Jaboatão - Nova UBS PET

25/09


2021

Miguel: Precisamos debater o Pernambuco de verdade

Enquanto discursava no ato de filiação ao DEM, mais cedo, o prefeito Miguel Coelho pregou união para mudar o Estado. O gestor também falou em humildade e disse que "ninguém vai mudar Pernambuco sozinho".

"Chego hoje ao Democratas para honrar os valores do partido e para iniciar um novo projeto de mudança. Não concordamos com o que está aí colocado. Precisamos ter uma palavra de ordem: humildade. Ninguém vai mudar Pernambuco sozinho. Temos que ter humildade para ouvir, aprender e unir o nosso Estado. Que possamos levar esse sentimento de mudança para todas as regiões, não um projeto de partido, ou de um político, mas de pessoas que querem um Pernambuco forte, líder e mais humano", declarou.

Com a filiação oficializada, o prefeito de Petrolina pretende percorrer todos os municípios de Pernambuco para debater propostas e articular alianças políticas. "Não vamos fazer Pernambuco mudar conhecendo o Estado pela televisão ou pelas redes sociais. Temos que ir em campo, debater o Pernambuco de verdade, não o da propaganda que está aí. Por isso, vamos conversar, unir e buscar a aliança de todos os pernambucanos pela esperança da mudança", enfatizou Miguel Coelho.

O presidente do Democratas, ACM Neto, foi o responsável por abonar a ficha de filiação de Miguel junto com o ex-ministro Mendonça Filho. O ex-prefeito de Salvador elogiou o histórico do novo filiado ao DEM e demonstrou esperança no projeto do partido para o futuro de Pernambuco. "Petrolina consagrou a primeira gestão de Miguel. Um gestor público que nos orgulha. Muito mais que qualquer palavra que eu possa falar neste encontro, o reconhecimento do seu povo o qualifica para seguir uma nova jornada na sua nova vida pública", disse o político baiano.

O tom positivo também foi adotado pelo presidente estadual do DEM, Mendonça Filho. O ex-ministro da Educação acredita que o partido está pronto para liderar um projeto majoritário que renove Pernambuco em 2022. "A gente tem muita fé de que ele vai tocar o coração do povo, apresentar boas ideias, propostas, num diálogo aberto para que a gente possa mudar Pernambuco. A gente vai ajudar onde quer que a gente esteja, no Agreste, na Mata, no Sertão ou mesmo aqui na capital pernambucana e região metropolitana do estado", reforçou Mendonça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

25/09


2021

ACM Neto: Não vamos trabalhar para conter debandada

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, falou sobre a expectativa para a fusão com o PSL, que deve ocorrer em outubro. Juntos, os dois partidos reúnem 81 parlamentares na Câmara dos Deputados.

Ao ser questionado pelo Blog sobre uma provável saída em massa de congressistas bolsonaristas da nova legenda, foi claro: "Nós não vamos trabalhar para conter essa debandada." A declaração ocorreu durante entrevista concedida, hoje, após o ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao DEM no Recife.

"A gente tem que olhar para o planejamento desejado para 2022, e não para a fotografia de 2018. Então, nós já consideramos, em um primeiro momento, quando a fusão se concretizar, haverá saídas do novo partido", continuou.

De acordo com ACM Neto, a fuga de parlamentares já era prevista: "Nós vamos fundir, a janela (partidária) vai ser aberta e é natural que muitos saiam. Aqueles que não estiverem sintonizados, satisfeitos e, mais do que isso, aqueles que não tiverem uma visão coincidente com a nossa vão acabar saindo. Eu considero, inclusive, algo positivo."

Para o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, o que importa é o formato da nova sigla em março, quando abre a janela partidária: "Em entendimento com o presidente Bivar, e, claro, com a direção dos dois partidos, nós estamos desenhando qual é o formato ideal para o novo partido em cada estado. Em alguns, já está resolvido: na largada, sabemos como o partido vai ficar organizado. Em outros, nós estamos em um processo de diálogo, sem pressa. Então, o objetivo não é o tamanho do partido já em outubro, quando a fusão deverá ser oficializada. O objetivo é o tamanho do partido em março."

