João Campos promete criar Embarque Digital Pernambuco com 10 mil vagas em tecnologia

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (3), a proposta de criar o Embarque Digital Pernambuco, com 10 mil vagas em cursos superiores de tecnologia para estudantes da rede pública ao longo de um mandato de quatro anos. O anúncio foi feito durante visita ao Porto Digital, no Recife, em reunião com o presidente da instituição, Pierre Lucena. Segundo João, os cursos seriam custeados integralmente pelo Governo do Estado. “Nós vamos lançar o Embarque Digital de Pernambuco. A gente vai formar dez mil alunos que foram estudantes de escolas públicas em cursos superiores de tecnologia bancados 100% pelo Governo do Estado”, afirmou.

De acordo com o pré-candidato, a proposta tem como base o programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife. Dados apresentados pela gestão municipal e pelo Porto Digital indicam que 78,7% dos alunos atendidos possuem renda familiar de até três salários mínimos e que 69,8% dos concluintes ingressam no mercado de trabalho na área de tecnologia. João Campos também defendeu a ampliação da presença de empresas do setor no interior do Estado e a expansão das oportunidades de formação e emprego fora da Região Metropolitana.

Ao final da visita, João Campos se reuniu com estudantes participantes do programa e apresentou a proposta de expansão da iniciativa para todo o Estado. “Em quatro anos, vou levar Pernambuco ao primeiro lugar, garantindo a gratuidade do ensino e residência tecnológica junto com as empresas de tecnologia”, declarou.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar no dia 16 de junho a ação penal a que ex-deputado Eduardo Bolsonaro responde por coação no curso do processo. A data foi marcada após o relator, Alexandre de Moraes, liberar o caso para julgamento. Na ocasião, os ministros vão decidir se condenam ou não o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No centro do julgamento estará a denúncia da Procuradoria-Geral da República que contesta a atuação do ex-parlamentar os Estados Unidos. Segundo o Ministério Público Federal, Eduardo Bolsonaro teria trabalhado para articular sanções contra autoridades brasileiras — incluindo tarifas de exportação, suspensão de vistos e até a aplicação da Lei Magnitsky — num esforço para pressionar e intimidar o STF às vésperas do julgamento que condenou Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. As informações são do jornal O GLOBO.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (2) uma resolução que limita os poderes do presidente Donald Trump e busca encerrar a guerra contra o Irã.

O texto foi aprovado por 215 votos a 208. Quatro republicanos se juntaram aos democratas e votaram a favor da medida. A resolução ainda precisa ser aprovada pelo Senado e não depende de sanção de Trump. As informações são do g1.

Na prática, o Congresso quer impedir que Trump volte a atacar o Irã sem autorização dos parlamentares. O resultado da votação reflete a crescente preocupação no Capitólio e de republicanos com o conflito.

Petrolina - São João 2026

Em missão parlamentar nos Estados Unidos, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) criticou a atuação dos deputados Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro no exterior e afirmou que a delegação brasileira está em Washington para defender os interesses do país, fortalecer a cooperação internacional e ampliar o combate ao crime organizado. Segundo o parlamentar, o grupo também atua em defesa do PIX e das relações institucionais entre Brasil e Estados Unidos. “A turma de Flávio Bolsonaro veio aos Estados Unidos na semana passada e saiu daqui com mais ataques ao Brasil, ao PIX e com um tarifaço que prejudica trabalhadores, empresários e a economia brasileira. Nós estamos aqui para fazer exatamente o contrário: defender o Brasil, defender nossa soberania e fortalecer a cooperação entre os dois países”, afirmou.

De acordo com Pedro Campos, um dos objetivos da missão é ampliar o diálogo com autoridades norte-americanas sobre o enfrentamento ao crime organizado transnacional e à lavagem de dinheiro. Nesse contexto, o deputado defendeu atenção a investigações envolvendo o empresário Ricardo Magro e a operações financeiras relacionadas ao Banco Master que estejam sob análise de órgãos de controle brasileiros e internacionais. “Quem ama o Brasil trabalha para fortalecer nossas instituições, proteger nossa economia e combater o crime organizado. O que não pode acontecer é transformar relações internacionais em instrumento de sabotagem aos interesses nacionais”, declarou.

