Sem vingança pública

Veja outras postagens

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, deixou o partido Novo para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O evento de filiação será no dia 27 de outubro, em um hotel de Belo Horizonte.

Simões concorrerá ao governo mineiro em 2026 com o apoio do atual titular do cargo, Romeu Zema (Novo). Zema deixará o comando do Estado em abril, para disputar as eleições — ele se apresenta como pré-candidato ao Planalto, mas pode seguir outro rumo. O vice, portanto, vai às urnas sentado na cadeira de governador. As informações são do Poder360.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Benjamin Netanyahu (Likud, direita) confirmou ontem (18) que disputará as próximas eleições parlamentares israelenses. O primeiro-ministro afirmou que pretende “vencer” o pleito marcado para outubro de 2026.

O anúncio se deu diante de um impasse no acordo de cessar-fogo com o Hamas, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Neste domingo (19), Israel lançou um ataque aéreo a Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Netanyahu acusa o Hamas de violar o acordo. As informações são do Poder360.

Petrolina - Destino

Em declaração em suas redes sociais neste domingo (19), o deputado estadual Waldemar Borges não poupou críticas à governadora Raquel Lyra, afirmando que ela foi “desmascarada” ao tentar manipular a opinião pública em um movimento estratégico para colocar a população contra a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo Borges, a governadora insinuou que “Pernambuco tinha pressa” para aprovar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão, mas a verdade é que os cidadãos estão atentos e não se deixam enganar por discursos vazios e enganosos.

Borges destacou que, enquanto Raquel Lyra buscava justificar a urgência do empréstimo, o que realmente estava em jogo era a falta de transparência do governo. “Pernambuco e os pernambucanos sabem que sempre quisemos informações claras e precisas”, afirmou. Para o deputado, o esforço da governadora para criar um clima de desconfiança contra a Alepe teria ficado claro.

A situação se complica ainda mais ao se considerar que o governo já havia avançado com obras de infraestrutura, como o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232, utilizando recursos que deveriam ser destinados ao novo empréstimo. O deputado ressalta que essa manobra representa um verdadeiro “drible” na população, que merece esclarecimentos sobre a real destinação dos recursos. “A gente avisou! O povo não pode ser enganado”, conclui Waldemar.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Aqui, na divisa do Ceará com Pernambuco, no município do Jati, há uma parada obrigatória para apreciar: um cenário belíssimo da Transposição do Rio São Francisco. A queda d’água é fantástica.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Há exatamente um ano, na manhã de 20 de outubro de 2024, o trio elétrico Zeus capotou em um trecho da rodovia PE-089, deixando três mortos e seis feridos. O veículo havia participado, na noite anterior, da festa de reeleição do prefeito Juarez da Banana (PSB) e seguia de volta quando o motorista perdeu o controle na temida Curva da Pedra, conhecida pelo alto risco de acidentes. As informações são do blog Machados.com.

Naquele domingo, o cenário foi de verdadeira operação de guerra. Ambulâncias de municípios vizinhos se uniram às equipes do SAMU e dos Corpos de Bombeiros de Macaparana e Carpina para socorrer as vítimas. O blog Machados.com esteve presente desde as primeiras horas, registrando o desespero das famílias, o esforço dos socorristas e o impacto de mais uma tragédia que mobilizou toda a região.

A tragédia reviveu lembranças dolorosas de 2004, quando a mesma Curva da Pedra foi palco do capotamento do ônibus da banda Metade, que vitimou a vocalista Dani e o motorista Birutinha. Nove pessoas estavam no trio Zeus no momento do acidente, sendo sete da equipe e duas acompanhantes. Renato William Rodrigues Lopes, motorista, e Wandemberg Sena da Silva, integrante da equipe, morreram no local. Entre as passageiras, Angélica da Silva Araújo também não resistiu. Um ano depois, a dor permanece, e a Curva da Pedra segue exigindo atenção e medidas de segurança para evitar novas tragédias.

A governadora Raquel Lyra se reuniu ontem (18), em Qingdao, na China, com líderes da China Railway Rolling Stock Corporation Sifang (CRRC), maior fabricante mundial de equipamentos para transporte ferroviário. O encontro, realizado na sede da companhia, integrou a missão internacional do Governo de Pernambuco e teve como foco a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte público da Região Metropolitana do Recife. Ao final da agenda, representantes da CRRC confirmaram uma visita técnica ao Estado prevista para novembro.

“Desde 2023 que o Governo de Pernambuco tem colocado o Metrô do Recife como uma prioridade. Já apresentamos ao governo federal a urgência da realização de investimentos, que já estão sendo feitos nas áreas mais críticas. E hoje, fizemos uma reunião com a CRRC, que forneceu material para grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Estamos acompanhando a conclusão dos estudos de concessão pelo BNDES e nosso objetivo é modernizar o Metrô do Recife para melhorar o serviço prestado para todos os usuários”, afirmou Raquel Lyra.

Durante a reunião, a governadora apresentou o cenário atual do sistema metroviário pernambucano e destacou o interesse em uma parceria com a empresa chinesa para garantir mais eficiência ao transporte. “Nós estamos aqui dando as calorosas boas-vindas à delegação de Pernambuco que veio de muito longe, do Recife, até Qingdao. Nos reunimos para poder identificar como podemos oferecer soluções para o estado de Pernambuco. E é muito importante recebê-los para conhecer de perto a nossa fábrica e nossos produtos e conseguir entender quais são as demandas do Estado”, declarou o presidente do Mercado da América Latina da CRRC, Wang Rubiao.

A agenda também incluiu uma visita técnica às instalações da CRRC Sifang, onde foram apresentadas as linhas de produção e o portfólio de inovação tecnológica da companhia. Pernambuco acompanha atualmente os estudos de viabilidade da concessão do Metrô do Recife, conduzidos pelo BNDES, e solicitou recursos no Novo PAC/Seleções para ampliar e melhorar as operações. De acordo com o Blog Dantas Barreto, a expectativa é que o Governo Federal libere R$ 3 bilhões.

Os servidores da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) participaram neste domingo (19) da Corrida dos Servidores Públicos, no Recife, levando faixas e mensagens que pedem diálogo com o Governo de Pernambuco. O ato, pacífico e sem registros de transtornos, teve o objetivo de chamar a atenção para a falta de valorização da categoria e a necessidade de melhores condições de trabalho.

Em nota, os profissionais afirmaram que “seguem comprometidos com a proteção da saúde da população e mitigação de riscos”, mas trabalham “insatisfeitos, sem a devida valorização por parte do Governo do Estado”. Eles também destacaram que a equipe é formada por servidores qualificados, com ampla experiência técnica, e que muitos possuem títulos de mestrado e doutorado.

Os trabalhadores cobram a reabertura de diálogo com a gestão estadual para discutir pontos como a gratificação de fiscalização, melhorias nas condições de trabalho e a realização de concurso público.

Os servidores da agência haviam anunciado uma greve entre os dias 4 e 8 de agosto deste ano, mas o movimento foi suspenso após uma decisão judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).