Ainda segundo ACM, o novo partido só define qual projeto nacional vai seguir após a janela partidária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

25/09


2021

Ato de filiação de Miguel ao DEM reúne 34 prefeitos

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Trinta e quatro prefeitos estiveram hoje no ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas, no Recife. Destes, quatro eram de fora de Pernambuco, com destaque para Bruno Cunha Lima (Campina Grande), do PSD, além de Bruno Reis (Salvador) e Gean Loureiro (Florianópolis), ambos do DEM.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso) enviaram declarações em vídeo. Irmão de Miguel, o deputado federal Fernando Filho foi um dos primeiros a falar no evento.

Outras lideranças do DEM também discursaram: além dos prefeitos Bruno Reis e Gean Loureiro, o presidente nacional do partido, ACM Neto, e o estadual, Mendonça Filho. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) esteve na solenidade.

Políticos de 12 partidos prestigiaram o encontro: DEM, MDB, PSB, PSL, PP, PTB, PSD, Podemos, Republicanos, Avante, PSDB e PV. Presidente estadual do Podemos, o deputado federal Ricardo Teobaldo participou do evento, assim como o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, um de seus liderados.

Houve a presença de gestores de siglas que integram a Frente Popular, a exemplo da prefeita de Cortês, Fátima Borba (Republicanos); dos prefeitos de Paulista, Yves Ribeiro, e Toritama, Edilson Tavares (ambos do MDB); e dos já mencionados Zé Martins (João Alfredo) e Juarez da Banana (Machados), do PSB.

A família Sales também compareceu: a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o deputado estadual Romero Filho e o ex-secretário municipal de Governo Romero Sales, todos do PTB. Dos gestores do DEM no Estado, destaque para as prefeitas Lucielle Laurentino (Bezerros), Juliana de Chaparral (Casinhas) e Gilvandro Estrela (Belo Jardim).

Do PSL, que fará fusão com o Democratas, estiveram no encontro: Raimundo Pimentel (Araripina) e Helbinha de Rodrigues (Trindade). O vice-presidente do partido, Antonio Rueda, discursou no ato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

25/09


2021

Outro prefeito do PSB esteve no ato de Miguel

Além do prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), outro gestor socialista também esteve no ato de filiação de Miguel Coelho ao DEM, hoje: o prefeito de Machados, Juarez Fernandes, conhecido como Juarez da Banana. As cidades de João Alfredo e Machados estão situadas no Agreste Setentrional pernambucano.

No último mês de agosto, graças a um convite do ministro Gilson Machado Neto (Turismo), Juarez almoçou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2021

Anderson anuncia seleção para contratar 35 médicos

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou edital para contratação de 35 médicos com o objetivo de reforçar a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento aos usuários do sistema público. O anúncio de abertura da seleção simplificada foi feito na manhã de hoje (25) pelo prefeito Anderson Ferreira (PL).

Os salários variam entre R$ 5.452,21 e R$ 10.904,42. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima sexta-feira (1º) no site www.processoseletivoabdesm.com.

Estão sendo ofertadas 18 vagas para médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), cinco para pediatras, quatro para psiquiatras, três para intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas para ginecologista/colposcopista. Há, ainda, uma vaga para pneumologista e duas para clínico geral direcionado ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A seleção conta com etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, de avaliação curricular dos candidatos. A carga horária varia entre 20 e 40 horas semanais, a depender do cargo pretendido. Os contratos têm duração de 12 meses, podendo ser estendidos por igual período.

