Os jornalistas nacionais Chico José, ex-TV Globo, e Eliane Catanhede, ex-Globo News, aceitaram meu convite para participar com perguntas aos convidados do podcast ‘Direto de Brasília’, parceria deste blog com a Folha de Pernambuco. Já estreiam no programa de amanhã, tendo como convidada a deputada Heloísa Helena (Rede-AL), de volta ao Congresso depois de 18 anos, para um mandato de seis meses no lugar do deputado Glauber Braga (PSol).
Natural do Crato, no Ceará, Chico José iniciou sua carreira no Jornal do Commercio, em 1966. Jornalista premiado, ele atuou por mais de três décadas como repórter especial da Rede Globo, tendo participado da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol e de duas Olimpíadas.
Leia maisAtuou como enviado especial na Guerra das Malvinas, conflito que envolveu a Argentina e a Inglaterra, além de ter tido participação direta em várias matérias especiais realizadas na Europa, em diversos países das Américas, na África, Austrália, Indonésia, Micronésia, Japão, Coreia, Tailândia e mesmo ao Ártico e Antártida. Chico é o único repórter a ter em seu currículo 100 edições do Globo Repórter, um recorde difícil de ser alcançado.
Em novembro de 2021, Chico encerrou o contrato com a Globo e dedica a sua experiência para produzir conteúdo, documentários, como também à realização de palestras em empresas, universidades, convenções, seminários.
Eliane Cantanhêde trabalhou em periódicos como O Globo, Veja, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Atualmente é colunista de O Estado de S. Paulo; ex-comentarista do programa Em Pauta, da GloboNews; e faz análises diárias no Jornal Eldorado, da Rádio Estadão, onde mantém o podcast Eliane Cantanhêde Responde.
Em sua trajetória como jornalista, Cantanhêde cobriu e analisou importantes episódios políticos do Brasil, como o fim da Ditadura militar, as “Diretas Já”, a Constituinte 1987-1988 e os governos Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.
Também fez viagens internacionais a países dos diferentes continentes, para coberturas, seminários e programas de estudo. Realizou entrevistas com presidentes e primeiros-ministros, destacando-se a primeira entrevista exclusiva do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela, após sua primeira eleição, em 1999.
O ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos




















