homenageado. O evento acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra.