Morre o empresário e ex-deputado estadual Manoel Aroucha Filho, aos 80 anos

Morreu na noite de ontem (11), aos 80 anos, o empresário e ex-deputado por Pernambuco, Manoel Aroucha Filho. Ele estava internado há quatro meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu após uma parada cardíaca.

Aroucha Filho foi uma figura importante na política e do setor empresarial do estado. Ele exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, entre 1974 e 1986, sendo também o primeiro secretário da Casa no governo de Marco Maciel. No setor empresarial, Aroucha Filho foi fundador do Grupo Terra, com expressiva atuação no segmento imobiliário. As informações são da Folha de Pernambuco.

Família e despedida

Casado com Lúcia Aroucha, o ex-deputado deixa três filhas: Patrícia, Erika e Cláudia. O corpo de Manoel Aroucha Filho será trazido ao Recife ainda neste domingo (12).

O velório acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda (13), pela manhã. Já o sepultamento ocorrerá à tarde, no jazigo da família Aroucha, localizado no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul

Hoje, o Recife vira palco de mais uma edição da Corrida da OAB Pernambuco, que deve reunir centenas de participantes entre advogados, advogadas e o público geral. A largada começou às 6h, no Shopping Recife, com percursos de 5 km e 10 km pela Via Mangue.

A iniciativa é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), como parte das ações voltadas ao incentivo da prática esportiva e ao bem-estar físico e emocional da advocacia.

“A advocacia é uma atividade intensa, que exige presença, entrega e muita responsabilidade. Estar bem física e emocionalmente é essencial para exercer esse papel com equilíbrio. A Corrida da OAB-PE é sobre isso: sobre acolhimento, cuidado e encontro. Ver a advocacia ocupando as ruas com leveza e energia é motivo de alegria para todos nós”, destaca a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

Mais do que uma prova esportiva, a Corrida da OAB-PE se consolida como um espaço de socialização, troca, incentivo à saúde e aproximação com a comunidade, reforçando esporte e cidadania como pilares de convivência.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O Governo de Pernambuco publicou neste sábado (8), no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 717 novos servidores aprovados em concursos públicos. A convocação contempla diferentes áreas da administração estadual, com destaque para a segurança pública, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a educação. Do total, 419 cargos são destinados à Polícia Civil, sendo 49 delegados, 141 escrivães e 229 agentes. Também foram nomeados 40 integrantes da PGE e 258 analistas e assistentes da Secretaria de Educação.

A governadora Raquel Lyra afirmou que a nomeação reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do serviço público. “São mais de 700 novos servidores estaduais que representam mais um passo no fortalecimento do nosso serviço público. Vamos ampliar a capacidade técnica do Estado e garantir mais eficiência e qualidade na atuação da PGE e na Educação, que é prioridade no nosso governo”, pontuou.

Na área da segurança, os novos servidores vão reforçar o efetivo da Polícia Civil dentro do programa Juntos pela Segurança, que vem promovendo ações estruturantes para melhorar o atendimento à população. “Os novos policiais irão ampliar o efetivo da corporação e reforçar a segurança pública de Pernambuco”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Na Procuradoria Geral do Estado, os 40 nomeados atuarão nas procuradorias especializadas, em áreas como gestão pública, engenharia e cálculos judiciais. Já na Educação, serão 216 assistentes administrativos e 42 analistas em gestão educacional. Após a publicação da nomeação, os convocados terão 30 dias para tomar posse, prazo que pode ser prorrogado. Caso não o façam, perderão o direito à vaga.

A demissão de dezenas de servidores contratados pela Prefeitura de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, causou forte reação entre moradores. A medida, tomada nos últimos dias, deixou diversas famílias sem renda e gerou críticas à gestão municipal pela falta de diálogo e planejamento antes da decisão.

Enquanto cidades vizinhas reduziram gastos com eventos e publicidade para equilibrar as contas, Iguaracy optou por cortar contratos de trabalho. A decisão provocou indignação nas redes sociais, onde moradores e ex-servidores cobram explicações e maior sensibilidade por parte da administração.

A Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. As informações são do blog Mais Pajeú.