A delegação é formada ainda pelos deputados Pedro Uczai (PT-SC), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e André Janones (Rede-MG). A agenda, que segue até sexta-feira (5), inclui reuniões com integrantes do Congresso dos Estados Unidos, representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), diplomatas e organizações da sociedade civil para discutir relações bilaterais, democracia, combate ao crime organizado e mecanismos de cooperação internacional.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O deputado federal Fernando Monteiro participou, nesta terça-feira (2), da 14ª edição do Fórum de Lisboa, em Portugal, onde representou o Congresso Nacional em um painel sobre resiliência climática. Durante o encontro, que reúne autoridades e especialistas de diversos países para discutir temas relacionados a direito, governança e políticas públicas, o parlamentar defendeu a adoção de medidas voltadas à proteção das cidades, ao fortalecimento da infraestrutura e à preparação das comunidades diante de eventos climáticos extremos. “A resiliência climática vai além da pauta ambiental. Ela envolve planejamento, segurança e compromisso com as futuras gerações”, afirmou.

Também em Lisboa, nesta quarta-feira (3), Fernando Monteiro participou do 1º Fórum Brasil-Portugal de Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras. No evento, o deputado debateu mecanismos de proteção frente aos riscos climáticos e apresentou propostas em tramitação no Congresso Nacional, entre elas o Projeto de Lei 4.279/2024, voltado à mitigação de riscos em obras financiadas por emendas parlamentares, além da proposta de criação do Seguro Social de Catástrofe.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, recebeu, na terça-feira (2), o ministro dos Transportes, George Santoro, para acompanhar o andamento das obras da Travessia Urbana do município, que contempla a duplicação da Avenida Honorato Viana e a ampliação da BR-407.

Além de acompanhar o andamento dos serviços, Simão aproveitou o encontro para pedir a construção de uma segunda ponte ligando Petrolina a Juazeiro. O gestor solicitou ao ministro apoio para a realização dos estudos de viabilidade e para a busca de recursos necessários à execução do projeto. As informações são do Blog da Folha.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O governo do Brasil divulgou nesta quarta-feira (3) uma nota em que afirma discordar de maneira “profunda” das conclusões do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sobre falhas na importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.

No comunicado, divulgado pelo Palácio do Planalto, o governo afirma que vai recorrer a instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade para reagir a “situações de injustiça” contra o Brasil. As informações são do g1.

O comunicado do Planalto é uma resposta à investigação do escritório norte-americano que concluiu, na terça-feira (2), que 59 países, entre eles o Brasil, e a União Europeia falharam em proibir e fiscalizar a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.

Palmares - Casa Azul

Por Áureo Cisneiros*

Nos últimos anos, uma prática tem avançado silenciosamente em todas as esferas do poder no Brasil: a substituição gradual do servidor concursado por contratos temporários e empresas terceirizadas. O que deveria ser uma exceção, prevista para situações específicas e transitórias, transformou-se em regra em muitos órgãos públicos.

Em Pernambuco, esse fenômeno não é novo. Ao contrário, trata-se de uma prática antiga que vem sendo aprofundada ao longo dos anos. Enquanto milhares de brasileiros estudam e se preparam para concursos públicos, observa-se uma crescente dependência de terceirizações e contratações temporárias para ocupar funções que, em muitos casos, possuem caráter permanente.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado federal Eduardo da Fonte apresentou o Projeto de Lei 4.951/2023, que estabelece a obrigatoriedade da instalação e manutenção de Salas Sensoriais em órgãos públicos de atendimento ao cidadão, concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

A proposta garante espaços adequados para acolher pessoas neurodivergentes, como indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, paralisia cerebral e outras condições que exigem suporte sensorial durante o atendimento de seus responsáveis.

As Salas Sensoriais deverão contar com profissionais especializados e ambientes preparados para estímulos visuais, táteis e auditivos, seguindo os padrões estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso objetivo é assegurar mais dignidade, inclusão e acolhimento às pessoas com deficiência e suas famílias. O atendimento prioritário é um direito, mas também é necessário garantir condições adequadas para quem enfrenta longos períodos de espera”, afirmou Eduardo da Fonte.

Usuários de casas lotéricas relataram ao blog problemas causados por uma instabilidade dos sistemas da Caixa Econômica Federal, responsável pelos serviços operados nas unidades. As queixas incluem lentidão, interrupções no atendimento e falta de previsão para o restabelecimento dos sistemas.

Em uma lotérica localizada no Empresarial ETC, no Recife, clientes e funcionários enfrentaram dificuldades durante o atendimento no sábado (30) e nesta terça-feira (3). Segundo relatos, a instabilidade provocou filas, atrasos nos serviços e transtornos para usuários e trabalhadores das unidades.

