Serra Talhada participa da ABAV, uma das maiores feiras de turismo da América Latina

O município de Serra Talhada participou do primeiro dia da ABAV Expo 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que reúne profissionais e empresas do setor público e privado, incluindo destinos turísticos, agências de viagens, operadoras, companhias aéreas, redes hoteleiras e instituições ligadas ao turismo. O evento, realizado no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover a conexão entre os diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo, possibilitando capacitações, rodadas de negócios e parcerias estratégicas.

Durante as apresentações, os representantes de Serra Talhada apresentaram informações sobre o município, destacando aspectos históricos, culturais e naturais, com foco na promoção de experiências turísticas no Sertão pernambucano. Uma operadora estrangeira demonstrou interesse em avaliar a inclusão de Serra Talhada em seus roteiros pelo Nordeste. Agências e operadores do Ceará também receberam informações sobre o turismo local, como o patrimônio ligado à história do cangaço, os recursos naturais e a receptividade da população.

“A participação de Serra Talhada na ABAV Expo 2025 é uma oportunidade de apresentar nosso município como destino turístico, fortalecer parcerias e ampliar a visibilidade dos nossos atrativos. Estar neste evento permite que nossas experiências históricas, culturais e naturais sejam conhecidas por profissionais do setor de todo o Brasil e do exterior”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Flávio Chaves*

Em Gaza, uma criança acorda e não há nada. Nem pão, nem teto, nem cama. A vida recomeça todo dia sem promessas. Há apenas o estômago vazio que geme em silêncio, o olhar perdido da mãe que já não tem mais lágrimas, e a poeira impregnada no corpo de quem não tem onde repousar. Eles dizem que estão voltando para casa. Mas que casa? Aquilo que foi lar virou escombros, virou ausência, virou desespero. Regressam para o nada. Caminham como quem carrega os olhos dentro de uma mala sem destino.

Ao mesmo tempo, líderes mundiais cruzam os céus em jatinhos confortáveis, protegidos por protocolos e seguranças, para se encontrarem em salões refrigerados e luxuosos. Ali, entre taças de cristal e cafés importados, declaram estar reunidos para debater soluções globais sobre alimentação. Falam de programas, fundos internacionais, metas sustentáveis. E enquanto isso, um menino em Rafah segura a barriga com as duas mãos, não por fome de futuro, mas por fome de agora.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Pernambuco notificou mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os dados atualizados foram divulgados neste domingo (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). De acordo com a pasta, os novos notificados são das cidades de de Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada, Mirandiba e Salgueiro.

A SES-PE também informou que a morte investigada em Olinda não apontou intoxicação por metanol e foi descartada após resultado laboratorial emitido pelo Instituto de Criminalística (IC). As informações são da Folha de Pernambuco.

Caruaru - Super Refis

Morreu na noite de ontem (11), aos 80 anos, o empresário e ex-deputado por Pernambuco, Manoel Aroucha Filho. Ele estava internado há quatro meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu após uma parada cardíaca.

Aroucha Filho foi uma figura importante na política e do setor empresarial do estado. Ele exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, entre 1974 e 1986, sendo também o primeiro secretário da Casa no governo de Marco Maciel. No setor empresarial, Aroucha Filho foi fundador do Grupo Terra, com expressiva atuação no segmento imobiliário. As informações são da Folha de Pernambuco.

Família e despedida

Casado com Lúcia Aroucha, o ex-deputado deixa três filhas: Patrícia, Erika e Cláudia. O corpo de Manoel Aroucha Filho será trazido ao Recife ainda neste domingo (12).

O velório acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda (13), pela manhã. Já o sepultamento ocorrerá à tarde, no jazigo da família Aroucha, localizado no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Grupos de ajuda humanitária começaram a enviar caminhões com suprimentos para a Faixa de Gaza a partir do Egito neste domingo (12). A operação faz parte do plano de cessar-fogo firmado entre Israel e o Hamas, em vigor desde sexta-feira (10). As informações são do Poder360 com o EuroNews.