As inscrições se estendem até o dia 10 de outubro e a divulgação do resultado final está prevista para acontecer até o dia 25 de outubro de 2021. As informações constam na edição de hoje do Diário Oficial do município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

25/09


2021

O silêncio de Priscila

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

A participação da deputada estadual Priscila Krause esteve entre os fatos que mais chamaram atenção no ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas, hoje, no Recife. A parlamentar demonstrou desconforto mesmo com os afagos do próprio Miguel, do presidente nacional do DEM, ACM Neto, e de Mendonça Filho, que preside o diretório estadual do partido.

Quando cumprimentada por ACM, o que se viu foi um frio aperto de mão. Priscila não se empolgou nem mesmo quando o pai, o ex-governador Gustavo Krause, foi homenageado no telão. Ela também não discursou nem esteve na coletiva de imprensa concedida ao final do evento. Sua ausência foi tema de uma das perguntas.

A deputada é muito próxima da prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra. Apoiar o projeto da amiga ao Governo do Estado estava (ou ainda está) entre as prioridades de Priscila.

Com isso, existe a possibilidade de que ela saia do DEM e migre para a legenda comandada por Raquel. Um aditivo é a iminente fusão entre Democratas e PSL.

Em contrapartida, a deputada estadual Alessandra Vieira e o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (ambos do PSDB) estiveram a todo momento acompanhando os passos de Miguel e de outras lideranças do DEM. Alessandra presidiu o PSDB até março deste ano, quando perdeu o comando do partido justamente para Raquel.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

25/09


2021

Patuscada e mentiras em Nova York

Por Arnaldo Santos*

Não é ocioso repetir o fato de que, na política brasileira, quase sempre, a mentira comanda o espetáculo, pois, historicamente, abstraindo as exceções que confirmam a regra, em sua maioria, os atores políticos protagonistas dessa trama, além de charlatães no ato de representar, são exímios mentirosos.

Nesta semana, em uma manhã de sol e céu azul aqui no Brasil, e um tanto fria em Nova York, na abertura da Septuagésima Sexta Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU - (76*), o mundo assistiu a mais um desses espetáculos, cujo enredo foi todo baseado na mentira, apesar do seu autor sempre pronunciar a frase: “[…] conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, sem, decerto, jamais haver lido o Livro Santo, a não ser aos pedacinhos... 

O leitor já percebeu que nos referimos ao discurso pronunciado pelo presidente da República, na abertura do maior evento das nações, onde o Messias falou de um País imaginário, que só existe em seus devaneios, e na cabeça de um conhecido falso pastor, seu mentor espiritual que atende por Malafaia. 

Em sua fala, descrevendo o imaginário País criado pela República bolsonarista, dentre outras lorotas, os chefes de Estado das 193 nações, membros da ONU, ouviram, já no início de sua fala, que estava ali para mostrar um País diferente do que é mostrado pelos jornais; que em dois anos e oito meses do seu governo não se verificou nenhum caso de corrupção, e que o Brasil tem um presidente que respeita seu povo e a Constituição. Hilário, para dizer o mínimo, pois a Nação assiste estupefata à teia de corrupção engendrada para aquisição das vacinas, que tem sido apontada pela CPI da covid, assim como os flagrantes desrespeito e descumprimento da Carta Magna, com as constantes agressões aos ministros do STF e aos membros do Congresso.

O presidente também afirmou que, dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, o Brasil possui uma área de vegetação nativa equivalente a 66% do seu território desde o seu descobrimento, e que o Código Florestal Brasileiro deve servir de exemplo para outros países; entretanto um estudo do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica – GITE, órgão da EMBRAPA, que integra a estrutura do governo, publicou, recentemente, um levantamento apontando que essa área é de apenas 61%; e as lorotas não param por aí.