A carteira de projetos estruturantes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) reúne 102 iniciativas com demanda estimada de R$ 144 bilhões em investimentos. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (3), durante encontro promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife, que reuniu representantes de governos estaduais, instituições financeiras e organismos de cooperação para discutir alternativas de financiamento e viabilização dos projetos.

As propostas foram indicadas pelos estados e integram o principal instrumento de planejamento regional coordenado pela Sudene. Entre os projetos previstos, 56 são voltados à ampliação da infraestrutura regional e concentram R$ 115,8 bilhões em investimentos, o equivalente a quase 80% do valor total da carteira. Pernambuco participa com seis projetos, estimados em R$ 19,9 bilhões. A Bahia concentra o maior número de iniciativas, com 30 projetos e demanda de R$ 39,5 bilhões, enquanto o Piauí reúne seis projetos que somam R$ 68,6 bilhões, o segundo maior volume de recursos previstos.

O encontro contou com a participação de representantes dos governos estaduais e de instituições como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). “Estamos diante de um conjunto expressivo de projetos que exigirá articulação permanente entre planejamento, financiamento e execução”, afirmou o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre.

O deputado federal Luciano Bivar (MDB) causou polêmica após uma fala em que defende exterminar parte dos tubarões em Pernambuco, após os incidentes em que uma jovem de 19 anos e um menino de 11 anos foram mordidos nas praias de Boa Viagem e de Piedade, respectivamente. Os incidentes aconteceram em dois dias seguidos, no domingo (31) e na segunda-feira (1º).

Especialistas no assunto classificaram a fala como “absurda” e disseram que o extermínio da população de tubarões seria, além de ineficiente, uma medida “ecologicamente deturpada”, que causaria mais desequilíbrio ambiental.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe nesta semana o cantor, compositor e poeta Maciel Melo, um dos principais representantes da música nordestina contemporânea. Natural de Iguaracy, no Sertão pernambucano, o artista construiu uma trajetória ligada à cultura popular nordestina, reunindo em suas composições temas como o sertão, o amor, a religiosidade e o cotidiano do povo nordestino.

O programa destaca seu mais recente trabalho, que traz canções como Antes de Forrar a Mesa, composta em parceria com Dorgival Dantas, Vida Severina, com César Amaral, Nem Veludo e Nem Cetim, com Zé da Flauta, e A Rosa e o Girassol, de sua autoria. Em clima de São João, Maciel fala sobre as novas músicas e os caminhos de uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina.

Em janeiro de 1997, durante uma reunião para formulação e refinamento do plano de governo do então prefeito do Recife, Roberto Magalhães, Sydia Maranhão, integrante do secretariado municipal à época; o então prefeito Roberto Magalhães; Raul Henry, que mais tarde viria a ocupar cargos como vice-prefeito do Recife, deputado federal e vice-governador de Pernambuco; e o engenheiro Fred Maranhão. A imagem integra o arquivo pessoal de Fred Maranhão, que a enviou para este quadro do blog.

Blog da Folha

A Secretaria de Auditoria (SAU) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco orienta sobre os prazos para entrega das prestações de contas anuais. Todos os partidos que tiveram vigência durante qualquer período do exercício de 2025 devem apresentar suas contas à Justiça Eleitoral até 30 de junho de 2026, ainda que não tenham arrecadado recursos ou realizado despesas.

A prestação de contas deve ser elaborada por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que não foi comunicado oficialmente pelo governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros, e que pretende enviar uma nova carta a Donald Trump. As informações são do portal G1.

Ele disse que foi surpreendido pelo anúncio e que o país “não pode aceitar” o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil. “Na última reunião, quando eu estive lá […] tivemos uma conversa com o Trump de três horas, e entregamos os assuntos que o Brasil quer discutir. Na hora da relação comercial, houve uma divergência entre o meu ministro e o ministro do comércio deles, eu propus ao Trump: ‘Já que não tem acordo entre os dois ministros, vamos dar trinta dias para que eles se entendam'”.

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria da Mulher, realizou, na última semana, a instalação do Banco Vermelho no Pátio da Misericórdia, marcando a chegada ao município de uma importante ação de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

O Banco Vermelho é um símbolo de conscientização social e urbana. Pintado na cor vermelha, o equipamento traz mensagens de alerta e informações sobre os canais de denúncia, reforçando a importância do enfrentamento à violência doméstica e da proteção às mulheres.