Dezenas de caminhões cruzaram o lado egípcio da passagem de Rafah levando alimentos, remédios, tendas, cobertores e combustível, segundo informou o Crescente Vermelho Egípcio. Os veículos passam por inspeção de forças israelenses antes de entrar no território palestino.

Palmares - Natal Encantado 2025

João Camargo, empresário responsável pela recente aquisição da Transamérica, anunciou a criação da TMC, uma nova rádio que promete disputar espaço com a CBN e a BandNews FM. A partir da próxima semana, a TMC começará a substituir a programação da antiga Transamérica, informa a Folha de S.Paulo. O projeto tem como objetivo atrair uma audiência diversificada, tanto no dial quanto nas plataformas digitais, com destaque para o YouTube, onde já há uma forte presença de canais de notícias como Jovem Pan e CNN Brasil.

A nova rádio contará com Daniela Lima, Jamil Chade e Luiz Felipe Pondé. Daniela Lima, ex-jornalista da CNN Brasil, Globo e atualmente no UOL, será responsável por uma coluna de análise do cenário político nacional. Jamil Chade, especializado em política internacional, trará análises diárias sobre as repercussões globais e os impactos desses eventos para o Brasil. Já o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de S.Paulo, oferecerá uma perspectiva sobre os temas mais relevantes do noticiário.

Além destes nomes, a TMC também contará com outros profissionais de destaque no cenário midiático. Joana Treptow, ex-âncora do Jornal da Band, e Rodrigo Alvarez, com passagens pela Globo e Band, foram contratados para comandar a programação matinal da nova emissora. As informações são do Brasil247.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Jamil Chade
Do UOL

Marco Rubio foi quem indicou a venezuelana María Corina Machado para o prêmio Nobel da Paz. Em 2024, ainda como senador pela Flórida, ele liderou uma carta aos organizadores em Oslo sugerindo que a opositora ao presidente Nicolas Maduro fosse considerada.

Rubio é hoje o chefe da diplomacia de Donald Trump, presidente que fez campanha explícita para receber a premiação. A Casa Branca chegou a colocar a diplomacia americana para trabalhar por esse objetivo, sem sucesso.

Ipojuca - Acerte as contas

Por Fernando Castilho
Do Jornal do Commercio

Escritores modernos têm usado recursos de Tecnologia da Informação para aprimorar textos, sofisticar pesquisas e assegurar citações bibliográficas e, mais recentemente, Inteligência Artificial para ajudá-los a ter mais segurança nos seus trabalhos. Escritores modernos têm contratado escritórios de design para preparar material de divulgação e produção de sites amigáveis com sua obra para divulgação e inserção de seus trabalhos nas redes sociais.

Silvio Meira e Rosário de Pompeia estão usando a IA para, após a conclusão de seu novo livro ‘A Próxima Democracia’, criar integralmente um site de uso do novo texto resultado de um ano de pesquisa, discussão e validação acadêmica das propostas teóricas pelos leitores cujo aprendizado foi construído integralmente sobre o conteúdo do livro e que será ferramenta de trabalho dos usuários e que terá, também por IA, da produção de conteúdo de análises comparadas ao aprendizado do que está no livro.

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma, na Itália, neste domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que será realizado amanhã (13). A comitiva desembarcou por volta das 10h30 no horário local (5h30 em Brasília).

O convite para a participação no fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Por Jorge Henrique Cartaxo e Lenora Barbo*
Especial para o Correio Braziliense

Em 1935, às vésperas do Estado Novo, a Universidade do Distrito Federal — precursora da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) — criou o curso de urbanismo como pós-graduação, com duração de três anos. Carmen Velasco Portinho, então com 33 anos, a terceira engenheira graduada no Brasil, inscreveu-se no curso, dando o primeiro passo para se tornar a primeira urbanista brasileira.

Carmen sempre guardou entusiásticas lembranças desse período, no velho prédio da Rua do Catete, onde funcionava a UDF e, posteriormente, a Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara. Foram professores daquele curso inaugural, entre outros: Mário de Andrade, que passava uma temporada no Rio e ministrava história da arte; Cândido Portinari, de pintura; e Celso Antônio, de escultura.