Enquanto o seu governo, na gestão do ex-ministro do mau ambiente Ricardo Sales, desestruturou todos os órgãos de fiscalização e controle ambiental para fazer “passar a boiada”, o presidente teve o cinismo de afirmar para o mundo em seu discurso que, “[…] os recursos humanos e financeiros destinados aos fortalecimentos dos órgãos ambientais, foram dobrados com vistas a zerar o desmatamento ilegal”. Achando pouco todas as mentiras pronunciadas somente na área ambiental, teve a petulância de perguntar para os chefes de Estado presentes à reunião, “[…] qual país do mundo tem uma política ambiental como a nossa”? E convidou a todos a visitar a Amazônia! Claro que o convite não foi levado a sério, mas seria bom que viessem antes que o fogo e o desmatamento ilegal a destruam. 

É de sabença geral que, depois daquela fatídica terça-feira com direito aos atos obscenos-(cotoco), protagonizados e mostrados ao mundo pelo Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, além do presidente e sua comitiva terem que comer pizza nas ruas de Manhattan, impedidos entrarem em um restaurante (que papelão para um chefe de uma nação!), a imprensa internacional, assim como políticos brasileiros e líderes mundiais, fizeram repercutir a fala do senhor Jair, e classificaram o discurso como um ‘vexame’, e o definiram como ‘mentiroso’ compulsivo. O jornal EL PAÍS abriu manchete afirmando que a “ONU e o mundo se ridiculizam diante de Bolsonaro”. 

A propósito, vale recorrer ao pensamento de Santo Agostinho de Hipona, em sua obra Sobre a Mentira, onde ele expressa o que pensa sobre esse pecado e a pessoa que mente. “[…] Eles são assistimos de se mesmo”. Quer dizer a mentira é um mal que se volta contra o próprio mentiroso. Em outra obra, intitulada Contra Mendacium, que significa “Contra a mentira”, Santo Agostinho faz uma reflexão sobre algumas ideologias de sua época, que se utilizam da mentira como um bem maior, especialmente no âmbito religioso. Mutatis mutandis, transpondo para a realidade em curso, vê-se a utilização da mentira com viés falso-religioso, para obtenção do poder, que seria o bem maior, conforme expresso no pensamento agostiniano. 

Nessa contextura, se impõe o pensamento de Fiódor Dostoiévski, nos Irmãos Karamávov, segundo o qual “[…] O principal não é mentir para si mesmo. Quem mente para si mesmo e dá ouvidos a própria mentira chega a um ponto que não distingue nenhuma verdade em si, nem nos outros, e portanto, passa a desrespeitar a si mesmo e aos demais. Sem respeitar ninguém, deixa de amar e, sem ter amor, para se ocupar e se distrair entrega-se a paixões e prazeres grosseiros e acaba na total bestialidade em seus vícios, e tudo isso movido pela continua mentira para os outros e para si mesmo”. Alguns até para o mundo. Não é preciso dizer mais!

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas. Comentários e críticas para: [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

25/09


2021

Miguel Coelho: “Pernambuco não tem dono”

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

25/09


2021

ACM Neto: “Projeto de Miguel é prioridade do DEM”

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

25/09


2021

Miguel Coelho assina ficha de filiação ao DEM

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

25/09


2021

Um estranho no ninho

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Enquanto o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, faz diversos ataques ao PSB, apontando falhas na administração de Pernambuco em setores como infraestrutura, saúde e segurança pública, um socialista que está no palco acompanha em silêncio as críticas: é o prefeito de João Alfredo, Zé Martins.

Aliado da família Coelho, o gestor cumpriu a promessa que havia feito dias atrás e compareceu ao evento de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao DEM.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2021

Prefeita de Casinhas participa de ato de filiação

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (DEM), marca presença, neste momento, no Armazém 14, no Recife, em evento de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas, na primeira grande movimentação política do partido para construir uma candidatura ao Governo de Pernambuco nas Eleições 2022.

A comitiva casinhense é formada ainda pelo presidente da executiva municipal do MDB de Casinhas e atual vice-prefeito da cidade, Maciel Sales, a vereadora Edlúcia Ulisses (MDB), os vereadores Nivaldo Silva (MDB) e Everaldo Barbosa (PSB), o secretário de Governo, Biguril, e o ex-candidato a vereador Orlando Sales (MDB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha